Internet ocupa a maior parte da vida dos brasileiros

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 26/05/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h42
Internet ocupa a maior parte da vida dos brasileiros

A relação entre o ser humano e a tecnologia tem se aproximado cada vez mais e a protagonista nessa conexão é a Internet, por meio de Chatbots, Chat por WhatsApp, robôs dinâmicos, etc. De fato, estar interligado à rede mundial de computadores e dispositivos inteligentes trouxe diversas mudanças para a população mundial nas últimas décadas. No Brasil, não poderia ser diferente. 

O uso da Internet no dia a dia

Se formos analisar todas as grandes mudanças da humanidade ao longo dos milhares de anos de nossa existência, certamente, há alguns momentos definitivos. Nos últimos dois séculos, entretanto, aconteceram uma série de transformações em um tempo recorde em relação à nossa história. 

Contudo, a maior quebra de paradigmas veio depois da invenção da Internet. Em apenas trinta anos – até menos – foram diversos avanços impactando todas as áreas imagináveis. O atendimento ao cliente, nesse sentido, não poderia – e nem vai – ficar de fora dessa revolução

Acompanhar esse movimento é essencial

Justamente por isso, organizações passaram a investir mais nos canais digitais para uma comunicação assertiva. De acordo com Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, aproveitar as tendências a seu favor é uma atitude inteligente e empreendedora. 

“Isso não serve apenas para o setor comercial – é preciso ficar de olho nas movimentações do mercado em todas as esferas, principalmente a respeito da experiência oferecida ao consumidor”. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela NordVPN, apenas no nosso país, as pessoas passam cerca de 91 horas conectadas à rede por semana. 

Isso diz muito sobre o comportamento 

Ao fazer uma comparação com a expectativa média de vida do brasileiro, de 75,9 anos, cerca de 41 deles serão experienciados na web. Para Sanches, esse dado traz um alerta importante para as empresas de todos os setores, tamanhos e regiões: “a vivência deve ser cada vez mais focada no digital”. 

Contudo, segundo ele, outras formas de contato permanecerão indispensáveis. “É o caso da telefonia, ela não poderá ser abandonada, mas sim, melhorada”. O gerente cita como exemplo de inovações, como o YouTube, por exemplo, e os sistemas de streaming, como novidades as quais não puderam acabar com a televisão e cinema.

“Quando o rádio surgiu, especularam o fim do jornal impresso. Quando veio a TV, decretaram o fim das transmissões AM e FM. Agora, sabemos como essas previsões são vazias e equivocadas. Temos público para cada demanda e é preciso atendê-lo sempre. A inclusão, nesse sentido, é sempre um excelente valor”. 

A premissa se aplica à telefonia

Quando falamos de suporte prestado ao telefone, a mesma linha de raciocínio deve ser aplicada. “Embora a revolução tenha trazido para nós ferramentas incríveis como os Chatbots, Chat por WhatsApp, E-mails, SMS e etc., o ‘alô!’ continuará sendo usado nos mais plurais contextos”, conta. 

Por isso, ainda é de grande valia investir em melhorias nesse campo. Os Robôs Dinâmicos são uma excelente aposta. “Na modalidade dos Ativos, é possível disparar campanhas – ou ligações – divulgando uma mensagem para o público, seja com promoções, cobranças, negociações e avisos”, explica. 

Além de otimizar a tarefa ao tirar a função de um operador chamar número por número, a solução também permite filtrar contatos não produtivos, como por exemplo números inválidos. “As aplicações são incontáveis e todos saem beneficiados por esse recurso”, compartilha Sanches. 

WhatsApp como uma fonte de investimentos

Ainda segundo o gerente, o WhatsApp também merece muita atenção. “É o app de mensagens mais utilizado no Brasil. Daí, já podemos ver o potencial para investimento nesse como um canal essencial no contato com quem tem o poder de compra”, reforça Sanches. 

O estudo da NordVPN também mostrou como nós ficamos ligados à Internet entre às 8h33 e 22h13, em média, diariamente. “Muitas dessas horas são destinadas ao labor e, mesmo assim, percebemos como a cibernética se incorporou ao cotidiano dos indivíduos e das companhias”, continua. 

Revolução digital é uma urgência

Se antes da pandemia já era previsto um cenário assim, com a crise do coronavírus, a revolução foi acelerada. “Até quem era mais resistente sucumbiu e passou a ver, na prática, os benefícios da tecnologia. Por isso a multicanalidade é uma aposta imperativa para sobreviver nos próximos anos”, diz.

Apostar nas soluções certas é, portanto, uma urgência. “Ter um atendimento completo e assertivo é um desafio, mas certamente recompensador quando é montado um front da forma correta. A fidelização é garantida e os resultados financeiros, além de mais estáveis, podem ser ampliados”, reforça Sanches. 

Se destacar entre a concorrência é vital

Justamente por isso, promover um diálogo diferenciado e personalizado é uma atitude bem quista e vista em qualquer contexto. Pode ajudar, inclusive, a garantir o destaque da marca em relação à concorrência. “A humanização de processos é uma necessidade e dá para aplicar esse conceito ao atendimento com a Internet”, conclui. 

Quer saber como? Então entre em contato com nossa equipe comercial!

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