Cinco dicas para melhorar o atendimento ao cliente

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 15/09/2020 08h00, última atualização em 13/05/2022 16h47
Cinco dicas para melhorar o atendimento ao cliente

Em tempos de crise, muitas organizações precisaram se adaptar para não perder espaço nesse momento tão delicado. Por isso, os empresários estão cada vez mais atentos às mudanças de hábito e têm acompanhado as tendências de consumo catalisadas pela pandemia. Em especial, o atendimento ao cliente. Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

A experiência do cliente pode ser definitiva

De acordo com a  Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de março para abril o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas, recuou 11,8%. Logo, diante das novas necessidades, os negócios tiveram de investir ainda mais no atendimento ao cliente. 

Para o diretor executivo da Troco Simples, Anderson Locatelli, o efeito do isolamento social atingiu até mesmo os segmentos essenciais, os quais haviam resistido nas primeiras semanas de quarentena. “Precisamos estar alinhados aos novos hábitos de consumo, mas sem deixar o bom e velho relacionamento de lado. Nos supermercados, por exemplo, normas e rotinas são fundamentais no ambiente”, explica. 

Pensando nisso, para proporcionar uma boa experiência ao cliente, a central de atendimento precisa oferecer um serviço ágil, objetivo e assertivo. Por isso, Locatelli elencou algumas dicas para auxiliar nesse processo. Veja:

Treine seus colaboradores 

A interação pessoal é certamente o principal caminho para impressionar o consumidor. Assim, ao tirar dúvidas ou realizar compras com um funcionário pró ativo e conhecedor das informações do produto, o cliente se sente muito mais satisfeito e tem o desejo de voltar ao seu negócio. 

Certifique-se também o conhecimento da equipe ao operar sistemas digitais. Dessa forma, é essencial a escolha de boas soluções para garantir uma performance positiva do público externo e, também, interno.

A Unidade de Resposta Audível, por exemplo, é um mecanismo para agilizar a conexão com o cliente e atendê-lo de maneira assertiva, automaticamente. Ou seja, sem a interação humana. Na Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers  temos opções para todas as necessidades comerciais. 

  • Agilidade no contato – URA Receptiva
  • Potencialização de metas de vendas e cobrança – URA’s Ativa e Reversa
  • Controle da performance do empreendimento – URA de Pesquisa

Conheça as necessidades dos clientes

Entender as precisões do comprador ajuda a criar soluções eficientes e direcioná-lo melhor. Ao identificar o seu público alvo, por exemplo, é possível oferecer diferenciais competitivos de ofertas. 

Construa uma relação de confiança

Tenha mais tempo para escutar e ter clareza no entendimento da questão. Logo, o operador deve perguntar para o ouvinte exatamente o ocorrido, deixá-lo contar tudo e não o interromper. Os minutos gastos a mais neste procedimento pouparão trabalho e reclamações. 

Para manter a qualidade no contato com seu interlocutor, o DAC pode ajudar. Ele é uma solução de direcionamento de ligações. Ou seja, capta as chamadas recebidas e as direciona, automaticamente, a um atendente livre para iniciar o diálogo. Com isso, o período de espera é reduzido e o espectador fica ainda mais satisfeito. 

Invista em tecnologia 

Segundo uma pesquisa global, da MIT Techonolgy Review, 91% das companhias “icônicas” utilizam Inteligência Artificial (IA) para aumentar a satisfação de seus usufruidores. Em vista disso, um Agente Virtual, por exemplo, é capaz de realizar várias atividades concomitantemente e ainda auxiliar na produtividade do seu time. 

Ou seja, “a transformação digital é essencial em épocas de crise. Não investir nesse setor é sinônimo de prejuízo”, expõe o presidente da Total IP, Carlos Henrique Mencaci. 

Foque na satisfação do cliente

Impulsionados pela evolução tecnológica, o trinômio base de qualquer empreendimento – serviço, marketing e vendas – passou por intensas transformações. No entanto, não só as tecnologias mudaram, mas a cabeça e o perfil do consumidor. Com isso, a excelência no atendimento e a experiência do usuário (UX) devem ser a preocupação da companhia. Logo, esses pontos estão entre as principais reclamações e podem negativar a imagem da sua marca.

Fique atento às reclamações

Nesse contexto, toda atividade comercial deve manter canais de reclamação presenciais e a distância. Isso é importante para os clientes se sentirem à vontade para relatarem suas vivências negativas. Essa ação ajuda a minimizar as emoções mais intensas e, ainda, oferece uma ótima oportunidade para a melhoria das corporações. 

Portanto, o apoio  ao cliente é decisivo para o sucesso de uma instituição. “A maneira como você se relaciona com seus compradores definirá a qualidade do seu estabelecimento diante do mercado”, ressalta Mencaci. 

Quer se destacar em meio aos concorrentes? Nossas soluções integradas podem ajudar! Entre em contato com a gente.

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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