Uma boa gestão precisa de tecnologia

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 20/04/2023 08h00, última atualização em 19/06/2023 17h10
Uma boa gestão precisa de tecnologia

O sucesso de uma companhia depende de inúmeros fatores, entre eles é imprescindível considerar a participação dos colaboradores. Afinal, o quadro de funcionários é essencial para o funcionamento do nome. Assim, eles compõem a criação de estratégias, inovação, atendimento, suporte, vendas e muito mais. No entanto, a manutenção das habilidades e conferência de suas atribuições diárias é uma das ações responsáveis por manter as empresas funcionando. A partir disso, o auxílio da tecnologia tornou a função de gerenciar assertiva. Então veja, nesta matéria, o porquê de contar com as soluções da Total IP nessa missão. 

A era digital já alcançou o nosso cotidiano 

Em primeiro ponto, é necessário frisar como o mundo caminha para uma realidade cada vez mais digital e integrada aos recursos tecnológicos. Afinal, a era da qual vivemos é voltada para transformar as ações, principalmente, quando se trata do meio corporativo. Sendo assim, a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, período iniciado por volta de 2011, ainda se mantém com o objetivo de melhorar a eficiência e produtividade nos processos. 

O diretor de tecnologia da Total IP, Geovani Oliveira, analisa a ascensão desse tópico atualmente. “Hoje em dia estamos cada vez mais conectados, o universo on-line é um dos maiores facilitadores para executar tarefas. A pandemia da Covid-19, de fato, acelerou a utilização desses sistemas. No entanto, também reforçou e implantou processos antes nem considerados, como o home office, a telemedicina, os bancos digitais e muito mais”, argumenta. 

A tecnologia promove inúmeras transformações e aprimora a gestão de pessoas

Como os mecanismos fazem parte da rotina, eles certamente estão no meio laboral. Afinal, essa vertente é onde as pessoas tendem a passar a maior parte do seu tempo diário. Então, o especialista frisa quatro alterações na dinâmica da corporação fornecidas pelo uso de softwares para aumentar a performance de seus colaboradores. Confira: 

Automatização de procedimentos: essa modificação implica em acrescentar um sistema para automatizar, ou seja, executar a maior parte ou por completo uma tarefa. Um grande exemplo disso é o Excel, onde você aplica uma fórmula e a ferramenta dá continuidade nos resultados a partir das informações disponíveis.  

Oliveira ainda frisa como é a conexão das habilidades humanas com essas funcionalidades. “A automação e o uso de recursos como a inteligência artificial vêm acompanhados do preceito de redução e substituição da mão de obra. Porém, ao contrário desse censo, a junção dos dois tem se mostrado cada vez mais positiva, para a companhia e para o profissional”, diz.  

Para demonstrar essa parceria, um estudo realizado pela WorkMarket descobriu como 58% dos colaboradores consideravam essa alternativa para elevar os níveis de satisfação com o  trabalho. “A partir dessa integração, as atribuições, antes manuais, podem ser feitas rapidamente. Assim, o foco muda para um objetivo mais desafiador e proveitoso para a organização”, pontua o diretor. 

Geração de dados internos e externos: as informações concretas sobre a sua companhia, sejam elas de clientes ou da própria equipe, se caracterizam como um artifício essencial para a criação de estratégias, treinamentos, feedbacks entre outras ações em função de aprimorar o funcionamento do nome. 

Quando se trata da gestão de pessoas, dar retorno sobre os resultados do contratado é uma maneira assertiva de solicitar mudanças e distribuir elogios.  De acordo com a pesquisa da Gallup, os funcionários com o acesso a um feedback regular têm um nível de engajamento 14,9% maior comparado a quem não recebe. Além disso, uma comunicação clara e transparente é essencial para manter uma cultura organizacional saudável.

Para a captação desses dados, Oliveira apresenta a seguinte solução da Total IP: “O auxílio dos Relatórios e Dashboards faz toda a diferença na observação do líder. Para quem cuida de grandes times, como os setores de call center, por exemplo, mensurar esse quesito fica simples. Afinal, a ferramenta coloca todas as captações sobre as chamadas em uma única plataforma. Dessa maneira, a geração de considerações consegue ser ainda mais pontual e efetiva para alcançar melhorias”, alerta. 

Redução nos níveis de erro: um típico ditado já disse “errar é humano”, então, não podemos excluir essa possibilidade sem contar com uma atualização tecnológica para suprir as ações passíveis de falha.  Conforme a Sage Intacct mais de 80% das empresas relataram uma redução nos equívocos após a implementação da automatização de tarefas financeiras. Isso não se restringe a um setor, mas pode ser alcançado em diversas áreas do mercado. 

Melhorias na experiência do colaborador: para quem orienta uma equipe, entende a relevância desse tópico para alcançar os resultados desejados e gerar crescimento para a entidade. “Para um lado ser bem atendido e estar satisfeito com o nome, a parte interna precisa também dispor de estruturas, valorização e condições para ficar feliz em sua posição e oferecer o melhor ao público”, instrui o especialista em tecnologia. 

A partir das inovações, o modelo de trabalho remoto tem alcançado esse quesito para a população brasileira. Essa opção entregou para os indivíduos mais conforto, flexibilidade, ganho de tempo para conciliar a vertente pessoal e corporativa e, também, se provou como uma atitude de atuação responsável por fomentar maior desempenho. 

Oliveira comenta como a estruturação da sua companhia digitalmente deve ir além de uma boa rede de navegação. “A Internet foi um meio propulsor para essa contribuição. No entanto, atrelar outras configurações faz da sua corporação segura, completa e efetiva mesmo virtualmente. Por isso, é indispensável a incorporação de instrumentos para o escritório se manter presente em qualquer lugar do mundo. Ao pensar nisso, a solução apresentada anteriormente auxilia no monitoramento das atividades, com status de entrada, saída, produção, intervalo, entre outros”, finaliza.  

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