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Nova lei facilita a quitação de dívidas: prepare sua empresa

Esteja pronto para conversar e negociar com seus clientes

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 23/02/2022 11h00, última atualização em 14/09/2023 17h32
Nova lei facilita a quitação de dívidas: prepare sua empresa

Gasto excessivo com cartão de crédito, boletos atrasados, empréstimos e utilização de cheque especial podem parecer boas saídas na hora do aperto, mas a longo prazo a situação vira uma bola de neve de dívidas. Com o alto desemprego e a crise econômica causada pela pandemia, a situação piorou. Nesse sentido, uma nova lei foi desenvolvida para ajudar as pessoas a pagarem seus débitos. Dessa forma, as empresas de cobrança devem estar preparadas para esse momento e adotar Robôs Dinâmicos.

A Lei dos Superendividados

Segundo pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, quatro em cada dez brasileiros estão com o nome sujo, somando 63 milhões de endividados. Desse total, metade tem a renda inteira comprometida. Em maio, segundo o CNDL, a média de dívidas de cada consumidor negativado foi superior a três salários-mínimos, R$ 3.353,31.

Para isso foi criada a Lei dos Superendividados. Ela determina mudanças na relação entre credores e compradores, entre elas melhores condições de negociações. “Quem atua com cobranças deve saber como fazê-las. Afinal, um atendente mal preparado ou uma ferramenta ineficaz, pode atrapalhar a conversa”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

A advogada Rolse de Paula dá alguns exemplos de como devem ser as mudanças prática:

  • Sem juros: o banco fica proibido de oferecer crédito ao consumidor, por meio de publicidade ou usando termos como gratuito, sem acréscimo, taxa zero, entre outros.
  • O banco deve informar o custo efetivo total do crédito: o cliente deve conhecer sobre os valores de todas as taxas e encargos por atraso. A instituição financeira também deve informar o número total de prestações e o direito de antecipar o pagamento.
  • Crédito consignado: a nova regra permite a desistência de contratar um empréstimo consignado dentro de sete dias após o contrato assinado, sem explicar o motivo.

Realize o atendimento correto

Sendo assim, muita gente deve demonstrar interesse em resolver essa questão. Para isso, as companhias do setor precisam de soluções inteligentes, práticas e ágeis para quem entrar em contato não abandonar a ligação. Os colaboradores devem saber operar da melhor forma e ter cuidado no atendimento para não gerar constrangimentos.

Nesse sentido, a Total IP conta com opções para facilitar a sua tarefa:

  • Relatórios e Dashboards: uma operação pode chegar a ter milhares de agentes. Dessa forma, como gerenciar todas as equipes, entregando qualidade e bons resultados? Com esse instrumento, você acompanha toda a movimentação do seu time.
  • Callback: atende às chamadas receptivas e armazena os números para serem discados automaticamente. Além disso, é capaz de verificar o tamanho da fila e, com esses dados, enviar uma mensagem automática aos clientes com o tempo estimado para ser atendido.
  • Agentes Virtuais Customizados: ideais para ligações ativas. Substituem em partes ou por completo um atendimento humano. Contam com ASR (Reconhecimento de Fala) e TTS (texto em voz).
  • Transcrição de Diálogos e Speech Analytics: seus monitores terão análises de sentimentos das conversas e o comportamento de quem está do outro lado da linha. Logo, é muito útil para fortalecer sua equipe.
  • Gravação de Voz e Tela: sua organização ganha segurança jurídica, evita diálogos não profissionais, reduz o tempo das ligações e você orienta on-line as negociações. Ademais, os supervisores autorizados podem, em um só clique, acessar, ouvir e liberar gravações de maneira simples e intuitiva. 

Ou seja, são várias opções para você realizar uma abordagem assertiva e não ficar no prejuízo. “É preciso conhecer o perfil do seu público para decidir como contatá-lo. Por isso, um serviço personalizado é essencial. Cada um tem suas preferências e necessidades e isso deve ser levado em consideração”, finaliza o gerente comercial.

Portanto, prepare o seu negócio para essa nova possibilidade e saia ganhando. Afinal, é uma grande oportunidade de receber um pagamento antigo. Se deseja contar com a Total IP nessa tarefa, fale conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br 

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