O comércio precisa da automação

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 24/08/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h56
O comércio precisa da automação

Não é possível negar a participação da tecnologia no nosso cotidiano. Hoje, os mais diversos recursos são essenciais para desenvolver as tarefas e facilitar os processos. Dentro do comércio não seria diferente. A integração das inovações nessa área gerou um novo termo “automação comercial”, o qual diz respeito a mecanismos voltados para deixar o segmento cada vez mais independente. Nesse sentido, a Total IP também tem ferramentas voltadas a esse novo propósito da indústria, como o PABX Total Zap. Então veja, nesta matéria, como deixar a sua empresa adepta a essa tendência. 

Compreenda o conceito de automação comercial 

A automação é um processo o qual utiliza os mecanismos eletrônicos para substituir a força manual e realizar tarefas de forma ágil e precisa, minimizando erros. No contexto do setor comercial, ela desempenha um papel fundamental no atendimento e nas operações de vendas. Onde os operadores lidam com um grande número de clientes e suas diversas solicitações, é essencial conectar as soluções tecnológicas aos canais de suporte para garantir o sucesso em todas as demandas. Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, destaca a importância dessa conexão entre as habilidade humanas e os braços digitais: “Em setores como esse, onde lidamos com uma quantidade enorme de consumidores e suas distintas solicitações, implantar os mecanismos aos locais de suporte é fundamental para alcançar o sucesso”, argumenta o especialista. 

Uma das participantes integrais relacionada a essa etapa de evolução mercadológica, sem dúvidas, é a inteligência artificial (IA). De acordo com a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, 41% das empresas no Brasil já a utilizam, enquanto 34% exploram a sua funcionalidade. “Os investimentos nesse artifício tendem a crescer, pois seus benefícios são inúmeros, independentemente de qual setor  for inserido. Ele tem a capacidade de reproduzir competências humanizadas e, diariamente, estamos diante de afazeres minuciosos, às vezes, até estressantes dos quais uma ativação pode dar conta em minutos. Isso não significa a substituição do seu quadro de colaboradores por uma massificação de robôs, mas valorizar as suas capacidades individuais, destinando a expertise para a fidelização dos consumidores da sua marca ou outras missões”, aconselha Sanches. 

Entenda as vantagens de investir em mecanismos promotores da automação comercial 

Todo investimento, quando feito estrategicamente dentro das necessidades da companhia, tende a trazer um retorno positivo. Revolucionar os processos da organização para trazer mais autonomia nas tarefas proporcionam algumas vantagens para a entidade. Então confira quatro melhorias ocasionadas pela atualização desse setor: 

Maior eficiência operacional: a automação ajuda a agilizar a conclusão das atribuições, reduzindo a dependência de tarefas manuais e permitindo às empresas realizarem suas operações de forma mais rápida e precisa. Segundo os dados do estudo realizado pelo Instituto FSB pesquisa, 80% das empresas respondentes registraram ganhos de produtividade, competitividade e lucratividade, como consequência do investimento em inovações tecnológicas. 

Redução na quantidade de erros: ao eliminar a execução de tarefas manuais propensas a erros humanos e substituir por automação comercial, ela auxilia significativamente a diminuir a ocorrência de falhas e retrabalho. Tendo como resultado mais qualidade e confiabilidade nas operações. Conforme o levantamento OTRS Spotlight: IT Service Management 2023, realizado pela OTRS Group, reduzir os equívocos de dados foi citado por 15% como principal benefício esperado das soluções digitais. 

Melhoria no atendimento ao cliente: com processos automatizados, as companhias podem fornecer um atendimento mais ágil, eficiente e personalizado. Assim,  melhorando  diretamente a experiência do cliente e aumentando a satisfação do público. “Nesse campo, o uso das inovações corretas tende a estender o período de suporte, indo além do famoso horário comercial. Ele também proporciona autonomia em solicitações mais simples, como retirar as principais dúvidas ou realizar uma avaliação”, completa o representante da Total IP. 

Análise de dados: esse regime também coleta e registra dados de forma estruturada, possibilitando análises detalhadas sobre vendas, comportamento do consumidor e desempenho geral do negócio. Essas informações podem ajudar na tomada de decisões estratégicas e no planejamento futuro.

Integração de sistemas: o recurso também permite a integração de diferentes sistemas e processos, facilitando a comunicação e a troca de elementos entre departamentos, como vendas, estoque, contabilidade, entre outros.

Conheça as ferramentas da Total IP voltadas para o procedimento de automação comercial 

Para quem tem interesse em atualizar os procedimentos utilizados na entidade e abraçar as tendências da era digital, Sanches lista três produtos da Total IP, ideais para isso. Veja: 

Robôs dinâmicos: são as gravações personalizadas de chamada automática, ou seja, com ela é possível criar o seu próprio “tecle um para…” e destinar o solicitante ao canal correto. Assim, sua operação otimiza tempo dos colaboradores para o atendimento e agiliza o processo de resolução da “dor” de quem entrou em contato. Outro ponto positivo dessa aplicação, é usá-la para pesquisas de satisfação ao final das ligações, dessa forma, fica ainda mais simples mediar o desempenho do seu negócio. 

PABX Total Zap: resolver as pendências sem urgência pode ser facilitada com os canais de atendimento por chat, afinal, teclar é o ato de maior costume dos adeptos da era digital. Logo, ser eficiente também por mensagem é fundamental para cativar interessados. Essa função consegue distribuir a demanda de solicitações para os canais livres, sem gerar filas e esperas infinitas. 

Chat para o site: esse software pode atender os indivíduos no mesmo instante da dúvida. Para quem fornece produtos, principalmente mais de uma opção, às vezes a comunicação do site pode não ser o bastante para sanar as questões particulares de cada comprador. Logo, a opção de contato direto na tela gera grandes benefícios, afinal, ele não precisa se destinar para outra página em busca de telefones ou e-mails.

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Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

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