Aproveite a Black Friday para fidelizar clientes!

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 22/11/2022 10h00, última atualização em 04/04/2023 14h53

Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores. Realizada, tradicionalmente, toda última sexta-feira do mês de novembro, é uma temporada de muita movimentação no comércio em geral e uma ótima oportunidade para fidelizar clientes. Logo, opções como gestão de estoque, frete grátis e sistema de busca e recomendação são algumas estratégias contribuintes para o sucesso das vendas. Contudo, um cuidado com o atendimento cativa o público como um todo e é indispensável levar isso em consideração.

A influência da Black Friday no comércio em geral

Oferecer uma boa experiência on-line é algo buscado por todos os varejistas. Afinal, em um cenário tão competitivo, quem se destaca sai na frente da concorrência e consegue alcançar fregueses leais. Segundo a Statista, cerca de 40% das aquisições virtuais são realizadas por impulso. Por outro lado, qualquer interrupção nessa jornada pode fazer o interessado repensar sua decisão. Sendo assim, atrair e retê-los é uma tática importante para prosperar um negócio. “Momentos como esse, onde o volume de compras é excepcional, os lojistas tendem a esquecer de pontos essenciais para uma boa vivência com o seu estabelecimento, como a assistência”, pontua Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Black Friday 2021 obteve um faturamento total de R$ 5,419 bilhões, um crescimento de 5,8% comparando com 2020, de acordo com um levantamento realizado pela Neotrust a partir do número total de obtenções realizadas via e-commerce, feitas da meia noite de quinta-feira (25) até às 23h59 de sexta-feira (26). A última edição encerrou as 48h monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos, 0,5% abaixo do registrado nos mesmos dois dias de 2020. Já o tíquete médio nacional foi de R$ 711,38 – 6,4% superior ao ano anterior. Tais dados mostram como o movimento é forte e constante no mercado durante o período.

A vista disso, algumas ações podem fortalecer a organização nessa época. A descrição completa e detalhada dos produtos é uma etapa crucial para evitar devolução ou pedidos de troca, seja pelo fornecimento de dados técnicos, itens inclusos ou demais diferenciais. A otimização logística de tornar do frete um aliado também é uma excelente escolha. Um dos principais objetivos de todo varejista é aumentar as vendas, mas somente isso não adianta, a entrega também conta muito e precisa ser feita dentro do prazo. Uma boa maneira para garantir isso é trabalhar com mais de uma transportadora e usar websites de cotação.

Ademais, as redes sociais são companheiras incríveis para divulgar artigos, como vitrines de marketing e também importantes canais de relacionamento. É relevante investir em mídia espontânea e definir estratégias conforme o comportamento do grupo alvo. O Instagram e o Facebook são as plataformas com mais atração de sujeitos, devido à sua ferramenta de catálogo. Entretanto, outros meios também podem ser interessantes, como o Twitter, Telegram, TikTok e WhatsApp. Além de manejá-las como um trâmite de venda, esses ambientes são ótimos para interagir, gerar identificação e fortalecer a reputação da marca.

De um modo geral, facilitar o contato do interessado com o meio é a melhor maneira de fechar um negócio e ainda manter uma relação. Nessa esfera de atuação, a Total IP é experiente e entrega serviços de qualidade, auxiliando as companhias parceiras a prosperarem cada vez mais com um aumento da produtividade em cerca de 45%, acordo de nível de serviço (SLA) de 99% garantido em contrato e um programa intuitivo, 100% em português com variados relatórios e dashboards. Isso tudo sem contar com o fato do software ser seguro contra invasões conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e entregar uma mobilidade total, presencial, no celular ou em home office.

Saiba mais sobre essas soluções assertivas para fidelizar clientes

A partir de diversas oportunidades disponibilizadas, a firma garante especialistas para fazer um acompanhamento colaborativo visando detalhar opções inovadoras e vários tipos de integração. Assim sendo, desde 2005 se mantém presente no mercado, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empreendimentos modernos. Conheça agora mais sobre quatro dessas ferramentas e veja como podem acrescentar na vida de uma loja.

API Oficial WhatsApp Business: tendo em vista como o WhatsApp é um dos meios de diálogo mais usados atualmente, criar uma ponte com a “persona” por meio dele é uma ótima escolha! Com esse API, a corporação envia milhares de recados ativos, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, sendo 100% em português. Integrado, o recurso maximiza credibilidade a partir de uma conta oficial e verificada pelo Facebook/WhatsApp. Por consequência, suas aplicações táticas são variadas, como suporte ao cliente; autenticação em dois fatores; logística de status do pedido; alertas e notificações. Vender será muito mais fácil!

Posição em Fila e Tempo de Espera: tendo em vista a alta procura da Black Friday, manter esse fluxo organizado aumenta a produtividade. Esse recurso posiciona o interessado com relação à ordem e ao tempo para orientação, em intervalos curtos. Seu principal intuito é retê-lo, garantindo transparência na operação.

Campanha de Mídia: é um modelo de operação utilizado por contact centers e call centers com o objetivo de ligar para um público específico, previamente analisado, e atingir o maior número de pessoas com um determinado perfil. Os agentes virtuais recebem uma listagem com nomes, telefones e outras informações, como um mailing, de sujeitos a serem contatados. De posse disso, eles começam a ligar para esse grupo, devedores ou potenciais consumidores, por exemplo, sucessivamente até terminar a lista. Assim, conversa-se com uma quantidade maior de indivíduos e chega mais perto de bater metas!

Chat para o site: para agilizar o processo dos clientes diretamente do site, principalmente sabendo da movimentação na última sexta feira de novembro, adicionar um robô com inteligência artificial é uma boa ideia. Ele é capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, bem como gerar a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo imediato para o vendedor.

Desse jeito fica fácil se aproximar da persona e aumentar ainda mais o consumo, sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos funcionários envolvidos. “As pessoas procuram por estabelecimentos onde se sintam bem recebidas e a vontade para se manterem presentes. Pensando por esse lado, por que se preocupar em vender apenas em uma temporada quando se pode criar laços e realizar transações o ano todo? A questão aqui é sobre ampliar a visão do negócio para se expandir gradativamente”, finaliza o gestor.

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Serviço: Aproveite a Black Friday para fidelizar clientes!

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