Prepare-se para a Black Friday com Total IP

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 25/10/2022 08h00, última atualização em 25/10/2022 09h21
Prepare-se para a Black Friday com Total IP

Como estão os preparativos do seu estabelecimento para a Black Friday? Já há alguns anos, a tradição estadunidense atravessou o continente e chegou em terras brasileiras. Hoje, a data é, anualmente, aguardada por comerciantes e consumidores ao redor do território. No entanto, apesar do amplo sucesso do evento varejista, pesquisas indicam como boa parte dos lojistas não se preparam com antecedência para o seu acontecimento. Essa informação de caráter curioso exige, portanto, uma ação rápida, eficiente e imediata por parte dos atrasados. Para isso, aliar-se à tecnologia é uma excelente saída. Quer descobrir como algumas inovações podem auxiliar nesses últimos metros? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Falta de planejamento para a Black Friday

Um levantamento realizado pela fintech especializada em meios de pagamento, Provu, aponta como 85% dos comerciantes pretendem participar do dia inaugural da temporada de compras natalícias. Sua maioria (69%), inclusive, enxerga a oportunidade com um olhar bem otimista. Para 43% deles, a expectativa é aumentar as vendas entre 10% e 30% em comparação ao ano passado. Já 26,9%, esperam subir o faturamento em uma margem próxima a 30% e 50%. Os menos esperançosos somam 9%, com o planejamento de elevar a receita em até 10%. “Com uma aliança entre o desejo de quem compra e a vontade de quem oferece, tudo só tem a decolar. Aqui na Total IP, prestamos assistência a quem pretende alcançar o sucesso”, enfatiza o diretor comercial da Total IP, Tiago Sanches.

A pesquisa feita com varejistas de micro, pequenas, médias e grandes empresas aponta, entretanto, para um contexto contrário ao ânimo demonstrado. Apesar da alta expectativa, 40,9% dos entrevistados dizem não se planejar para o acontecimento com nenhuma precedência. Praticamente na mesma toada, 11,9% relevam começar a se organizar apenas em outubro, o mês anterior à sexta-feira. Outros 14,9% ainda se esforçam para iniciar os preparativos nos meses de julho e agosto. Por fim, apenas 6% de todos os ouvidos dizem começar os arranjos desde a Black Friday anterior.

Esse contraste nos dados deixa, naturalmente, uma pulga atrás da orelha. No entanto, pode encontrar sua resposta na imprevisibilidade econômica decorrente da pandemia de Covid-19. Foi um contexto repleto de incertezas, com estabelecimentos sendo fechados do dia para noite, demissões em massa nas mais diversas companhias e uma diminuição geral no poder de compra da população. Por conta disso, o varejo ainda sofre com sequelas pandêmicas. “Agora, em ritmo de recuperação, precisamos estender o braço e tapar as brechas deixadas para trás. Nem todo mundo consegue parar sua agenda e pensar em um futuro tão longínquo como o ano seguinte. Por isso, nossas criações visam agregar praticidade na atuação de um negócio. Vamos resolver o agora”, insiste Sanches.

 

Adversidades da Black Friday 2022

Exclusivamente em 2022, a festividade varejista terá uma concorrência proveniente de um outro setor, ou melhor, outro campo. A Copa do Mundo de Futebol do Catar tem seu início para o dia 20 de novembro, na mesma semana do período mais marcante do universo das vendas. A respeito desse “conflito de datas”, a análise da Provu mostra como 65,7% dos comerciantes visualizam o torneio futebolístico como um fator a ser inserido na equação para o faturamento final da Black Friday. Entre eles, 34,1% acreditam em uma diminuição de conversões. Já 29,5%, pensam justamente o contrário, e apostam na crescente do lucro, decorrente da empolgação com a Copa.

Além desse curioso confronto, quando perguntados sobre os principais desafios corriqueiros à circunstância, 44,8% indicaram o marketing e a divulgação. Os meios de pagamento surgem logo abaixo, com 29,9%. As estratégias de venda, por sua vez, acumulam 11,9% das preocupações. Por fim, precificação, estoque e experiência do consumidor somam 12%. “Ao observar essas dores mais tangíveis, enxergamos a área de atuação ideal da Total IP. A partir dos nossos produtos, conseguimos sanar boa parte dos reveses apresentados. Graças aos nossos robôs dinâmicos (URAs), por exemplo, facilitamos, automatizamos e ampliamos os canais de  compras. Para tanto, integramos site e chat, via API, e entregamos uma experiência enriquecedora ao cliente”, pontua o diretor comercial.

Frente esse contexto de dúvidas e obstáculos, outra pergunta feita pelos lojistas é em relação a maneira como serão aplicadas as ofertas. Motivo basilar por trás da relação entre comprador e vendedor nessa data, os descontos são a isca perfeita para atrair a freguesia. No entanto, ele precisa estar alinhado para não causar um efeito deficitário no bolso do comerciante. Conforme a Provu, 64,2% dos respondentes pretendem os preços apenas em artigos específicos. Do lado oposto, 35,8% estão tensionados a diminuir o valor de todos itens.

 

Como a Total IP pode ajudar na Black Friday

Além disso, a expectativa para 61,2% dos comerciantes é da Black Friday deste ano ser mais direcionada a novos clientes. Logo, investir na divulgação de sua marca é crucial. Uma maneira de realizar esse movimento de forma assertiva é apostar nas invenções da Total IP. “Com as nossas URAs, um lojista pode disparar milhares de chamadas com mensagens de voz gravadas para uma extensa lista de possíveis clientes. O sistema consegue, ativamente, filtrar as inativas, persistir nas ligações atendidas e, de forma automatizada, tocar a gravação para todos. Por fim, caso necessário, ele ainda pode transferir o telefonema para um atendimento humano personalizado. Não perca tempo, procure saber melhor sobre a Total IP”, finaliza Sanches.

 

Sua empresa está atenta a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores soluções de chat e voz para atingir o sucesso.

Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se o mercado mostra-se despreparado para a Black Friday, abra o olho para a questão, invista, se ajuste e aproveite o evento. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, esteja sempre em alerta, adapte-se com rapidez e qualifique seu ambiente de atuação. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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