Construa uma comunicação eficiente com o consumidor

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 21/08/2023 08h00, última atualização em 25/08/2023 14h55
Construa uma comunicação eficiente com o consumidor

Se comunicar sempre foi necessidade, faz parte da natureza dos seres vivos, indo além de uma demanda apenas humana. Todavia, o jeito como isso é realizado evolui ao passar dos anos e, com o avanço da digitalização, a tecnologia passou a se associar com essa questão, por ser uma das maiores aliadas do mercado. Ela é responsável por estreitar laços entre as empresas e suas personas, tornando esse contato mais eficiente e trazendo benefícios para ambos, seja com ferramentas como o API Oficial WhatsApp Business ou Webchat. Todavia, em meio a tamanhas facilidades, apenas ofertar esses canais modernos não é mais suficiente, é preciso oferecer qualidade e precisão. Entenda como a Total IP pode te ajudar com isso!

 

Um atendimento de qualidade aproxima o cliente da marca

Entrar em contato digitalmente com os grupos alvo é um comportamento esperado por parte das firmas. Logo, se torna comum. Apenas no Brasil, de acordo com dados divulgados pela OCDE, 78,3% da população está conectada, colocando o país na quinta posição do ranking dos mais frequentes na Internet. No entanto, a concorrência não para e, com toda essa informatização, ficou mais fácil lançar um produto. Nesse sentido, é interessante pensar qual quesito chamará mais a atenção do sujeito para o seu estabelecimento em específico. É nesse momento onde a conexão entra na jogada.

Conforme uma pesquisa realizada pela Zendesk, cerca de 82% da população econômica brasileira relata tomar a decisão de compra com base na qualidade do atendimento recebido. O relatório global de Tendências em Experiência do Cliente (Customer Experience, ou CX) realizado, aponta como cerca de 89% das empresas pesquisadas concordam sobre a existência de uma relação direta entre essa assistência e o desempenho dos negócios. Todavia, cerca de 43% dos fregueses sentem receber um apoio secundário, indicando uma lacuna entre a expectativa e as ações. 

O consumidor moderno está altamente exigente. Ele quer se sentir valorizado e ter uma vivência personalizada em sua jornada. Desse jeito, a forma na qual a firma entra em contato é determinante para a fidelização e formação de vínculos. Por isso, muito além de estar presente nos canais digitais, é imprescindível construir um diálogo individualizado com o usuário, estreitando esse relacionamento e proporcionando outros ganhos. “Em resumo, o frequentador precisa ser apaixonado pela marca. Gostar e confiar no serviço, criando uma preferência. Porém, atingir esse feito não é simples, exigindo criatividade e dedicação no processo, principalmente na hora de adotar algum canal digital. Assim, levar ao público um conteúdo rico, com o intuito de gerar engajamento independentemente do ponto de interação é essencial para chegar a uma proposta final de valor atrativa para fechar a venda”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

 

Um tratamento diferencial é humanizado!

Com um mundo gradativamente mais automatizado, a humanização no tratamento passou a receber um nível a mais de valorização, devendo ser, hoje, a característica base de toda a comunicabilidade. Ou seja, adotar um posicionamento empático e acessível ao contatar alguém, construindo uma parceria sólida e duradoura, é a abordagem com mais chances de trazer uma prática assertiva, fluida e natural, criando verdadeiras conexões entre as partes e posicionando o empreendimento à frente de seus concorrentes. “Essa estratégia serve de base para diversas situações, tanto na cartela de contatos atuais quanto potenciais compradores”, indica o gestor.

Tendo isso em mente e pensando em como colocar essa tática em ação, existem inúmeros recursos econômicos e extremamente eficientes os quais unem o melhor criado nos relações virtuais à proximidade com os usuários. Dentre eles, o SMS é um dos melhores recursos para uma troca de mensagens rápida e direta. Por ser um canal versátil e de baixo custo adequando-se a qualquer canal, é completamente vantajoso de ser utilizado por companhias de diferentes tamanhos e segmentos, tendo demonstrado, ao longo do tempo, sua forte eficiência no mercado de mensageria.

 

A Total IP apresenta diferenciais para o sucesso das marcas

Como uma modernização dessa ferramenta, atualmente os webchats, sejam inseridos no próprio site ou por meio de apps como WhatsApp e Telegram, ganharam espaço. Ciente disso, a Total IP oferece um auxílio para ambos os métodos citados. Com os Robôs Dinâmicos, é possível aprimorar o suporte nos meios originados no WhatsApp receptivo e ativo, Telegram e chat, com respostas estruturadas e integração aos seus sistemas do estabelecimento. Isso garante uma autenticação em dois fatores; alertas e notificações; redução das filas de espera; geração de dados; aumento dos canais de contato; complemento na estratégia de marketing; infraestrutura de servidores em nuvem e muito mais.

Além disso, com o próprio Webchat desenvolvido pela organização, há uma maior agilidade, devido ao acionamento de um robô com inteligência artificial capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva. Assim, gera-se uma diminuição dos custos operacionais e, caso não seja suficiente, é simples fazer o transbordo imediato para um operador.

Também visando atingir os objetivos da melhor forma, o API Oficial WhatsApp Business tem a capacidade de enviar milhares de mensagens ativas, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, 100% em português. Integrado, o recurso maximiza a credibilidade por meio de uma conta oficial e verificada pelo aplicativo.

No geral, a forma de se conectar com os clientes mudou muito com o passar do tempo. Novos canais comunicativos entraram em cena e, atualmente, prezar por essa ligação é um fator indispensável para atrair e reter pessoas. Para assegurar esse sentimento a longo prazo, é dever básico estudar a fundo o público-alvo, criar uma linguagem personalizada e adequada a este perfil, além de mensurar constantemente as ações adotadas, entendendo como aprimorar essa jornada. “Ainda existe muito a ser explorado nesse tema, principalmente com o auxílio tech. Logo, quem souber melhor usufruir dessas facilidades de maneira eficiente, gerando lucro e confiança, receberão enormes feitos positivos. Dentre eles a credibilidade e um diferencial propício a prosperar. De qualquer forma, uma coisa é certa: quanto maior a pessoalidade, melhor a relação entre as partes”, finaliza Sanches.

Ficou interessado pelas chances e benefícios expostos? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Carterização de clientes)
  • Gestão de SMS

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