O WhatsApp pode ajudar nas vendas!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 02/11/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h49
O WhatsApp pode ajudar nas vendas!

O WhatsApp é um dos principais meios de comunicação do povo brasileiro. O aplicativo se destaca pela multiplataforma de mensagens instantânea e chamadas de voz ou vídeo, principalmente para smartphones. Além dessas funcionalidades, é possível enviar, documentos, gifs, links, imagens e vídeos. Tudo isso de forma gratuita mediante a Internet. A empresa nasceu em 2009, tendo como fundadores Brian Acton e Jan Koum, até então integrantes do Yahoo. Segundo dados da GlobalWebIndex, 73% dos usuários são donos de celulares com sistema operacional Android, enquanto os 27% restantes são destinados ao iOS. Em janeiro de 2018, foi lançado o WhatsApp Business, especialmente voltado para o público empreendedor de pequeno a grande porte por vários países. Desde então, o relacionamento B2C evoluiu consideravelmente. Venha se inteirar sobre as perspectivas trazidas pelo API WhatsApp Business nos negócios!

A tecnologia nas finanças

De acordo com a 2ª edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABDC) e PwC Brasil, as fintechs possuem a expectativa de em breve comandar e instaurar o pagamento via WhatsApp e a Inteligência Artificial em seus processos. Os dados demonstram como 46% das empresas do setor compreendem a importância de disponibilizar seus serviços por meio de apps de trocas imediatas. Dentre elas, outros 46% apontam a IA como uma consequência do Open Finance em ascensão, com perspectivas de investimentos em data analytics para avaliação de risco. Na sequência, 37% das entrevistadas apostam no blockchain/registro distribuídos, 34% na biometria e gestão de identidades e outros 31% no machine learning

Nessa conjuntura, fica nítida a relevância de oferecer uma plataforma multifuncional para o público-alvo de uma marca. Com a migração dos empreendimentos para a era digital, novas dinâmicas precisaram ser traçadas para atender as demandas mercadológicas atuais. “A partir do uso massivo de inovações tecnológicas, as fintechs de crédito criaram oportunidades para atuar em franjas anteriormente não atendidas pelas instituições tradicionais”, comenta Sandro Reiss, presidente da ABCD. 

Nas últimas décadas, os dispositivos móveis foram conquistando a população e tomando conta de sua rotina. Cada vez mais, aumenta-se a quantidade de tempo gasto diante de uma tela repleta de atualizações. Todavia, a mudança desse hábito está no seu uso não somente para o lazer, como também para os estudos e trabalho. “No mundo interconectado no qual estamos inseridos, é indispensável usufruir das facilidades ali ofertadas. Como nunca, os estabelecimentos precisam considerar os novos canais para sobreviver nesse mercado competitivo. Além disso, contar com o feedback positivo de todas as partes envolvidas faz a diferença na hora de demonstrar o comprometimento de uma organização”, pontua Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Desde março de 2020, foi possível observar os impactos da pandemia e as novas exigências para lidar com esse cenário de crise. Embora inicialmente só fosse plausível analisar o lado negativo de tudo, rapidamente os empreendedores enxergaram novas formas de acelerar a sua adaptação a essa realidade. “Com a chegada do Open Finance esse movimento vai se intensificar ainda mais, porque o sistema financeiro aberto vai possibilitar a criação de experiências cada vez mais revolucionárias no setor”, acrescenta Reiss. 

WhatsApp: o queridinho dos brasileiros!

Segundo levantamento da consultoria global Accenture, no Brasil há mais de 160 milhões de usuários do aplicativo em questão. Dentre eles, 83% usufruem das respectivas ferramentas para realizar compras e outros 48% ainda não confiam nele para fechar vendas. Desde a criação das redes de telefonia, nenhuma tecnologia tinha conseguido alcançar tantos nichos. Mesmo com a existência de e-mails e portais on-line, a funcionalidade ganhou espaço pelo seu simples manuseio e aprendizado intuitivo. 

No contexto do isolamento social, todos puderam testemunhar um fenômeno já em andamento: a digitalização. Embora já fosse prevista, os últimos anos representaram um gigantesco salto nas mais variadas esferas, dentre elas, o e-commerce. As suas condições são favoráveis para o futuro, tendo em vista a sua tendência de crescimento mesmo após a flexibilização das atividades. Desde então, os comércios não são mais divididos entre 100% físicos ou home based. Agora, é viável aproveitar as vantagens de ambos os lados a fim de fornecer o melhor tanto para os consumidores quanto para os colaboradores. 

Para se adaptar ao alto fluxo informacional, é imprescindível avaliar a aplicabilidade das soluções a serem oferecidas. É fundamental ter em mente como as inovações vieram para facilitar e gerar mais resultados, seja para pessoas físicas ou jurídicas. “A fim de dispor a melhor experiência possível para os clientes, é necessário otimizar o intervalo de atendimento. Ele é um precioso tesouro para os dois lados. Com a automatização de processos, há uma melhor distribuição do tempo para todo um time em busca de focar nos pontos de atenção”, ressalta Sanches. 

Conte com a Total IP!

Atualmente, podemos contar com a robotização para enviar informações por todo o globo. Seja pelo autoatendimento ou triagem de preferências, centenas de mensagens podem ser disparadas sem prejudicar a sua eficiência. Para aqueles com predileção pelo contato humano, altas expectativas são voltadas para o customer experience. “Os chatbots vieram para facilitar a vida de todos. Por meio de FAQs , alertas e geração de documentos, o atendimento é rápido e prático para os internautas. Nossa equipe de performance é focada em desenvolver justamente a conduta ideal para cada empreendimento. Assim sendo, juntos alcançamos um apoio forte e assertivo”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Torna-se evidente, portanto, como estar por dentro das atualidades pode potencializar um negócio. Independentemente do setor de atuação, contamos a tecnologia como aliada na conquista de maior agilidade e personalização da marca. Conte conosco para: contact centers, varejo, crédito e cobrança, e-commerce, financeiro, recursos humanos e muitos mais. Confira nossos principais segmentos

Um pouco sobre nossas soluções

PABX IP On Premise e Nuvem

Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)

Gravação de Voz e Tela

Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)

Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics

Robôs dinâmicos de chats (chatbot).

Chat/Whatsapp e Telegram

Gestão de E-mail e SMS 

Por fim, conte com nossas funções! Independentemente do setor, nossos serviços podem te ajudar. Para mais informações, acompanhe nossas postagens! Temos nosso blog e as redes sociais disponíveis no canto de sua tela! Faça uma visita no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Fique por dentro de tudo!

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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