Como a tecnologia nos permitiu ouvir um buraco negro?

O buraco negro no centro do Aglomerado da Galáxia de Perseu foi tratado digitalmente para ser audível para o ser humano, mais um grande feito da tecnologia

Por Vinícius Lima, Total IP - Publicado em 12/05/2022 08h00, última atualização em 12/05/2022 09h09
Como a tecnologia nos permitiu ouvir um buraco negro?

Recentemente, a NASA – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, agência governamental dos Estados Unidos, divulgou um vídeo em seu canal no YouTube. A gravação, de pouco mais de 30 segundos, mostra uma demonstração de como seria o som de um buraco negro. Entenda como a tecnologia favoreceu esse feito e como ela pode ser bem aproveitada em outros contextos com a Total IP!

Como o áudio foi gerado? 

É de senso comum, dentro e fora do contexto científico, sobre as ondas sonoras só se propagarem onde há matéria, ou seja, para algo emitir barulhos, é preciso ter um sistema capaz de permitir essa propagação. No espaço, por exemplo, justamente por não ter oxigênio ou outros gases para espalhar os sons, há o silêncio. 

Embora haja discussões e estudos sobre a “matéria escura”, já é sabido como, nesse contexto, áudios de qualquer natureza não se propagam. Contudo, leituras de 2003 comprovam como as ondas de pressão do buraco negro localizado ao centro do Aglomerado da Galáxia de Perseu, há 240 milhões de anos-luz da Terra, podem ser traduzidas em uma frequência sonora. 

Tecnologia permitiu a tradução

O grande desafio, a partir dessa conquista, era tornar essa emissão algo perceptível ao ouvido humano. A captação dessas oscilações são cerca de 57 oitavas abaixo do dó central. Entretanto, recentemente, a NASA conseguiu trazer esse resultado para algo compreendido pelas limitações da nossa escuta. 

Assim, os dados foram sintetizados para o som alcançar a audição humana, ampliando-o acima do seu tom real. Segundo a instituição, a sinuosidade causada é baixa e, para traduzi-la à nossa percepção, foi feito um aumento de cerca de 144 quatrilhões de vezes. Com isso, foi possível escutar o tenebroso registro. Ouça!

O que isso deixa como lição?

Para Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, essa é uma grande lição para a sociedade e até mesmo para os leigos: “a tecnologia tem um poder infinito. Com os recursos cibernéticos e computacionais, é possível alcançar resultados antes inimagináveis”. 

Seja no campo científico, social, cultural, político e empresarial, as soluções são de grande valia para para avanços nos resultados. “No atendimento ao cliente, portanto, não poderia ser diferente. É possível unir o melhor do digital e Robôs Dinâmicos para satisfazer o consumidor com uma experiência única”. 

Telefonia é favorecida

Um dos maiores exemplos para Sanches é a otimização dos serviços de telefonia, seja para SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, telemarketing, suporte, cobranças e etc. “Com os Robôs Dinâmicos, é possível reduzir as filas de espera, além de facilitar os caminhos de quem está do outro lado da linha a solucionar sua dúvida, fazer uma compra ou resolver uma questão”, comenta. 

“É possível personalizar os menus receptivos, por exemplo, para encaminhar a chamada para o setor correto e isso já é um grande fator para favorecer o rendimento das equipes”, destaca o gerente. Além disso, com as campanhas ativas, fica fácil formar listas e as conexões são feitas pela solução, dando mais autonomia para os atendentes. 

Outros fatores para se levar em conta

Todavia, ainda no campo da comunicação de uma marca com seu público, não apenas o meio tradicional de diálogo é favorecido. “Com o advento da Internet, surgiram novos canais essenciais para o sucesso em promover a melhor vivência para quem tem o poder de compra”. 

Como exemplo, Sanches cita o próprio e-mail. “Não é uma novidade no mundo virtual, contudo, é um recurso essencial para conectar as organizações com seus clientes. A Total IP tem uma plataforma para gerenciar os correios eletrônicos de maneira assertiva e evitar falhas”. 

Diversas oportunidades e possibilidades de negócio

Outra forma de contato com a tecnologia é o SMS. “Também é desconsiderado por muitos líderes, mas fica o alerta: a taxa de abertura desses torpedos ultrapassa a casa dos 90%. Por isso, considerar esse formato mais rápido e simplificado para avisos e promoções é uma excelente estratégia”. 

Já o Chatbot se configura como indispensável atualmente. “Ainda mais quando falamos da importância de ter um site, mesmo se ele não oferece uma loja digital, é preciso ter um canal para tirar dúvidas. Para um suporte 24h, essa se torna uma ótima aliada”, complementa o gerente. 

WhatsApp e Telegram

As redes sociais ocupam um espaço assustadoramente grande no tráfego na web. “Elas desempenham um papel crucial para as relações sociais e até mesmo organizacionais atualmente. Além de ter um perfil em Facebook e Instagram, por exemplo, os apps de mensagem são uma boa investida”. 

Seja pelo WhatsApp ou o Telegram, são diversas as possibilidades de atuação de uma companhia para montar uma frente de atendimento precisa e prática para todos. “É uma atitude inteligente e empreendedora investir nas plataformas corretas. Seja para ouvir um som de um fenômeno espacial ou para garantir a precisão no diálogo, a tecnologia é vital. Para facilitar esse processo, a Total IP está aqui e consegue ajudar com as mais desafiadoras demandas”, conclui Sanches. 

Quer saber mais? Então entre em contato com nossa equipe comercial!

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?