A relação de sucesso entre o homem e a tecnologia

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 11/09/2023 08h00, última atualização em 09/11/2023 12h16
A relação de sucesso entre o homem e a tecnologia

Atualmente, para ter sucesso, é preciso estar por dentro da expansão do uso da Inteligência Artificial, Metaverso e ChatGPT, mas a discussão acerca da substituição de mão de obra dos trabalhadores por máquinas tornou-se mais profunda. Nesse cenário, é importante conciliar ambos, encontrando um meio termo na utilização, criando uma relação de auxílio e suporte. Entenda mais sobre esse processo e como a Total IP age nesse sentido, com os Robôs Dinâmicos e a Posição em Fila e Tempo de Espera.

 

Um time inovador anda ao lado de uma companhia moderna

Com a missão de gerar valor para o freguês e tê-lo sempre no centro das decisões, é significativo reconhecer a relevância de investir na modernização. No entanto, essa prática precisa ser colocada em ação a partir de uma abordagem colaborativa, permitindo a troca de conhecimentos, a cocriação e a exploração de ideias dentro e fora do ambiente interno.

Esse modelo é fundamental para apoiar e desenvolver o olhar dos colaboradores e impulsioná-los cada vez mais no caminho futuro do mercado. “Com essa junção de fatores, cria-se uma cultura organizacional mais inclusiva, inteligente e eficiente, por meio da produtividade e engajamento”, afirma Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP.

Como um todo, a busca por essa modernização está intrinsecamente ligada ao DNA inovador da entidade, com a habilidade em estabelecer conexões e gerar negócios provindas desta ligação com outras pessoas. Para retomar este caminho com mais propriedade, trazendo um olhar de dentro para fora, é preciso criar um ambiente seguro, para as hipóteses serem rapidamente testadas e permitir um envolvimento geral de contribuição.

Esse olhar diferenciado busca promover a diversidade de opiniões, melhorar os processos existentes e gerar novos vínculos, criando uma atmosfera propícia para o surgimento de ideias indo sempre na direção dos resultados extraordinários. Dessa maneira, a firma deve ir em busca de pessoas movidas por desafios com as atualizações indo além do seu valor intrínseco. Ela está diretamente ligada à capacidade de impulsionar a marca, ganhar eficiência e se manter rentável em um mundo acelerado e altamente competitivo. 

 

A automação e o ser humano podem trabalhar juntos?

A automação, de fato, tende a trazer benefícios significativos, como aumento da eficiência e produção, redução de erros e melhorias na qualidade do ofício. No entanto, é crucial garantir uma implementação responsável, tendo em vista como se remete ao uso de máquinas, robôs e sistemas informatizados para realizar tarefas antes executadas pelos trabalhadores.

“É completamente compreensível uma desconfiança, tensão e receio relacionado ao novo, principalmente quando não se sabe o quanto isso afetará a própria rotina. Por isso, as firmas precisam demonstrar empatia com o colaborador, assim como o oferecimento de maneiras para se adequarem a essas mudanças. Na Total IP, todos já lidam diretamente com a tecnologia e a enxergam como aliada nos processos. É esse o tipo de pensamento o qual deve ser construído”, indica o executivo.

Por outro lado, com essas tarefas sendo passadas para frente, o medo é justamente de elevar a dispensa em empregos ou ter funções significativamente reduzidas, afetando diretamente a economia do país, a desigualdade e a vida emocional da população. Logo, em casos de eventuais substituições, é essencial uma proteção aos funcionários, observando-se os princípios da dignidade humana e dos valores sociais do trabalho previstos na Constituição. Isso pode ser feito por meio de adoção de regulamentos permitindo a requalificação e a capacitação, por exemplo. Além disso, com os avanços dos maquinários, é imprescindível treinamentos atualizados para manusear tais equipamentos de forma correta.

 

Como a Total IP lida com esse cenário e te leva ao sucesso?

Na Total IP conta-se com uma equipe multitecnológica para realizar a implantação e o treinamento de um jeito fácil e intuitivo para os clientes. Contudo, seguindo a mesma linha de raciocínio, a firma tende a promover capacitações com o time interno, visando mantê-los sempre conectados com a cultura da entidade. Ademais, o suporte inclui a área de performance, responsável por auxiliar os usuários na otimização das soluções bem como apresentar sugestões de melhorias continuadas para os interessados. Logo, além de oferecer uma assistência de qualidade externamente, os membros também têm contato direto com as novidades e objetivos.

Nesse mesmo cenário, dentre as diversas soluções da instituição, algumas se destacam, como os Robôs Dinâmicos e a Posição em Fila e Tempo de Espera. O primeiro também é conhecido como URA e está por trás de mensagens automáticas quando se liga para algum estabelecimento. Todavia, além disso, ele também dispõe de benefícios únicos como relatório de acompanhamento de ligações e rastreamento; visualização de ponto de saída ou abandono; análise dos tempos utilizados em cada etapa; fácil configuração e alteração do layout; disparo simultâneo de divulgação de oferta; filtragem de telefonemas não produtivos; e elaboração de diferentes estratégias de discagem por status.

No geral, há uma otimização do atendimento. Porém, o mais relevante: após a pessoa do outro lado da linha ouvir a gravação, tem opção de falar com um atendente, ou seja, não elimina o trabalho realizado pelo indivíduo no procedimento. Inclusive, outro proveito de excelência da ferramenta, são as pesquisas de satisfação, utilizadas, exatamente, para avaliar o apoio recebido, sem a opção do operador desligar. O resultado disso é entregue via relatório, com quantidade, usuário, data, hora e status avaliador. Isso tudo contribui muito para fortalecer o NPS (Net Promoter Score) da empresa.

Quando se trata da Posição em Fila e Tempo de Espera, a ideia é posicionar o consumidor com relação à ordem e ao tempo para receber uma resposta, em intervalos curtos. Assim, o principal objetivo do recurso é reter esse sujeito durante o contato e garantir transparência na operação.

Desse jeito, novamente, a inovação é usada para aprimorar a atuação humana e não substituí-la. “Quando todos nós entendermos a capacidade do universo tech de criar mais facilidade, praticidade e conforto às demandas já realizadas, teremos acesso a uma realidade de ocupações com atividades mais simples de serem executadas”, afirma Mencaci. 

Ficou interessado pelas chances e benefícios expostos? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

Atualizado por Carolina Amaral em 9 de novembro de 2023

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