WhatsApp e o Instagram são os aplicativos mais populares entre os brasileiros

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 17/11/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 15h30
WhatsApp e o Instagram são os aplicativos mais populares entre os brasileiros

O Brasil vem, cada vez mais, caminhando rumo à digitalização. Mesmo com certo atraso em relação aos países mais desenvolvidos, a população está mergulhando nesse universo. A pandemia foi um fator fundamental para acelerar esse processo, seja para manter contato com amigos e familiares ou para a parte profissional.

De acordo com pesquisa da Ding, os aplicativos mais populares são o WhatsApp com 85%, seguido por Instagram (76%), Facebook Messenger (65%) e Netflix (60%). O alto nível de confiança nas plataformas de rede chega a 80%, com o país ocupando a 4ª posição em todos os mercados apurados.

O uso do celular no Brasil

Independentemente da situação econômica, os celulares foram citados como o principal ítem para os brasileiros. Dentre os entrevistados, 68% afirmaram não conseguir passar um dia sem usá-los. “Se tornou uma parte de nós. Apesar de muitos terem uma visão negativa, é um aparelho fundamental para a vida pessoal e profissional. São inúmeras facilidades e não apenas uma distração”, explica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira. 

Sendo assim, essa se torna uma ferramenta forte para quem vende produtos ou serviços. O alcance das redes sociais no país é enorme e, com o avanço da tecnologia, permite a integração de pessoas de qualquer localidade e classe social. Além disso, conta com funções econômicas, possibilitando assim, uma oportunidade para essas pessoas. Ainda mais em um país com tantos empreendedores como o nosso.

Para isso, existem soluções como o chatbot do WhatsApp. Com ele, você pode configurar o atendimento personalizado e automático, dispensando a necessidade de funcionários, dependendo do tamanho do empreendimento. A conta pode ser conectada em até quatro dispositivos e fazer diversas operações sem interferência humana. Além disso, caso precise assumir o suporte, responderá pelo seu smartphone de qualquer lugar.

“Com a pandemia, milhares de cidadãos perderam seus empregos e abriram seu próprio negócio. Nesse contexto, utilidades assim, serão essenciais para essas pessoas. Elas podem fazer de um dispositivo do cotidiano, um instrumento de trabalho. Dessa forma, é uma oportunidade de realizar o varejo on-line sem um alto gasto inicial”, complementa Oliveira.

De acordo com pesquisa da Infobip,  88% dos consumidores estão comprando on-line em 2021 e pretendem gastar 25% a mais com empresas digitais na Black Friday, dia 26 de novembro. As redes sociais são os principais canais de comunicação com as marcas para 80% desses indivíduos. Ou seja, trata-se de um terreno a ser explorado para comerciantes.

A importância de ter outros canais

No último dia 4 de outubro, o WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar por cerca de seis horas. Além do desespero causado pelo costume de utilizar os aplicativos durante todo o dia, causou um enorme prejuízo nos empreendimentos dependentes deles para trabalhar. De acordo com o netblocks.org, o Brasil perdeu 24,7 milhões de dólares nesse período. 

Esse ocorrido mostra a importância de contar com outras opções para atender os clientes. Segundo o Sebrae, apenas 23% dos empresários contam com sites próprios de venda. Cerca de 84% deles preferem comercializar pela Internet por meio do “Zap”. Com isso, o país foi o mais afetado da América Latina com o acontecimento, o rombo foi quase o dobro do México, segundo colocado com 13,8 milhões de dólares.

Existe saída para esses problemas

Para se livrar dessa dor de cabeça, existem diversas soluções a serem aplicadas. O Agente Virtual, por exemplo, consiste em um robô capaz de substituir em parte ou completamente o operador. Para se comunicar, utiliza gravações, sintetizador e reconhecimento de fala. Além da assertividade e agilidade nos processos.

Outra opção é a Gestão de E-mail. Com ela, você pode priorizar mensagens por palavras-chave, filtrar e programar envios. Por conta das informações ficarem salvas em nuvem, você consegue acessá-las de onde estiver. “Esses recursos trazem um grande retorno para quem utiliza. São facilidades para o cotidiano e ajudam no crescimento do estabelecimento, podendo ser aproveitadas para a relação com quem te contrata e com fornecedores”, finaliza Oliveira.

Como você viu, essas tecnologias podem ser aplicadas em pequenos e grandes negócios. Contudo, o ideal é contar com pelo menos duas delas. Porém, se ainda preferir comunicadores mensageiros, a Total IP também se integra com o Telegram. Se você tem interesse em implementar alguma, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Estamos te esperando!

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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