Outubro rosa: os canais de atendimento contra o câncer

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 04/10/2022 14h38, última atualização em 04/04/2023 14h45

Outubro chegou e com ele a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero se inicia. Durante o período rosa, as instituições de saúde pública e privada, oferecem de maneira gratuita o exame de mamografia para detectar possíveis intercorrências, tornar o diagnóstico acessível e, assim, reduzir o número de mortalidade. Nesse instante, os agendamentos aumentam e a tecnologia pode ser parceira, tanto para um canal de dúvidas quanto em função de preencher as agendas. Então, veja como a combinação entre a inteligência artificial (IA) e o cuidado com a vida podem contribuir para essa campanha. 

Saiba mais sobre o movimento Rosa e sua importância para as mulheres 

Desde 1990, os 30 dias do mês focam em alertar as mulheres e – recentemente homens – sobre a importância da análise a respeito dessa doença. Esse movimento é internacional, logo o nosso país não é o único a incentivar as políticas de precaução. Isso porque, os casos dessa CID (Classificação Internacional de Doenças) são inúmeros. Para o Brasil, foram 66.280 quadros novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 a cada cem mil adultas, segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda de acordo com o órgão, essa classificação ocupa a primeira posição no índice de morte por carcinoma. 

Esse momento é constante, justamente, para ir contra o aumento da métrica. Quando a descoberta é precoce, existe a chance de 90% de cura. Em 2020, as buscas pela mamografia reduziram e preocuparam os profissionais da saúde, porém, com a estabilização da pandemia, em 2021, os níveis de procura e realização do procedimento subiram. No ano passado, a pesquisa do Ministério da Saúde apontou a realização de 3.497.439 avaliações em mulheres no SUS. No público masculino foram realizadas apenas 7.281 análises para fins diagnósticos. 

Ao considerar uma eclosão baseada nas somas anteriores, o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, aconselha: “atender essa alta demanda exige além da força dos colaboradores. As ligações automáticas feitas pelos Robôs Dinâmicos, desenvolvidos pela Total IP, por exemplo, podem ser imprescindíveis para direcionar uma chamada a um canal especializado e personalizado para a ação Rosa. Afinal, o paciente está em um momento delicado e ser bem amparado fará  toda a diferença para uma organização de saúde”, propõe.

É possível contribuir ainda mais com a campanha de prevenção com atendimento personalizado

Esse assunto é sensível e desde a desconfiança até o final do tratamento os hospitais devem auxiliar com empatia. Com a visibilidade do tema, consequentemente, as identificações aparecem e os centros médicos aumentam a assistência para os pacientes. “Demonstrar acolhimento vai além de usar uma faixa rosa no uniforme. É, em primeiro lugar, estar disponível para ouvir e recepcionar as dúvidas do próximo”, pondera Sanches. Como são muitas pessoas, o recurso humano precisa de um braço direito e a tecnologia pode ser implantada. “Além de ter um papel fundamental na identificação da enfermidade, outras inovações, como a solução denominada URA tem o poder de incluir nos meios de comunicação das clínicas dados informativos, agendamento de consultas e exames, confirmação de horários, todos esses fatores, em poucos dígitos, isso integrado a um CRM (Customer Relationship Management)”, reforça o gestor. 

O isolamento social impactou, de fato, a forma de contato. As mensagens instantâneas são preferência das Gerações Y e Z, as quais, mesmo sendo um público mais novo, já devem investigar como se prevenir. Apesar do método em questão não ser indicado prioritariamente para as jovens, a inclusão do alerta ao tumor maligno no colo do útero atinge uma faixa etária mais baixa. Assim, quem entrega acesso por meio de bate-papos tem uma atitude crucial para incluí-los. “Esse grupo é curioso e atento, ele deve manter essa postura, afinal precaução não tem idade. Logo, para dialogar com as suas preferências, o Robô Dinâmico para chat, WhatsApp e Telegram, viabiliza uma conexão totalmente automatizada ou faz o encaminhamento para conversar com uma autoridade. Com isso, a  clínica, hospital ou plano de saúde otimiza tempo e integra outro coletivo em pautas importantes”, frisa o gestor.  

A facilidade na recepção, mesmo on-line, deve ser crítica para o crescimento da prudência. Isso porque, a população está inclusa na era do imediatismo. No entanto, até mesmo para os indivíduos mais velhos, não é vantajoso encarar um procedimento complicado e demorado. “Tudo precisa ser resolvido com urgência, as coisas deixadas para depois são esquecidas. Nesse caso, o sucesso na luta contra o câncer depende da rapidez na descoberta, então o caminho até ela deve manter a mesma premissa. Por isso, acrescentar mecanismos para completar etapas de atendimento automaticamente pode fazer a diferença na quantidade de procura e na qualidade das avaliações sobre as assistências médicas”, propõe Sanches. 

A parceria entre tecnologia e a medicina não é recente 

Os dois anos agindo contra a Covid-19 transformaram muitas metodologias. Graças a elas, o costume das consultas em um local físico e o enfrentamento de lotações ficaram no passado. Afinal, a telemedicina é o recurso responsável por levar os doutores no conforto da casa dos pacientes. “Até as etapas consideradas rígidas foram transferidas para o digital. Longe das emergências, esse ambiente tem a capacidade de suportar bem as mais diversas diligências. Portanto, quem não insere inovação nos negócios tende a ficar atrasado nas exigências mundiais. Essa construção virtual vai além de aderir uma tendência, mas sim, estar preparado para incluir e respeitar as limitações”, finaliza o representante da Total IP. 

Fonte: Tiago Sanches

Serviço: Outubro rosa: os canais de atendimento contra o câncer

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