Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Os gestores precisam manter os olhos abertos para essa situação
A pandemia completa pouco mais de dois anos no país. Hoje, com o aumento da vacinação e estabilização dos casos da Covid-19, muitas empresas já fazem adaptações na forma de trabalho de seus colaboradores. Algumas optam por manter a jornada 100% remota, outras oferecem a opção híbrida, ou então, realizam ajustes para a volta ao modelo totalmente presencial. De qualquer maneira, ferramentas como Robôs Dinâmicos são essenciais.
Sobre quem voltou aos escritórios, seja de forma parcial ou total, 81% dos trabalhadores consideram a experiência boa ou superando as expectativas. Os dados são do recorte Brasil da pesquisa realizada pela Sodexo e conduzida pela Harris Interactive em nove nações. Esses dados são relevantes, pois esse era o medo de muitos dirigentes. “Apesar do home office ter se firmado como boa opção, em alguns setores a presença humana é fundamental. Por isso, é interessante proporcionar uma boa volta ao time”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Em nosso país, de acordo com o levantamento, os colaboradores esperam padrões de segurança e higiene mais elevados. 98% dos respondentes aguardam desinfecção de áreas comuns várias vezes ao dia e 78% destacam ainda a qualidade do ar como condição determinante para o retorno. Além disso, 97% das pessoas consideram necessário disponibilizar opções para maior segurança e saúde das pessoas como o dispenser de álcool gel na entrada dos ambientes.
No quesito alimentação no emprego, os funcionários esperam das empresas variedade, com opções acessíveis nos restaurantes, delivery, ingredientes locais e de boa qualidade. Quando questionados sobre quais as medidas importantes para se sentirem seguros ao almoçar no ambiente, 98% querem a sanitização das superfícies como mesas e cadeiras e o distanciamento social com espaçamento.
A mesma porcentagem também considera relevante manter os equipamentos de copa e máquinas de café limpos a cada uso. A utilização de dispenser de álcool gel em restaurantes também foi citada como essencial por 97% e 96% gostariam de ter talheres embrulhados e alimentos não expostos no buffet. Logo, são fatores determinantes para os gestores ficarem de olho e garantirem a satisfação de todos.
A pandemia colocou temas em evidência, como nomadismo digital, ambientes compartilhados e deslocalização do trabalho, destacadas por inúmeras pesquisas e análises futuristas. Isso exigiu uma resposta dos líderes. Segundo estudo da WeWork, o modelo híbrido ganhou disparado como o ideal, com 81% das respostas. Além disso, 42% das pessoas indicaram preferir passar somente dois dias no escritório e três em casa.
Como conciliar os benefícios da maior integração entre a equipe no modelo presencial e a consolidação de uma nova cultura organizacional, com o desperdício de tempo no deslocamento citado por 93% dos respondentes? “Atualmente, existem diversas soluções para auxiliar nesse sentido. Dessa forma, a tecnologia é uma grande aliada para quem deseja aplicar essas novas maneiras de atuar”, comenta Sanches.
Na Total IP, são oferecidos vários produtos para isso. Com os Robôs Dinâmicos, por exemplo, você pode realizar chamadas ativas e receptivas sem a necessidade de um operador humano. Com a API Oficial WhatsApp Business, o atendimento também é automatizado, com mensagens programadas. Assim, o cliente responde quando preferir e seu time não fica sobrecarregado.
Conforme estudo da Microsoft, feita com cerca de 500 milhões de usuários globais, 73% querem a permanência do estilo remoto, pois ele traz mais flexibilidade. Ao mesmo tempo, 67% preferem as reuniões pessoalmente. Como combinar esse dilema, com duas proposições aparentemente conflitantes? “O contato humanizado pode ser uma alternativa. Dessa forma, as conversas acontecem a distância, mas sem perder a sensação de proximidade”, destaca o especialista.
No entanto, essa nova realidade fez as pessoas trabalharem mais. Estamos logados 46 minutos a mais por dia nos programas da Microsoft e as fronteiras entre a vida profissional e pessoal ficaram mais frágeis, afinal, o pico de uso desses sistemas acontece no horário do almoço e após as 21h, pelo mundo afora.
Isso tem levado muita gente a repensar sua carreira. Consoante a dados do LinkedIn, 41% estão considerando deixar seus atuais empregos, enquanto 46% planejam uma mudança significativa. Ainda, 47% das organizações estão mais abertas a contratações de candidatos residentes longe da sede da corporação.
Se flexibilidade passa a ser o nome do novo jogo corporativo advindo da maior autonomia, ela não deve ser confundida com estar sempre conectado. Reconstruir o capital social das organizações é bem diferente do passado e ninguém ainda encontrou a fórmula certa. Essa tarefa irá passar necessariamente por três esferas:
Cultura organizacional: o conjunto de propósitos e valores. Formam a alma da instituição e guiam os colaboradores nas tomadas de decisão. Como fazer isso sem todos presentes ao mesmo tempo?
O uso da tecnologia: isso pode ser para a realização de tarefas, mas também para conectar a equipe. Assim, cria em todos a sensação de pertencimento e soluciona problemas.
Espaço físico: o ambiente precisa dar alternativas a quem necessita se concentrar em alguns momentos do dia, mas também integrar todos.
Portanto, fique ligado nas novidades do seu setor e não seja ultrapassado pela concorrência. Promova um clima saudável e positivo para todo o seu grupo e, consequentemente, atinja melhores resultados. Para isso, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
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