Como a tecnologia pode auxiliar no setor de cobranças

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 27/09/2022 08h00, última atualização em 26/09/2022 18h49
Como a tecnologia pode auxiliar no setor de cobranças

Sua empresa conta, a cada dia, com uma cartela maior de clientes endividados? De acordo com os dados fornecidos pela Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), no início do ano, cerca de 76,3% da população brasileira possuía dívidas a pagar. Essa é a maior porcentagem da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. O número assusta e indica mudanças, tanto na rotina de quem não paga, quanto na de quem deve reclamar. Com o aumento de devedores, a demanda por mecanismos de cobranças tende a elevar no mercado. Quer descobrir como utilizar a tecnologia para auxiliar nesse processo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Como encontra-se o setor nacional de cobranças

Em um cenário onde 66,6 milhões de cidadãos no país estão inadimplentes, é fácil imaginar o quão abarrotado encontra-se o setor de crédito. Segundo a Serasa, o valor médio de dívida por indivíduo gira em torno de R$ 4.179,51. Essa quantia é o equivalente a quase quatro salários mínimos. Dentre os principais afetados pelos débitos, estão , por exemplo, bancos e cartões, com 28,18% e empreendimentos de consumo, com 22,74%. “Em meio às estatísticas, a Total IP enxergou a necessidade de desenvolver soluções capazes de resolver os contratempos do ofício. Perante um ecossistema sobrecarregado, a operação manual seria muito cansativa e pouco eficiente. Desse modo, abraçamos a causa e investimos em praticidade”, pontua o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

No entanto, as pesquisas demonstram como não são, somente, as pessoas físicas quem acumulam incumbências e fartam o setor. Conforme a Serasa, 5,5 milhões de organizações aparecem nessa situação. São quase 200 mil corporações acrescidas em comparação à mesma época, no ano passado. Ou seja, há cada vez mais dinheiro à espera de sua circulação no território. Cabe encontrar uma maneira eficaz de requerer os penhorados e girar a economia.

Acredite se quiser, a culpa desse número extenso de endividados não reside, apenas, no descuido financeiro atrelado à baixa renda. O jornal  “O Globo” fez um levantamento com micro e pequenas empresas onde constatou um ponto curioso. Consoante a plataforma de mídia, 50% dos atrasos monetários acontecem em decorrência do esquecimento do cliente. Sim, metade das entidades alegam, simplesmente, não se lembrar de pagar. “Essa informação é fantástica, pois confirma a crucialidade da atuação de agentes como a Total IP. Nosso propósito é, justamente, notificar e alertar quem soma dívidas. Portanto, de acordo com essa lógica, quem contrata o serviço está apto a capturar para si, de bate-pronto, 50% do mercado”, acrescenta Sanches.

 

Como os robôs dinâmicos ajudam no setor de cobranças

A fim de sanar as exigências do ramo, é fundamental dar atenção aos dispositivos de fala. Com isso em vista, a Total IP oferece criações alinhadas ao campo, como é o caso dos robôs dinâmicos. Popularmente conhecidos como Unidade de Resposta Audível (URA), eles são a ferramenta por trás das mensagens automáticas correntes a qualquer ligação telefônica. Sabe quando atende-se o celular e uma voz, do outro lado da linha, começa a dizer coisas como: “disque um para vendas, dois para conferir suas compras on-line” e etc? Então, aí estão eles.

O instrumento consegue atuar de duas maneiras distintas, no entanto complementares: receptiva e ativa. No primeiro caso, age-se em reflexo à demanda fornecida. Se algum devedor estiver em busca da quitação de suas despesas, o robô irá o recepcionar e, por meio de perguntas gravadas, solucionar a questão. “Na segunda frente de atuação – mais comum a esse mercado -, o aparato dispara, simultaneamente, inúmeras chamadas. Nela, tocará uma mensagem personalizada, contendo todos os requerimentos e urgências de quem nos contrata. Ao final, ainda haverá a opção do receptor falar diretamente com um atendente humano”, informa o gerente comercial.

Esse sistema facilita o dia a dia de um escritório destinado a cobranças. Enfrentar uma labuta, por muitas vezes repetitiva e com diálogos frustrantes, incomoda o funcionário. Além de roubar o tempo, essa atividade debilita quem trabalha. Desse modo, as conversões diminuem, a produtividade cai e a qualidade do serviço afunda junto. Logo, procure automatizar os procedimentos monótonos e deixe apenas o primordial para quem opera. Assim, soma-se qualidade de vida, engajamento e conforto ao local de ocupação.

 

Aposte no formato multicanal para converter mais cobranças

Nem sempre os telefonemos serão atendidos. Não importa a insistência aplicada e os recursos gastos, há quem praticamente não utiliza mais essa plataforma. O smartphone, entre os mais jovens, tornou-se um aparelho dedicado aos toques na tela, não ao diálogo enunciado. Logo, a comunicação pelo dispositivo móvel caminhou naturalmente para os chats. “Em meio a essa transformação proporcionada pelo digital, a Total IP percebeu a movimentação e comprou a ideia. Com agilidade, adaptamos os nossos robôs dinâmicos e direcionamo-os para aplicativos como WhatsApp e Telegram. Dessa forma, abre-se o leque de possibilidades e amplia-se a chance de converter um contato”, reforça Sanches.

Combinados, os meios aceleram o processo para encontrar a pessoa certa, reduzir o constrangimento na cobrança e evitar morosidade em negociações. Com a integração à API Business do WhatsApp, a atuação de uma entidade é estendida. A partir disso, pode-se chegar a um público pouco atingido e convertê-lo. Ademais, essa mecânica dispõe de variados benefícios, como o envio ativo de milhares de comunicados 100% em português. Cada um deles conta com templates pré-cadastrados e homologados, perfeitos para a ocasião imaginada. Já para Tiago Sanches, “o ponto alto é a disponibilização de um conta oficial e verificada pela Meta (Facebook e WhatsApp). Com ela, confere-se credibilidade a mais uma área de atuação”, finaliza.

 

Sua empresa está atenta a essa necessidade? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores soluções de chat e voz para o seu futuro.

Gostou das nossas sugestões? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se o mercado está em sua capacidade máxima, mostre aptidão e aproveite cada cliente em potencial. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, esteja atento, adapte-se e qualifique seu ambiente de atuação. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções de cobranças

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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