Uma boa equipe é essencial para a satisfação do seu cliente

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 15/06/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h07
Uma boa equipe é essencial para a satisfação do seu cliente

Nos dias atuais, apenas bons preços e produtos não são mais suficientes. Por isso, as empresas têm investido cada vez mais na experiência do usuário e na criação de serviços direcionados aos principais interesses da população. A UX (User Experience) é a responsável por identificar as dores e necessidades do público e contribuir no processo de elaboração de acordo com essas prioridades. Para ajudar nesse processo, Robôs de Pesquisa são imprescindíveis.

 

A importância da UX

 

Essa área tem crescido muito nos últimos anos, especialmente com a transformação digital acelerada pela pandemia. Como reflexo disso, o mercado segue aquecido e faltam profissionais qualificados para tantas posições no mercado. “É fundamental os gestores se atentarem a esse fator e treinarem bem suas equipes para o atendimento”, comenta o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

Dessa forma, é fundamental contar com ferramentas de fácil uso e entendimento. Logo, os consumidores e colaboradores terão menos problemas. No entanto, o time deve estar bem preparado para receber questionamentos e dificuldades dos usuários. Nesse momento, vários aspectos são importantes e fazem a diferença.

Por isso, a Total IP tem um cuidado especial com essa etapa do processo. É oferecido acompanhamento in company durante o período de implantação e pós-implantação, garantindo o aumento de produtividade. Também são proporcionados treinamentos dirigidos para todos os envolvidos, desde o operador, supervisão de call center e administrador de sistema. Ainda, é realizada uma pré-análise e visitas técnicas para tudo acontecer de forma rápida, assertiva e eficiente.

Além disso, nossa equipe técnica, altamente qualificada, opera em horário comercial para chamados de ajustes não urgentes e em regime de urgência 24 horas, por sete dias da semana. O comprometimento da Total IP é totalmente com o sucesso dos contratantes.

Uma ótima alternativa para quem deseja melhorar nesse aspecto é o Formulário e Gestão das Monitorias. Seu funcionamento é simples: o gestor ouve ou faz a leitura das ligações dos agentes e tabula as notas diretamente na solução, de acordo com templates pré-estabelecidos, como tom de voz, capacidade de persuasão, português, vícios de linguagem, scripts de negociação, entre outros. As categorias são personalizáveis de acordo com as necessidades de cada um.

Nesse sentido, Julia Daher, executiva da Intuit, selecionou algumas dicas para quem atua nessa esfera:

 

Seja curioso: uma das principais funções é entender o comportamento do usuário por meio de suas experiências. Só assim é possível compreender qual a melhor opção para ele e desenvolver alterações adequadas a esse perfil. Sendo assim, é preciso realizar pesquisas, entrevistas e testes para detectar qual a principal necessidade de quem está adquirindo seu produto.

 

Invista em outros idiomas: hoje em dia, o inglês é considerado primordial para muitas profissões e a área de UX é uma delas, especialmente para ter acesso às informações, treinamentos e livros da área. Afinal, são todos baseados na língua inglesa. Em empresas globais, o idioma se faz necessário na comunicação com outros times, produção de relatórios, entre outros documentos. 

 

Seja paciente e criativo: para o melhor aproveitamento dos resultados e otimização de ideias, o principal passo é conhecer todo o processo. A atuação do colaborador consiste em identificar falhas, criar soluções e testar a vivência oferecida. Entre as competências desejadas, estão: empatia e criatividade.

 

Como reter os talentos na equipe?

 

Um ponto fundamental para o bom atendimento é conseguir manter a equipe por bastante tempo. Dessa forma, todos terão o entendimento completo da cultura da organização, podem perceber falhas no sistema e sugerir melhorias. “Os operadores estão em contato diário com os clientes e, por isso, têm a capacidade de detectar quais são as maiores dúvidas e reclamações”, destaca Oliveira.

O setor de Tecnologia da Informação deve crescer, em 2022, 9,4%. A previsão é da consultoria internacional IDC. A mesma instituição divulgou os dados sobre 2021, quando o segmento teve expansão de 8,5%, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia. Sendo assim, existem diversas possibilidades para quem atua nessa esfera. Por isso, é essencial o esforço para manter um grupo forte e não perder nenhuma peça valiosa.

O Brasil, a propósito, apresenta números relevantes sobre essa rotatividade. De acordo com censo da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), o nível de turnover no país é superior à média da América Latina. Segundo a entidade, cada empresa brasileira, em média, admitiu 33 e demitiu 31 profissionais no último ano.

 

Por isso, para segurar seus valiosos colegas, é interessante seguir alguns passos:

 

  • Ouça o time, seja por meio da criação de uma ouvidoria ou mesmo em encontros informais.

 

  • Tenha atenção redobrada durante o processo seletivo. Identificar um talento é apenas o primeiro passo. Saber em qual posição ele pode render mais talvez seja o maior desafio. Nessa hora, é interessante contar com um agente de integração. Afinal, ele faz toda a seletiva de maneira personalizada, com candidatos de qualquer localidade e uma equipe preparada para escolher a opção ideal para sua corporação.

 

  • Demonstre como você valoriza as capacidades. Para isso, remunere e bonifique os funcionários, para se sentirem importantes. Entretanto, isso vai além da parte financeira e pode acontecer de diversas formas.

 

  • Tenha atenção ao clima do local. O bom relacionamento é fundamental para aumentar a produtividade. Por isso, promover oportunidades de interação e troca de experiência entre os colaboradores de diferentes níveis e áreas, mesmo on-line, é uma excelente forma de tornar o ambiente mais leve e colaborativo.

 

Portanto, aplique essas práticas no seu negócio e esteja sempre na frente da concorrência. Dessa forma, seus consumidores permanecerão satisfeitos com a forma como são recebidos e têm os problemas solucionados. Para isso, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você! 

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?