Chatbot para WhatsApp: Otimizando a Experiência do Cliente

Por Mauro De Oliveira, Total IP - Publicado em 03/04/2018 07h00, última atualização em 07/12/2023 15h23

Vai um chatbot para WhatsApp aí?

Comunicar-se assertivamente com os clientes é um ponto primordial para muitas empresas e o WhatsApp Business, nesse viés, se tornou uma ferramenta essencial. Com o objetivo de dinamizar os contatos e otimizar a jornada, o chatbot para WhatsApp Business é uma funcionalidade indispensável. Conheça agora o funcionamento do dispositivo e como ativá-lo. Assim, use-o para reduzir o tempo de resposta, oferecendo suporte 24h.

A relevância do WhatsApp Business no mercado

De acordo com o relatório “Panorama Mobile Time/Opinion Box 2023”, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, com 147 milhões de usuários ativos. Isso corresponde a 99% dos brasileiros on-line. Logo, a popularidade do app não é questionada. Ciente disso, a plataforma lançou a sua versão Business, voltada para as firmas. Com recursos adicionais, como perfil comercial, dados corporativos e etiquetas para organização de contatos, essa se tornou a escolha preferida de muitas marcas. 

Ainda consoante à Opinion Box, 80% dos interessados já entraram em contato com alguma organização pelo canal, para tirar dúvidas, solicitar informações, pedir ajuda e, até mesmo, comprar produtos ou contratar serviços. “Fica evidente, então, a importância de investir no meio e aproveitar as vantagens oferecidas. Nesse sentido, uma das melhores maneiras de otimizar a assistência e agilizar as respostas é por meio dos chatbots”, comenta Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.

Como funciona o chatbot no WhatsApp Business?

A criação de um chatbot voltado especificamente para o WhatsApp Business se dá para automatizar o suporte. Ele utiliza a inteligência artificial e o machine learning para interagir de um jeito personalizado, oferecendo auxílio e solucionando problemas de maneira eficiente. Desde 2018, com o seu surgimento, o aplicativo chama a atenção de pequenas, médias e grandes empresas e, adicionado a funcionalidade tech, é viável criar diálogos inteligentes, solucionando demandas comuns dos consumidores.

A inovação oferece inúmeras oportunidades, incluindo resolução de indagações frequentes, realização de agendamentos, entrega de conhecimentos específicos sobre produtos ou serviços e o encaminhamento para um atendente, quando necessário. “Essa agilidade, somada à disponibilidade em tempo real garantem a satisfação e melhoram a experiência”, afirma o gestor.

Vantagens de investir na inovação 

Ao oportunizar uma vivência com a tecnologia, as organizações podem desfrutar de uma série de vantagens indo além da rapidez. Confira algumas delas:

1. Suporte 24 horas por dia

Com a ferramenta, não importa o horário de envio da mensagem, a resposta será imediata e personalizada. Ademais, há a garantia de nenhum contato ficar sem resposta, mesmo fora do horário comercial.

2. Resolução rápida de problemas

Automatizar a resolução de dificuldades se torna simples, fornecendo retornos instantâneos e soluções eficientes. Quando a solicitação for mais complexa, consegue enviar a conversa para um humano, garantindo uma finalização da demanda de forma assertiva. 

3. Aumento da produtividade da equipe

Ao concentrar as solicitações fáceis e repetitivas no recurso, a equipe pode se concentrar em tarefas mais complexas, resultando no aumento da produtividade e eficiência.

4. Redução do trabalho reincidente

Por coletarem automaticamente dados dos compradores e abrir tickets de ajuda, esses robôs reduzem a necessidade de intervenção manual, garantindo um registro correto e diminuindo as chances de falha ou perda de detalhes.  

5. Personalização do atendimento

É possível cadastrar mensagens prontas e enviar recomendações customizadas para os agentes, assegurando uma assistência mais direcionada às dores específicas de cada um.

6. Diferencial competitivo

“Destinar recursos para a atualização de uma companhia a destaca no mercado, pois mostra comprometimento em oferecer a melhor vivência possível. Logo, conquista a preferência da persona”, explica Sanches.

Como inserir essa novidade em um negócio?

A implementação da funcionalidade em uma corporação envolve um processo diluído em três principais etapas: solicitar a API, construir os diálogos e configurar a aplicação. Inicialmente, é crucial requerer a API comercial do WhatsApp. Isso envolve uma análise do próprio app, responsável por avaliar diversos critérios para decidir se a instituição é elegível. “Antes de tudo, é interessante definir qual será o plano tático de uso e como otimizar a trajetória do consumidor”, direciona o especialista.

Após o término dessa fase,  chega o momento de construir a conversação do chat. Isso envolve a criação de uma comunicação amparando o público alvo e conduzindo a interação de forma clara e compreensível. “Nesse momento, é imprescindível um estudo dos prospects. Qual o problema deles e como resolver? Como usar as chances dadas pelo WhatsApp? Quais as possíveis ramificações da conversa? Além disso, uma linguagem próxima daquele indivíduo e um tom de voz focado em agradar tende a trazer excelentes frutos”, propõe o gerente.

Por fim, chega a hora de configurar a aplicação e colocar tudo em ação. Para isso, a Total IP é uma escolha confiável de fornecedor, oportunizando auxílio durante todo o procedimento de implantação e garantindo um funcionamento adequado da solução. 

Ficou interessado pelas chances e benefícios expostos? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!

Atualizado em 7 de dezembro de 2023, por Carolina Amaral

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