Black Friday 2021 teve menos pedidos, mas maior faturamento

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 06/12/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Black Friday 2021 teve menos pedidos, mas maior faturamento

Embora o número de compras tenha sido menor em relação a 2020, resultado da Black Friday deste ano chama a atenção para a vivência do consumidor

Ter bons números em 2021 é fator determinante para ditar os próximos cenários do mercado empresarial em 2022. Ainda nos primeiros passos rumo à recuperação econômica de uma crise causada pela pandemia, otimismo e pessimismo parecem se encontrar a todo momento. 

Resultados deste ano

Justamente por isso, a Black Friday, evento de vendas com o objetivo de impulsionar o número de compras com ofertas nunca vistas durante o ano, ganha mais atenção em um contexto de instabilidade econômica. As expectativas não foram supridas, contudo, os resultados ainda são favoráveis. 

De acordo com um levantamento realizado pela Neotrust, a estratégia gerou um faturamento total de R$ 5,4 bilhões, representando um crescimento de 5,8% em relação ao ano passado. Para esse dado, foram considerados os números totais de aquisições feitas via e-commerce de quinta-feira (25) até às 23h59 de sexta-feira (26). 

Gastos aumentaram

Apenas nessas 48 horas, foram cerca de 7,6 milhões de pedidos, um resultado 0,5% menor em relação ao desempenho do ano passado. Contudo, o valor médio gasto nas transações foi de R$ 711,38, um aumento de 6,4% em relação ao mesmo evento de 2020. 

Para Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, a Black Friday mostra como é importante apostar na qualidade da experiência oferecida para quem tem o poder de compra. “Na maior parte das vezes, vale mais fidelizar clientes antigos em relação a conquistar novos. Portanto, não se trata tanto de quantidade, mas sim de qualidade”, explica. 

Ferramentas tecnológicas podem ajudar

Sanches destaca como, nesse contexto do comércio digital, é fundamental apostar na multicanalidade para atender o público da marca, tanto para sanar dúvidas, quanto para dar suporte no pré e no pós-venda. “Os Chatbots e Chat por WhatsApp são excelentes aliados nesse quesito, pois oferecem uma solução rápida para quem quer aproveitar descontos”. 

Há quem prefira os canais mais tradicionais, como telefone e e-mail. “Também oferecemos soluções indispensáveis para estabelecer, de fato, um diferencial competitivo da sua empresa em relação à concorrência. Garantir um sorriso em quem consome é fundamental para se manter relevante daqui para frente”, explica o gerente comercial. 

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