Você já atende o seu consumidor pelo WhatsApp?

Descubra como o aplicativo se tornou uma das predileções dos consumidores e conheça a solução da Total IP

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 17/06/2022 08h00, última atualização em 15/06/2022 16h16
Você já atende o seu consumidor pelo WhatsApp?

Com a pandemia, o uso dos celulares se ampliou em grande escala. Afinal, ele passou a ser como uma extensão das nossas mãos, sendo necessário tanto para trabalhar quanto para o lazer diário. Nesse cenário, o WhatsApp ganhou foco e se tornou essencial para as tramitações do cotidiano, graças a sua instantaneidade. Segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, 49% dos entrevistados preferem esse canal quando precisam falar com alguma empresa. Sendo assim, o seu negócio já está presente onde os consumidores mais o procuram? 

Entenda o porquê do WhatsApp ter se tornado um aplicativo tão utilizado pelas pessoas 

Segundo uma pesquisa da We Are Social, em parceria com a Hootsuite, o aplicativo é utilizado por praticamente 90% dos usuários de Internet no país. Em volume de internautas, o Brasil é o segundo maior mercado da plataforma, com mais de 120 milhões de cadastros. Além do mais, é o maior app de mensagens do mundo, perdendo para o Facebook Messenger e WeChat, segundo e terceiro lugares respectivamente. 

Entretanto, por que o WhatsApp é tão popular na nossa nação? 

– Usabilidade simples e intuitiva:

Primeiramente, a ferramenta possui uma usabilidade compatível com todas as faixas etárias, por ser bastante intuitiva, é simples e até os menos digitalizados conseguem aprender a usar. Para baixá-la gratuitamente, é fácil e ela está disponível na loja de aplicativos de qualquer modelo, seja IOS ou Android, por exemplo. 

– Gasto mínimo com dados móveis: 

Ainda, o uso da rede pelo aplicativo é compatível com o modelo pré-pago das operadoras de celular e 46,3% dos usuários preferem esse tipo de adesão, conforme a Teleco – Inteligência em Telecomunicações. Tirando o download de mídia, como fotos e vídeos, o gasto com dados móveis é bem baixo se comparado com outras redes sociais. Além do mais, muitas das entidades telefônicas brasileiras oferecem um consumo gratuito para o WhatsApp e Facebook, tornando ainda mais atraente essa adesão. 

Além de muitos fatores para tornar o software tão comum entre os internautas, como a velocidade. Para as corporações, ele também se tornou um diferencial competitivo. “Hoje, se uma empresa não tem o WhatsApp como canal de serviço ao cliente (SAC), ela perde muito para a concorrência”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

De acordo com um levantamento do Mobile Time, cerca de 5 milhões de companhias ao redor do mundo utilizam o sistema. A perspectiva é uma crescente nas métricas, pois, por ser onipresente nos celulares, alcança muitas pessoas. De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, cerca de 76% dos brasileiros a utilizam para interagir.

O API WhatsApp Business é o maior aliado do atendimento ao consumidor moderno 

Ao perceber essa iniciativa privada sobre o aplicativo, em 2018, foi lançado o WhatsApp Business, de modo a facilitar ainda mais o relacionamento entre marca e usuário. Nessa versão, foi desenvolvida a conta comercial com muitas outras funções extras, além das convencionais já conhecidas. 

Desse modo, a principal diferença é o público-alvo, pois a alternativa é voltada para pessoas jurídicas. Entre a extensão de funcionalidades, é possível destacar a exposição de um catálogo de produtos e serviços no perfil, a classificação de contatos com etiquetas a partir de critérios específicos e a automatização de mensagens rápidas. 

Essa última aplicabilidade fez toda a diferença para as organizações. “Ao automatizar uma mensagem, você poupa tempo dos seus colaboradores de fazerem sempre as mesmas tarefas, elevando o rendimento do time. Assim, eles conseguem focar suas energias em atividades mais complicadas”, afirma Sanches. Ou seja, você consegue atingir um aumento de produtividade ao focar a atenção de seus atendentes em demandas mais urgentes. 

De acordo com um levantamento da Techcrunch, em outubro de 2020, aproximadamente 100 bilhões de mensagens foram trocadas por dia. Imagine encaminhar tantos recados manualmente, um por um, horas e horas gastas. Com a tecnologia do API WhatsApp Business, uma solução da Total IP, isso pode ser feito em segundos, tudo mecanicamente. 

Consoante a Sanches, “você consegue automatizar a assistência da sua empresa por meio dos chatbots, eles podem disparar alertas, como confirmação de CPF, segunda via de boleto, responder dúvidas frequentes, entre muitas outras demandas corriqueiras”. O melhor: a Total IP ensina e você consegue ajustar o seu robô como quiser, de acordo com as demandas da sua corporação. 

Com o API, as instituições são capazes de integrar o canal a sites e páginas já existentes, descomplicando esse gerenciamento, a administração de informações pessoais e o resgate do histórico de conversas. Ainda, é possível obter um selo oficial de verificação da conta, gerando ainda mais credibilidade mediante aos usuários e uma reputação de confiabilidade, afinal, é certo o quanto o perfil é original. 

Todavia, a maior vantagem é a robotização do envio de informações, podendo ser disparadas centenas sem prejudicar ou interferir no envio individual. No entanto, caso seja necessário, o mecanismo também permite a conciliação do autoatendimento, feito pelo próprio usuário com o robô, no qual há uma triagem de referências, com a assistência de contato humano, partindo de algum cooperador para responder à solicitação mais complexa. Essa junção melhora a experiência do internauta e permite um suporte mais assertivo e claro. 

Por fim, se quer conhecer mais vantagens do API WhatsApp Business ou mesmo outras soluções da Total IP, fale conosco pelo próprio aplicativo! Permita a modernidade mudar a sua operação, garantindo produtividade, eficiência e mais qualidade. 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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