Mudanças no telemarketing: o prefixo 0303

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 26/08/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h19
Mudanças no telemarketing: o prefixo 0303

Os serviços de telemarketing são extremamente importantes para as corporações na elaboração de estratégias e contato com clientes ou potenciais usuários. No entanto, com a falta de limites nesse segmento, algumas empresas passaram a abusar dessa prática e isso criou uma antipatia do público. Por esse motivo, algumas regulamentações estão sendo adotadas nos últimos meses para estabelecer uma relação positiva e, assim, é essencial contar com o THD.

 

O prefixo 0303 no telemarketing

 

No final de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel anunciou o uso obrigatório do prefixo 0303 para ligações com este fim. A medida passou a valer em março de 2022, com o objetivo de auxiliar os consumidores na identificação desse tipo de chamada e garantir o direito deles de decidir se atendem o telefone ou não.

O telemarketing ativo consiste em contactar leads com a finalidade de oferecer produtos e serviços. Essa iniciativa é uma forma de estimular o relacionamento com a empresa e pode ser feito tanto por telefonemas quanto por mensagens, inclusive textos e áudios enviados por aplicativos.

A nova regra entrou em vigor para corporações usuárias de rotas de telefonia móvel no dia 10 de março de 2022. Já aquelas com contrato com operadoras de telefonia fixa, tiveram o prazo de implantação do código até 8 de junho de 2022. “Com essa opção, muita gente passará a ignorar quando ver seu celular tocando. Por isso, é fundamental contar com soluções inteligentes para identificar chamadas improdutivas e tentar o diálogo apenas com quem atenderá”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Com o THD – Total IP Human Detector, por exemplo, 88% das tentativas são finalizadas antes de gerar custos. Além disso, controla a quantidade de ligações diárias para não ultrapassar o limite de cem mil, estabelecido pela Anatel. O discador é integrado com Omni Chat – WhatsApp e webchat da Total IP. Todas as renitências ganham um gatilho automático, sem necessidade de ações humanas para adicionar número na lista de bloqueio, enviar um SMS, e-mail, WhatsApp, alimentar outra campanha futura com robôs dinâmicos e muito mais.

 

A norma do prefixo 0303

 

A obrigatoriedade do prefixo 0303 consta no Ato nº 10413, publicado pela Anatel no dia 24 de novembro de 2021, no Diário Oficial da União. No arquivo, estão as regras e orientações sobre a obtenção e utilização do novo código, confira alguns dos pontos principais:

 

  • O Código Não Geográfico 303 é de uso exclusivo para atividades de telemarketing ativo
  • O código será utilizado junto ao prefixo nacional 0 e seguido pelo número da empresa: 0303 N7N6N5N4N3N2N1
  • O número com o prefixo deve aparecer claramente no visor do aparelho do consumidor
  • Só é permitida a reserva de um código por CNPJ
  • As operadoras de telefonia devem realizar o bloqueio de chamadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor

 

Para reservar um código

 

Para realizar a reserva do código, é preciso acessar o novo Sistema de Administração do Plano de Numeração, o nSAPN. Após selecionar o CNG 303, é possível consultar as sequências geradas automaticamente pelo sistema ou verificar a disponibilidade de um número específico de preferência da organização.

Após isso, é necessário preencher um formulário com o nome completo da instituição, o CNPJ e um e-mail para contato. É preciso selecionar, na caixa “tipo”, a opção “pessoa jurídica”. Após revisar os dados, basta clicar em “confirmar a reserva”. Depois dessa etapa, a companhia deve encaminhar as informações, incluindo o protocolo, para a sua operadora de telefonia.

Entretanto, call centers de cobrança e instituições de pesquisas por telefone não devem utilizar o prefixo 0303. Apenas quem realiza chamadas ou envia mensagens com ofertas. Contudo, caso possua os dois modelos de atuação, ela é orientada pela Anatel a se adequar ao novo regulamento.

 

As soluções para efetuar chamadas

 

A nova regra interfere também no uso de algumas ferramentas de ligação utilizadas para as campanhas. Por isso, escolha a correta para seu negócio. O discador automático é o principal recurso utilizado com esse intuito. Como o próprio nome já sugere, realiza digita uma variedade de números e transfere as conversas para os atendentes.

Com os Discadores da Total IP, a sua produtividade é aumentada em 45%, passando para seus operadores apenas os contatos efetivos. É a solução para seu call center de vendas, cobrança, pesquisa e outros. Está disponível nas modalidades: Preview, Power, Preditivo e Preditivo Plus.

Confira alguns benefícios dessa solução:

 

  • Agendamento de campanha;
  • Gestão automatizada com diferentes estratégias de discagem;
  • Administração de renitências e ressubmeter;
  • Bloqueio e permissão de códigos de áreas conforme fuso;
  • Importação de listas para ligação;
  • Filtro por parâmetro, valores e campos;
  • Exportação dos resultados das campanhas via API ou arquivo;
  • Anúncio em mídia: gestão para chamadas não atendidas;
  • Super Classificador com Inteligência Artificial;
  • Relatórios de gestão por hora, dia, semanal e mensal;
  • Resultado por cliente e por status;
  • Custos específicos por campanha;
  • Dashboard com funil de conversão;
  • Dumps para utilização de dados em ferramentas de B.I.

 

Portanto, fique de olho nas tendências e mudanças do mercado. Para se manter sempre atualizado sobre as novidades do segmento, acompanhe nosso blog e redes sociais. Se quer saber mais sobre a Total IP, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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