As tendências do consumidor para 2023

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 28/12/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 13h07
As tendências do consumidor para 2023

Mais um ano está chegando ao fim e, com isso, as expectativas para o próximo ciclo a se iniciar ficam lá em cima. Para se dar bem nos negócios, é preciso estar atento às transformações. Na atual sociedade na qual estamos inseridos, o fluxo informacional é muito intenso e conseguir acompanhar esse ritmo pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, a Total IP faz questão de apurar as novidades do momento e demonstrar como a tecnologia pode ser uma aliada na hora de conquistar o público. Como nunca, as inovações não param de chegar e se adaptar a elas é crucial para conquistar o sucesso. Se você almeja desfrutar de um 2023 próspero, é indispensável estar contextualizado acerca das possibilidades e pontos de atenção. Sendo assim, compreenda o padrão comportamental dos consumidores para essa nova temporada e como nossos dicadores e chatbots podem ser aliados!

Os novos hábitos dos consumidores

Para uma empresa obter sucesso nos tempos modernos, lucrar já deixou de ser o principal meio. Embora ainda seja relevante, é claro, a consolidação de uma imagem confiável e moderna é tão importante quanto. Quando há o atendimento das demandas vindas do público externo, a permanência deles no estabelecimento é praticamente garantida. Por essa razão, se manter atualizado é essencial para se mostrar ativo frente à concorrência. 

Nessa era virtual, qualquer aspecto é significativo para a satisfação do cliente. Desde o primeiro contato, toda a experiência conta para a tomada de decisões. “Atualmente, o mercado é extremamente competitivo, sendo necessário se destacar na multidão para não ser deixado de lado. Por meio de pesquisas de satisfação ou programas de fidelização, é possível personalizar e humanizar o relacionamento com o cliente. Para quem não sabe ainda, essa é a peça-chave para os negócios não apenas do futuro, como do presente”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Além disso, para alcançar o potencial máximo de uma organização, a infraestrutura dos colaboradores deve ser eficiente. Quando se tem os funcionários e funcionalidades certas, nenhum alto fluxo de demandas é assustador. “O crescimento de um empreendimento acarreta no alto volume de chamadas e notificações. Nessas horas, contar com a ajuda de discadores, gravações de voz ou até mesmo chatbot pode fazer uma diferença total. Se um gasto em específico te traz benefícios, automaticamente ele se torna um investimento”, complementa Sanches. 

Seu negócio está preparado para 2023?

De acordo com dados da consultoria McKinsey & Company, mais de 50% dos contratantes ou compradores trocam de prestadora de serviço caso ela não antecipe suas necessidades periodicamente. Nesse sentido, se mostrar à frente do tempo pode ser primordial para alcançar uma alta performance. Com base na mudança de comportamento dessa parcela, elencamos algumas tendências para o perfil do consumidor em  2023. Confira!

Os canais digitais em ascensão: conforme uma pesquisa da Sercom, 64% das pessoas preferem ser atendidas nas plataformas virtuais das organizações. Tal estatística se enquadra no cenário da digitalização de processos, caracterizado pela desistência de frequentar agências ou até mesmo realizar ligações para resolver problemas. “Os meios de comunicação estão em constante expansão e, juntamente, a preferência de cada um. Nesse mar de opções, nichos diferentes de pessoas priorizam algum tipo de contato, sendo necessário direcionar a sua companhia para o perfil do seu público”, pontua o especialista. 

O consumo de produtos locais em crescimento: dentre os inúmeros hábitos frutos da pandemia, já percebemos como alguns deles não são passageiros e vieram para ficar. A preferência por mercadorias artesanais e regionais, por exemplo, teve um aumento considerável nos últimos três anos. Segundo estudos da Sendinblue, 44% dos indivíduos passaram a adquirir mais artefatos de empresas de pequeno porte a partir de 2020, com a previsão de uma redução de apenas 8% na retomada das atividades presenciais. Isso porque uma certa parcela populacional começou a valorizar mais as economias locais. No geral, a tendência é a permanência desse costume e os empreendedores de plantão devem ficar atentos a esse fato. 

Os e-mails marketing e seu importante papel: esse é um meio de comunicação direta da corporação com seus contatos. Seus conteúdos podem abranger produtos, promoções e informações em geral. Por meio de um disparo, tanto parceiros quanto clientes recebem a mensagem, sendo de extrema relevância as frases e imagens chamativas para chamar a atenção do leitor. “Tendo consciência da importância desse canal comunicativo, a Total IP desenvolveu o Gestor de E-mails. Com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade no atendimento de nossos clientes, a ferramenta vai ao encontro da multicanalidade. Em tempo real, o recurso permite a distribuição automática dos correios eletrônicos para um operador livre. O supervisor também pode criar filtros, regras, priorizar palavras-chave e realizar a monitoria das devolutivas. Outro destaque são as respostas padrão, adicionadas com apenas um clique em uma busca rápida de conteúdo”, ressalta o gerente comercial da Total IP. 

A sustentabilidade é tendência: produzido pela Mintel, o relatório Tendências Globais de Consumo para 2023 aponta como nos próximos cinco anos as marcas serão regidas por propósitos envolvendo desafios a longo prazo a serem enfrentados pelas indústrias, nações e comunidades. Nesse contexto, os indivíduos também priorizam os valores das entidades, dando suporte àquelas mais confiáveis e com metas voltadas para o bem coletivo. De forma geral, 62% dos consumidores nacionais acreditam nas ações do agora como algo necessário para salvar o planeta. Tal conjuntura demonstra como a forma de pensar ESG está em um processo de amadurecimento. 

A Total IP pode te ajudar!

Em suma, somos uma desenvolvedora de software desde 2005. Nossas soluções inovadoras estão em constante adaptação ao novo cenário digital. O nosso foco está sempre na conquista da satisfação do cliente! Pautados pela cultura avaliativa, nossa equipe de performance consegue traçar exatamente as carências e os quesitos passíveis a melhores investimentos. Afinal, escutar quem usufrui dos nossos serviços é o primeiro passo rumo à fidelização!

Um pouco sobre nossas soluções!

  • PABX IP com Totalphone WebRTC
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • THD (Total IP Human Detector)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs Dinâmicos de Chats (chatbot).
  • API WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte com nossas funções! Independentemente do setor, nossos serviços podem te ajudar. Para mais informações, acompanhe nossas postagens! Temos nosso blog e as redes sociais disponíveis no canto de sua tela! Faça uma visita no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Fique por dentro de tudo!

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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