Recentemente, em entrevista para a TV Brasil, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou o recebimento de R$ 280 milhões em verbas para pesquisa destinadas aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). A vantagem disso? Um futuro mais digital para a nação.
Desenvolvimento geral
O montante integra os outros R$ 1 bilhão já destinados à pasta ainda este ano. O principal benefício em destinar parte dos lucros do país para esse campo está no desenvolvimento de ferramentas, soluções e avanços para a implementação de tecnologias como o 5G ou 6G, por exemplo.
Para Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, quanto mais rapidez e eficácia tivermos em nos equiparar aos países desenvolvidos, melhores serão os resultados para a população e para as empresas. “A comunicação é um dos principais pontos beneficiados com esse tipo de aplicação”, conta.
Investimentos geram lucros
O ministro, entretanto, alerta como ainda é preciso ter mais dinheiro destinado à pasta. Para Sanches, a explicação é básica: “assim como organizações iniciando a transformação digital agora, os gastos parecem grandes, mas o custo-benefício é gigantesco e os frutos serão colhidos em pouco tempo”, afirma.
Essa máxima é válida, inclusive, para as ferramentas de atendimento ao cliente. “Ainda há gestores receosos quanto à importância de construir a multicanalidade e unir o melhor da telefonia com as plataformas virtuais. Contudo, é quase uma palavra de ordem para os próximos anos não deixar a ‘peteca cair’ nesse sentido e apostar na tecnologia”.
Experiência do consumidor
Ainda segundo o gerente, uma nova realidade se configurou nas últimas décadas e tende a ditar o comportamento do consumidor moderno daqui para frente. “Não dá mais para negar a Internet nem todos seus aparatos. O modo de comprar mudou, assim como a maneira de interagir com as marcas, também”, destaca.
Assim, a principal missão dos empreendimentos daqui para frente é garantir uma experiência satisfatória entre o público com poder aquisitivo. “Garantir um sorriso do início ao fim do processo de aquisição de um serviço ou produto é essencial para a fidelização, além de ser uma excelente estratégia para manter a companhia relevante entre a competitividade do mercado”.
O gerente ainda reforça a necessidade de se atentar a esse tema, independentemente do setor de atuação ou tamanho da empreitada. “O Governo Federal está aplicando agora e certamente terá resultados amanhã. A sua corporação também pode seguir pelo mesmo caminho”, conclui.
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