Low-code: o que é e por que investir?

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 28/03/2023 10h00, última atualização em 04/04/2023 14h44

O gerenciamento de processos, também conhecido por BPM (Business Process Management), diz respeito a uma disciplina com o intuito de otimizar e mapear procedimentos de negócios em todas as suas fases, do início ao fim. O seu principal objetivo é garantir bons resultados, gerando mais valor para o cliente, além de melhorar o desempenho das atividades realizadas dentro de uma entidade, apontando um caminho para o alcance de seus propósitos estratégicos. Dentre as novidades no mercado, aparece o low-code, uma tecnologia detentora de uma possibilidade única para as empresas: criar aplicativos sem a necessidade de ter um especialista em programação de códigos. Isso entrega uma autonomia muito maior, além de tornar a rotina mais organizada e rápida.

O diferencial desse método de gestão atualmente

Segundo um artigo publicado pela McKinsey & Company, organizações detentoras de conhecimento sobre as melhores táticas de administração e, consequentemente, otimização da experiência dos funcionários por meio de novas modernidades, têm maior chance de atração de fregueses. Logo, companhias com investimento nessa área, viabilizando uma contribuição eficiente entre seus contratados, tendem a trazer frutos mais positivos, impactantes na entrega para o consumidor. Dados da pesquisa realizada pelo McKinsey Global Institute (MGI) identificou como a digitalização oferece o potencial de acelerar o crescimento anual de produtividade em cerca de 1% entre os anos 2021 a 2024.

Ademais, tal âmbito segue os princípios e métodos da disciplina de BPM em demandas interfuncionais, buscando a aplicação de melhores práticas para a logística. Conforme o BPM CBOK, um Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio, a prática foca em identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar essas fases de um negócio. Assim sendo, é possível obter o alinhamento dos departamentos do mesmo para, no decorrer do tempo, as metas estabelecidas serem atingidas. “No geral,é viável definir o Low Code como uma metodologia com a finalidade de tornar o desenvolvimento de software mais tranquilo, ágil e fácil, se comparado às convencionais formas de codificação. Ele a diminui devido à utilização de moldes definidos previamente, artifícios de interação como arrastar e soltar e técnicas de design gráfico”, explica Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP.

Quais as vantagens de um envolvimento com a esfera?

Os benefícios vindos juntamente com a criação de aplicativos de processos, usando inovações low-code são inúmeros, principalmente, tendo em vista como ela eleva os efeitos em uma boa construção de estrutura. Ciente disso, três pontos de impacto chamam a atenção na hora de analisar e entender as vantagens relacionadas. Veja:

Padronização dos processamentos: dentre as variadas dificuldades encontradas na jornada de um líder, a falta de controle e organização são um dos principais problemas cotidianos. Além disso, determinadas circunstâncias de rotina com a necessidade de tarefas manuais, como o envolvimento de papelada, planilhas e e-mails, podem gerar acúmulos e atrasos de ofício. Por essa razão, a partir de programas responsáveis por construir apps com low-code, é viável obter diversos benefícios, inclusive ter uma visão ampla de trabalho. Desse jeito, padroniza-se as atividades e suas execuções, deixando-as cada vez mais claras, assertivas e eficientes.

Ótimos frutos produzem satisfação: o oferecimento de serviços e produtos de excelência eleva o nível de satisfação dos frequentadores com a corporação, consequentemente, impulsionando as vendas e transações. Com a adesão de novas funcionalidades tech, além de eliminar as barreiras à interação de todos os componentes, ainda abre-se espaço para ações mais fluidas e transparentes, conforme exigido pelos formatos de negócios. Ademais, com a otimização de recursos, é possível ter um olhar mais atento para as necessidades dos interessados, substituindo o ideal de busca por um aperfeiçoamento das execuções para obter algo rapidamente. Essa medida gera um impacto claro e direto em métricas como retenção de pessoas.

A redução de custos é significativa: quando um recurso não é utilizado de maneira correta, podem surgir impasses e pedras no caminho levando a criação de gastos. Ao cuidar de algo, é tranquilo identificar um desafio e diminuir as perdas. O progresso, quando feito com uma boa comunicação e relacionamento entre os diferentes setores, também é fundamental, devido à contribuição para um avanço na utilização dos artifícios. Logo, as companhias evitam a formulação de novas estratégias e gastos para a correção de falhas.

A Total IP caminhando junto rumo a inovação

Desse modo, os proveitos envolvidos com a modernização de uma marca são extremamente significativos e relevantes para o seu desenvolvimento. Sabendo disso e dos empecilhos acerca dessa implementação, a Total IP disponibiliza determinadas soluções imprescindíveis a um empreendimento. Dentre elas, destacam-se o Formulário e Gestão das Monitorias, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics, Relatórios e Dashboards.

A primeira delas é lembrada quando o assunto é conduzir melhor um grupo labutador. No seu funcionamento, o dirigente ouve ou faz a leitura das ligações dos agentes e tabula as notas de acordo com templates pré-estabelecidos, como tom de voz, capacidade de persuasão, português, vícios de linguagem, scripts de negociação ou de retenção, entre outros. Assim, tem-se acesso à personalização do formulário e avaliações com histórico de notas, observações e comparações.

No caso dos Relatórios e Dashboards, monitora-se as equipes criando apresentações específicas com acesso ao banco de dados. O material é disponibilizado em formato de gráficos, facilitando a visualização e entendimento. Os detalhes da ação envolvem: intervalos; inserção ou exclusão on-line dos usuários em múltiplas filas (multiskill); utilização dos canais de voz; números entrantes e saintes com maior frequência; alerta para as ligações quando excederem o tempo autorizado; números das chamadas receptivas abandonadas na fila; tempo médio de assistência e conectado em status de produção; entre outros.

Por fim, o Transcritor de Diálogo da Total IP utiliza a inteligência de identificação de fala (ASR/STT) de cada interlocutor e reconhece termos e palavras específicas. Com Speech Analytics, os monitores têm análises de sentimentos das conversas e o comportamento do cliente, muito útil para fortalecer o atendimento do time. “Se o intuito é facilitar a supervisão e condução de um estabelecimento, a Total IP consegue ajudar. Seja com low-code ou não, a informática tem muito para contribuir com o desenvolvimento da vida humana e ficar para trás é sinônimo de ser esquecido”, finaliza Oliveira.

Serviço: Low-code: o que é e por que investir

Fonte: Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP.

Compartilhe

NA MÍDIA Total IP

Leia também

Publicado em 27/05/2019 18h45

7 investimentos em TI mais desejados pelos CIOs em 2019

As tecnologias são decisivas para a sobrevivência das corporaçõesDiante da transformação digital, os executivos estão reagindo e adotando novas tecnologias promissoras. Enquanto algumas experimentam maior demanda, outras definham. [...]

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]