Como o chat pode auxiliar no cotidiano do seu negócio

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 15/11/2022 08h00, última atualização em 14/11/2022 16h52
Como o chat pode auxiliar no cotidiano do seu negócio

Quando você checou se havia mensagens no seu celular pela última vez? Provavelmente, não há muito tempo. Atualmente, o mercado de trabalho exige de seus profissionais uma disposição integral para o contato. Com a imersão das corporações no universo digital, restou aos smartphones auxiliar nessa missão. Os aplicativos de chat, portanto, tornaram-se uma constante. Para se ter uma ideia, existem hoje, no país, 165 milhões de usuários ativos do WhatsApp. Esse número corresponde a 77,10% da população brasileira. Por conta dessa ampla disseminação, as empresas começaram a olhar para a ferramenta como um possível ajudante para outras causas. Quer descobri-las? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Como o chat é utilizado no Brasil

Apesar de todos os males causados pelo contexto pandêmico, há quem o aponte como um agente impulsionador de novas tecnologias. A veracidade desse argumento reside no fato da população, frente a uma calamidade, ter sido obrigada a adaptar estruturas estagnadas há décadas. O desenvolvimento de alternativas foi uma sequela da crise sanitária. “Historicamente, os desafios sempre foram responsáveis por instigar o crescimento. Quem atua no mundo dos serviços sabe como só é possível adquirir inspiração quando percebe-se a dor de quem está a sua frente. Corresponder a esse chamado é a força motriz por trás do nosso trabalho”, enfatiza o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

A partir das evoluções proporcionadas pelas adversidades do cenário, dois fenômenos foram observados. De um lado, plataformas já existentes, como a Assine Bem, caíram nas graças dos negócios por já apresentarem uma mentalidade pautada no virtual. Do outro, houve, também, o surgimento de inúmeras ferramentas apoiadas no on-line. Por terem evoluído dentro de um ambiente remoto, onde praticamente nada mais era feito presencialmente, suas esferas de atuação são as mais diversas possíveis. No entanto, houveram alguns destaques. Perante uma situação guiada por tantas mudanças, quem focou na aprendizagem e upskilling ganhou notoriedade. Os treinamentos tornaram-se indispensáveis, logo sua migração para o digital virou obrigação.

De acordo com a pesquisa “Agenda 2022”, realizada pela consultoria Deloitte, 90% das grandes companhias pretendem investir na capacitação de seus colaboradores ainda em 2022. Essa métrica indica a necessidade de programas eletrônicos aliarem-se à carência do mercado e oferecerem instrumentos voltados à transmissão de informfações. Quem se apresenta disponível para cumprir com o desafio é o WhatsApp. Por estar presente no dia a dia de boa parte da população, o app dispõe da praticidade desejada pelos estabelecimentos. “Assim como nas vendas, a inserção do conteúdo em único lugar é o mais recomendado. Dessa forma, retém-se o alvo nas suas mãos, pronto para absorver aquilo proposto”, pontua Sanches.

 

Aplicativos de chat como extensão empresarial

Ganha-se muito mais autonomia e dinamismo quando se pode acessar um  curso, aula ou apresentação diretamente do seu bolso. Utilizar softwares de chat, além de prático, tende a suavizar o momento do aprendizado, pois remete a um ambiente de trocas corriqueiras. Além disso, ter tudo disponível em um dispositivo móvel, assim como sugere, garante mobilidade. Ou seja, é possível interagir com a informação de onde quiser. Com isso em vista, a Total IP separou quatro vantagens vigentes à incorporação dessas ferramentas no cotidiano organizacional. Veja a lista abaixo!

Fluência

Um dos impedimentos para aproveitar um novo sistema é o período de adaptação as suas funcionalidades. Ultrapassá-los, por muitas vezes, torna-se uma barreira um pouco íngreme, capaz de deixar desistências pelo caminho. Isso, definitivamente, não é problema para quem procura absorver conhecimento diretamente de recursos como WhatsApp, ou até mesmo o Telegram. Ambos são parte integrante da rotina da maior parte dos brasileiros. Logo, poupa-se um primeiro contato de estranhamento. Dessa forma, restará ao usuário somente debruçar-se em frente à tela e estudar.

Flexibilidade

O processo de “encolhimento” do mundo real acontece desde as “grandes navegações”. Hoje, precisar comparecer fisicamente em um local para pleitear seu espaço já é um conceito ultrapassado. “Além disso, por conta da dinamicidade das relações, o usuário deve conseguir acessar um conteúdo de onde ele quiser. Por isso, na Total IP desenvolvemos produtos como o PABX Total ZAP e API Oficial WhatsApp Business. Ambos  procuram estender o contato empresarial para um ambiente mais amigável. O dom de estar em todo lugar ao mesmo tempo é humanamente impossível. Entretanto, para os robôs, faz parte de sua programação. Aproveite esses facilitadores”, insiste o gerente comercial.

Fama

Encontrar um brasileiro sem um aplicativo de chat baixado em seu celular pode ser considerado uma raridade. Somente o WhatsApp conta com mais de 165 milhões de usuários espalhados pela nação. Isso o faz a rede social com mais downloads de todo país. Por conta do número expressivo de users, a utilização da ferramenta torna-se proveitosa para as instituições ampliarem a sua marca. Raramente, alguém irá se perguntar quanto a procedência de um app como esse. Portanto, a popularidade é outro fator capaz de incentivar a adesão do público.

Formato

Além de todos os critérios de reconhecimento, praticidade e design, esse mecanismo torna-se poderoso por englobar diferentes mídias em um só local. Com o WhatsApp, por exemplo, pode-se enviar imagens, áudios, vídeos, textos, tabelas, entre outros conteúdos do gênero. “Essa polivalência garante uma usabilidade em inúmeros ramos distintos. Se um cliente pedir fotos de um produto, tudo bem, não haverá problemas. O mesmo vale para um pedido de gravação. Caso, porventura, solicitarem uma videochamada ou ligação, a resposta permanece tranquila. Ou seja, expandir os canais de contato é basilar para o desenvolvimento de uma entidade”, finaliza Sanches.

 

Seu estabelecimento está atento a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores inovações de chat para se adaptar ao meio e atingir o sucesso.

Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se grandes acontecimentos demandam mudanças, abra os olhos para a questão, invista em novos métodos, amplie os meios e aproveite um cotidiano tecnológico. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, esteja sempre em alerta, adapte-se com rapidez e qualifique seu ambiente de atuação. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]