Internet das Coisas: como aplicá-la nas empresas?

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 08/07/2020 10h00, última atualização em 17/05/2022 16h44
Internet das Coisas: como aplicá-la nas empresas?

O conceito de Internet das Coisas (IoT) é compreendido pela ideia de integração. Isso, porque se refere a uma revolução tecnológica capaz de conectar os itens usados do dia a dia e da rotina empresarial à tecnologia. Esse recurso pode ser utilizado desde uma máquina de lavar até mesmo a um fluxo operacional. Quer saber mais?

Teia de conexão 

Pense em uma ação capaz de ser interligada a diversas outras por meio da tecnologia. Dessa forma funciona a Internet das Coisas. Como em uma espécie de teia, os processos podem ser automatizados e controlados de maneira remota e por meio de um único sistema. Assim, aumenta-se a produtividade e o controle das atividades das corporações. 

O termo foi cunhado ainda em 1991, quando a web começou a se popularizar. Bill Joy, cofundador da Sun Microsystems, pensou sobre a conexão de Device para Device (D2D), ou seja, por meio de ‘várias redes’. Segundo a Gartner, 12 bilhões de dispositivos já estão conectados à IoT, demonstrando a importância desse processo.

Além disso, de acordo com um levantamento da Zebra Technologies, empresa americana do mercado varejista, 70% desse segmento já vai investir em IoT para otimizar a experiência com os consumidores e também seus controles internos até o ano de 2021. “Todos os recursos disponíveis para melhorar a interação e o atendimento dos consumidores deve ser levado em consideração nas estratégias de marketing e vendas de sua companhia”, afirma Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers. 

O novo perfil de clientes

Contatar um cliente, atualmente, requer a adoção de uma nova postura. Isso, porque as pessoas têm buscado cada vez mais experiências ágeis e interativas ao realizarem suas compras e/ou contato com as marcas. Nesse cenário, a Internet das Coisas dialoga com procedimentos de Omnichannel, ou seja, a capacidade de sua instituição em estar disponível ao público por meio de múltiplos canais de atendimento. 

Para Mencaci, quando bem implementada, essa tendência pode agregar para os negócios e para a oferta de produtos e serviços mais eficientes. “A combinação dessas ferramentas ajuda a otimizar a interação com os consumidores. Se todos os seus canais são unificados, então será muito mais fácil direcionar suas vendas. Por isso, invista em diversas frentes: o atendimento por voz, por texto e até mesmo via WhatsApp, por meio do recurso business”, afirma. 

De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, pelo menos 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com as marcas, sendo um mecanismo eficiente para o atendimento e suporte ao seu público. Portanto, invista nesse recurso capaz de potencializar suas vendas.

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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