Humanize a comunicação para atrair clientes

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 19/01/2022 11h00, última atualização em 04/05/2022 16h25
Humanize a comunicação para atrair clientes

Desde o início da pandemia, na virada para 2020, muita coisa mudou em nossa vida. Uma semana de quarentena se tornou quase dois anos. Ao longo desse período, a sociedade passou por alterações. Costumes foram repensados, novos hábitos adquiridos no cotidiano e a transformação digital ganhou força, impactando diretamente na relação das pessoas entre si e com o consumo de produtos e serviços. 

A digitalização

Segundo um estudo realizado pela consultoria Ebit/Nielsen, mais de 7,3 milhões de brasileiros realizaram suas primeiras compras pela Internet no primeiro semestre de 2020, um aumento de 40% no segmento. Esses cidadãos, antes com a preferência de produtos e experiências de forma física, obrigaram as marcas a repensarem rapidamente a forma de se comunicar. 

A principal mudança no comportamento é na forma como as empresas se relacionam com o público. O engajamento socioambiental e as estratégias de comunicação seguirão como prioridade. A abertura de um diálogo entre marcas e seus consumidores deve ser feita sempre com foco em um propósito bem alinhado aos princípios das instituições.

Essa modificação acontece em um momento no qual o marketing digital ganha relevância. A representatividade desse segmento no Brasil provavelmente chegará mais perto da média global de 40%. Dentro desse cenário, as organizações têm mudado suas diretrizes. “É preciso estar presente em vários canais. Afinal, são diversos perfis de clientes e cada um com suas particularidades”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

A multicanalidade

Muitas áreas estão investindo na multicanalidade para atingir um número maior de pessoas. É indispensável, por exemplo, contar com um suporte como o API WhatsApp Business da Total IP. Com ele, você envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook. 

Ele é elaborado sob demanda para chat receptivo e ativo com respostas estruturadas e integração aos seus sistemas. Caso não seja suficiente, é simples fazer o transbordo para um operador. Além disso, trata-se do aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. 

De fato as corporações entenderam a relevância de um contato cada vez mais humanizado nos diversos canais digitais para criar uma proximidade com os usuários. Ao priorizar a criação de um diálogo em tempo real, é possível estreitar a relação. “Contudo, não podemos focar apenas nessa parcela da população, outros meios também continuam com sua relevância de sempre”, comenta Sanches.

Outras formas de atendimento

Dessa forma, desprezar a interação por telefone não parece um bom caminho. Para isso, a Total IP oferece os Robôs Dinâmicos. Eles são capazes de substituir em parte ou completamente o operador. Para se comunicar, utiliza gravações, sintetizador e reconhecimento de fala. Além da assertividade e agilidade nos processos, o recurso tem como benefícios a automatização, melhor qualificação dos dados, redução de custo com funcionários e alimentação automática de respostas.

Outra ferramenta sempre poderosa é o e-mail. Sendo assim, temos uma plataforma de gerenciamento com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade. Com ela, você possui o histórico de conversas, prioriza por palavras-chave, agenda o envio, entre outras funcionalidades.

O avanço da digitalização não pode perder a sensibilidade do ser humano. Nessa nova fase, o equilíbrio é essencial. “Não se pode considerar apenas um tipo de consumidor. Cada um tem seu estilo de vida, seus horários e suas necessidades. O importante é estar disponível para resolver problemas, tirar dúvidas e ajudá-lo quando precisar. Quem entender isso, larga na frente da concorrência”, finaliza o gerente comercial.

Portanto, aplique essas soluções no seu negócio e se fortaleça ainda mais. Se deseja conhecer mais sobre a Total IP, fale conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Será um prazer atendê-lo!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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