Potencialize os ganhos do seu marketplace com URAs

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 24/10/2023 08h00, última atualização em 23/10/2023 16h42
Potencialize os ganhos do seu marketplace com URAs

Cada vez mais, o mundo do consumo tem se reinventado e mudado de logradouro. Boa parte dos comércios de sucesso, Brasil afora, não se detém a um ponto de vendas fixo. Pelo contrário, o ambiente digital prova-se o grande alvo desse setor. Daí, nascem o chamado marketplace – mercado on-line. Com um histórico de crescimento de 5% no último ano, o setor espera dar sequência à expansão e movimentar R$ 185,7 bilhões até o final 2023, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Para aproveitar ao máximo essa onda positiva, investir em soluções virtuais, como URAs, é fundamental? Mergulhe no conteúdo abaixo e descubra como!

 

Contexto de ascensão do marketplace

Infográfico com dados sobre o crescimento da arrecadação dos marketplaces

Desde a insurgência da pandemia de Covid-19, a aldeia digital tem sido explorada por mais setores da sociedade. Inevitavelmente, chegaria o momento quando o varejo desarmaria suas barracas, abriria a porta das lojas e peregrinaria em direção à novidade. Foi desse modo como o e-commerce começou a ganhar destaque no cenário nacional. Contudo, dentre suas diferentes aplicações, um modelo específico ganhou destaque: marketplace. Conforme a Abcomm, apenas em 2020 –  ano da crise – 51% de todo o faturamento do setor  ocorreu por meio desses mercados. “Além da praticidade de busca, o contexto prova-se favorável em razão de inúmeras categorias de produtos se concentrarem em um só lugar”, sublinha o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Conseguir explorar uma ampla diversidade de serviços em apenas uma praça é algo fascinante a qualquer negócio. Em pontos de venda tradicionais, artigos assíncronos não podiam – naturalmente – compartilhar do mesmo endereço. Essa realidade mudou com as plataformas remotas. Não à toa, conforme um relatório do Webshoppers, 84% dos lojistas adeptos ao virtual entendem o marketplace como pilar de suas estratégias de marketing. Por esse motivo, o levantamento incita uma evolução de 54% desse âmbito até 2024. Ou seja, trata-se de uma ferramenta assertiva para tempos fluidos e conectados. Sanches enxerga essa dinâmica como uma parábola do mercado de tecnologia. “De nada vale implantar uma tendência, caso você se afaste das atualizações e não procure pelas metodologias indicadas”, defende.

De um modo ou de outro, o cenário parece ter largado o freio e não vê a hora de pegar as próprias asas e voar como um protagonista no varejo nacional. Ainda segundo a Abcomm, o comércio virtual espera arrecadar cerca de R$ 205 bilhões em 2024, uma crescente de 10,39% em relação à expectativa deste ano. Já para o médio prazo, estima-se um faturamento de R$ 225 bilhões em 2025, R$ 248 bilhões em 2026, e R$ 273 bilhões em 2027. Isto é, um aumento de 40,01% no final dos próximos quatro anos. Por isso, é essencial sujeitar-se à flexibilidade. Sem esse movimento permissivo, companhias poderão, em poucos ciclos, perder seu espaço ao sol. 

 

Concilie as vendas e o digital

Perante um contexto de migração para virtual, prezar pelo potencial de adaptação é base para a sobrevivência de qualquer companhia. Sair de sua zona de conforto – física e estabelecida – para buscar, em uma terra sobrecarregada de informação, um sistema capaz de alavancar a marca empregadora não é tarefa fácil. A fim de dar um passo seguro, é preciso juntar esforços monetários e agrupar conhecimentos técnicos. Dessa forma, o desconhecido revela-se como oportunidade de expansão. Para tanto, seguir algumas orientações pode ser de grande valia. Com isso em mente, a Total IP separou certas metodologias para quem pretende ousar e abraçar o digital, por meio do marketplace. Veja a lista abaixo:

Venda sua marca: existe uma diferença metodológica considerável entre a exposição de mercadorias presenciais e remotas. Dar destaque aos itens de prestígio, por meio de  vitrines e anúncios, é fundamental para incrementar o lucro. A questão maior reside em como construir um mostruário virtual. Na Internet, um espaço reservado é substituído pelo termo SEO. Trata-se de um conjunto de táticas responsável por subir uma postagem, organicamente, nas pesquisas do Google. Logo, para sublinhar produtos na web é recomendável pedir auxílio a agências de comunicação ou contar com a ajuda de um especialista na sua equipe.

Aposte na experiência do cliente: para quem pretende começar a vender on-line, mas não é íntimo à tecnologia, unir-se a dispositivos intuitivos e acessíveis é chave a fim de dar um up nos parâmetros do seu negócio. Munir-se de técnicas capazes de potencializar a divulgação de produtos é essencial, principalmente para suportar as altas demandas. “Os robôs dinâmicos, por exemplo, conseguem poupar esforços da atividade manual e multiplicam a velocidade de atuação por meio da disparada automática de chamadas e chats. Apoiar seu comércio em soluções como essa é um excelente primeiro passo a ser dado”, indica Sanches.

Conheça os seus produtos: para estabelecer uma imagem de qualidade e confiança em frente ao mercado, é preciso mover cada peça de seu exercício como em um tabuleiro de xadrez. Não se pode, simplesmente, investir em divulgação – sem precedentes – e deixar de entregar um item por conta de um erro de logística no estoque. O vendedor ideal deve ter a plena concepção de cada fator de seus produtos. “É preciso saber onde eles estão, quantos – em média – são, quais apresentam maior demanda, entre outros tópicos. Dessa forma, tanto no digital quanto no presencial, sua atuação será bem vista e respeitada pelo entorno. Planejar o seu fluxo de vendas de acordo com a oferta é o bê-a-bá do ofício”, finaliza o gerente comercial.

 

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