Idosos estão dominando a web: sua empresa está preparada?

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 28/07/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 16h03
Idosos estão dominando a web: sua empresa está preparada?

Atualmente, o celular já se tornou parte de nós. Ali guardamos nossas informações e fazemos a maioria das coisas do cotidiano. Além de trazer praticidade, conforto e muitas possibilidades para as pessoas. Atualmente, as crianças praticamente nascem tendo contato com os aparelhos eletrônicos e já crescem acostumadas com isso. Porém, como as gerações anteriores lidam com o mundo digital? 

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no fim de 2017, os idosos representam o grupo com maior aumento percentual entre os novos usuários da web. Dentre os 10 milhões iniciantes na Internet, 23% tinham 60 anos ou mais.

Para o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira, esse é um fator a ser observado: “devemos considerar o acesso de todas as pessoas. Sendo assim, é importante usar ferramentas fáceis e ter um suporte sempre disponível para ajudar.”

Ainda teremos mais idosos na Internet

Com a pandemia de Covid-19, esse número possivelmente aumentou. Afinal, os mais velhos fazem parte do grupo de risco e precisaram ficar isolados. Com isso, a tecnologia vem sendo uma aliada nesse período. Com acesso à rede ficou mais fácil manter o contato com familiares e amigos, por meio de chamadas de vídeo e mensagens. As consultas médicas também passaram a ser on-line.

Oliveira destaca outras funcionalidades: “atividades fundamentais do dia a dia tiveram alterações. Essa parte da população ficou impossibilitada de ir ao mercado, por exemplo. Portanto, tiveram de aderir aos aplicativos de delivery.”

Os equipamentos eletrônicos ainda são importantes para o lazer dessas pessoas. Para passar o tempo sem poder sair de casa, elas assistem filmes e séries, escutam músicas, se informam, baixam jogos, aplicativos descontraídos e de atividades físicas. Reuniões religiosas por muito tempo não puderam acontecer de maneira presencial e migraram para o ambiente virtual. 

Portanto, as empresas devem estar preparadas para o crescimento desse público. É necessário um atendimento capacitado, tanto com aplicações de fácil aprendizado, quanto com colaboradores treinados para darem assistência.

Para o diretor da Total IP, esse é um diferencial: “aqui na empresa prezamos pela utilização de uma linguagem compreensível por todos e com boa vontade para resolver os problemas. Se o cliente ligou pedindo nosso suporte, ele precisa de nós.”

Cuidados importantes

É preciso entender uma tendência dos mais experientes em aprender funções tecnológicas. Afinal, eles viveram a maior parte da vida sem esses dispositivos. Os parentes têm o papel de ajudar, incentivar e instruir. Existem apps para auxiliar a navegação e ensinar utilidades básicas. Há também a possibilidade de configurar os equipamentos de acordo com as condições do usuário. Por exemplo: o aumento das letras e dos ícones; a opção de conectar o smartphone com um aparelho auditivo; a leitura dos textos em voz alta.

Outro fato a ser considerado é a necessidade de alertar quem está na terceira idade sobre fraudes. Eles são os alvos preferidos dos golpistas, pela falta de conhecimento nas ferramentas. 

Como você pode ver, a tecnologia não é apenas para os mais novos. Os idosos também podem mergulhar nesse universo, obtendo um convívio social e independência. Isso mantém seu cérebro ativo, cuida da saúde e diminui os riscos de desenvolver doenças como depressão e ansiedade.

Se deseja otimizar o seu atendimento e se preparar para receber todos os públicos, entre em contato com nossa equipe comercial. A Total IP tem as melhores soluções para você.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]