A crise de talentos em IA: como superar o desafio?
O conhecimento na ferramenta é fundamental para empresas modernas
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Saiba como implementar as melhores inovações para o seu negócio
O varejo está fortemente presente no dia a dia da população. Seja na compra de produtos para uso na escola, trabalho, em casa ou até mesmo lembranças para presentear alguém. Por isso, criar estratégias para otimizar as vendas é fundamental no crescimento do seu negócio. Acompanhe, nesta matéria, como a IA pode ajudar nessas questões.
O comércio varejista possui uma ampla variedade de equipamentos, cada dono, tem uma ideia de como atingir o seu cliente da melhor forma possível, sempre com o pensamento baseado no retorno positivo para si. Ao contrário do atacado, a venda é direta para o consumidor, assim, cada comércio possui uma forma diferente de vender aos seus consumidores.
Segundo dados levantados pelo estudo “Inteligência Artificial no Varejo”, da Central do Varejo, conduzido entre abril e junho de 2024, os 307 varejistas brasileiros entrevistados responderam perguntas sobre o tema. Os resultados apresentaram opiniões interessantes sobre a adoção das tecnologias nesse setor.
De acordo com os números, 47% dos varejistas já utilizavam IA, enquanto 53% ainda não a implementaram, mas pensavam nessa possibilidade. Já entre quem não utiliza, 46% demonstraram intenção de adotá-la, enquanto 47% ainda avaliavam o tema. Apenas 7% pretendiam continuar operando sem IA. A pesquisa mostrou um aumento do interesse dos comerciantes.
Segundo Ariane Abreu, diretora de negócios e parcerias da Total IP+IA, trazer os avanços para o escopo de trabalho é um passo essencial. “A inteligência artificial chegou em um momento para facilitar a rotina de cada indivíduo, independentemente do seu ramo de serviço. Além de ser usada constantemente na vida pessoal, ela é um grande acréscimo para o mercado de trabalho”.
Quais inovações são mais utilizadas no varejo?
Dentro desse nicho, possui destaque quem utiliza as ferramentas de formas mais inteligentes. Por exemplo, criar uma comunicação assertiva com os consumidores, divulgar os produtos para atingir mais público, ter maior rapidez no atendimento, para as dúvidas e interesses serem totalmente esclarecidos e entre outros.
Já entre as principais áreas de utilização incluíram atendimento ao cliente via chatbots (56%), criação de conteúdo de marketing (50%), personalização da experiência do cliente (36%) e análise de tendências (34%). Outros reforçaram a automatização de relatórios (25%) e prevenção a fraudes (22%).
A Total IP+IA apresenta soluções compatíveis com os varejistas dos quais desejam investir no crescimento do seu negócio, citaremos alguns deles abaixo.
Total Chat Center
Para quem deseja entregar um atendimento de excelência para os seus clientes, o Total Chat Center é uma escolha assertiva. A realidade do varejo é de uma comunicação frequente, porém, algumas vezes, acaba em uma sobrecarga pelo volume de mensagens. Todavia, essa ferramenta otimiza o tempo de conversa entre as duas partes.
Ao centralizar todo o atendimento, você poderá utilizá-lo em uma das plataformas mais famosas do Brasil, o WhatsApp. Hoje, muitas corporações utilizam a sua função corporativa para tratar de propostas. Além da comunicação, você poderá organizar a sua carteira de clientes, garantindo a informação e os registros de cada um.
Utilização de IA
Para lidar com processos de gestão como planilhas de gastos, ordem de produtos, notas fiscais, estoque e entre outros, a inteligência auxilia na organização e na análise de todos esses quesitos. Além de encaminhar de forma automática, mensagens e avisos. O foco não será apenas nas vendas e, também, em um panorama interno da empresa.
Gestor de e-mails
Os e-mails são fundamentais para a organização de todas as áreas dentro de um estabelecimento, tanto em conversas com compradores ou em aquisições de mercadorias. Por isso, é crucial manter uma boa gestão dentro do sistema de operações. Logo, reduz as taxas de erros e aumenta o controle pela plataforma.
“Implementar a tecnologia é um ato crucial. O mercado está em constante evolução e seguir as suas tendências será de grande valor para ser um destaque em qualquer um desses momentos”, orienta Ariane.
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