Maioria das empresas está mantendo orçamento de transformação digital

Segundo a pesquisa global intitulada “Digital Readiness and Covid-19: Assessing the Impact”, 90% das organizações estão mantendo ou ampliando o orçamento para transformação digital em meio à pandemia. O levantamento é da Tata Consultancy Services (TCS), líder mundial em soluções de negócios

Dinheiro em transformação digital

O estudo reuniu cerca de 300 líderes sêniores de grandes empresas – 97% com receita acima de US$ 1 bilhão e 44% acima de US$ 10 bilhões -, abrangendo 11 setores na América do Norte, Europa e Ásia. Seis capacidades digitais foram identificadas como fatores críticos nas corporações no cenário da pandemia:

  • Experiência digital dos clientes (CX) de ponta a ponta;
  • Análise baseada em Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a CX continuamente;
  • Principais sistemas corporativos na nuvem;
  • Processos essencias de negócio altamente automatizados;
  • Sensores digitais para rastreamento de produtos;
  • Importantes parcerias em ecossistemas digitais.

Dessa maneira, a análise comparou organizações com capacidades digitais mais avançadas já em operação antes da Covid-19, chamadas de “líderes”, àquelas com menos ou nenhuma capacidade, chamadas de “seguidoras”.

Assim, o estudo mostrou: menos gestores (64%) viram a receita cair em comparação com as seguidoras (73%). Além disso, as líderes tiveram melhor visibilidade sobre os negócios e têm mais confiança no futuro e 74% delas esperam ver a recuperação da receita em dois anos, contra 54% das seguidoras.

“Antes da pandemia, as capacidades digitais estavam se tornando rapidamente essenciais para o sucesso das instituições e suas iniciativas de transformação dos negócios. No entanto, nosso estudo revelou: várias companhias não estavam tão adiantadas no desenvolvimento de uma estrutura digital como esperavam”, afirma Rajashree R., diretor de marketing da TCS. 

De acordo com o diretor,  quando as empresas haviam adotado a transformação digital com mais entusiasmo tiveram um desempenho melhor durante a pandemia e esperavam ter uma recuperação mais rápida. Já as demais estão, agora, concentradas em fazer os investimentos necessários e correr contra o tempo.

Relevância da transformação

Portanto, dados como esse demonstram a relevância da transformação. Afinal, para se manter evidente no mercado, é preciso se atualizar. Por isso, a Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers já oferece diversas ferramentas pensando no futuro. O Portal do Cliente, por exemplo, foi criado considerando a interação com o usuário e a agilidade do suporte. 

Assim, o canal permite o contato rápido e a cronologia das ações. “Portanto, se você tiver qualquer dúvida ou problema, poderá acionar nossa equipe e saber exatamente qual é o andamento da sua demanda”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP.  

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