As estratégias diante de um endividamento recorde

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 15/12/2021 11h00, última atualização em 05/05/2022 15h43
As estratégias diante de um endividamento recorde
A pandemia obrigou diversos estabelecimentos a ficarem fechados por muito tempo, diminuírem o ritmo e, em diversos casos, encerrarem as atividades. O reflexo na economia do país foi impactante e já pode ser visto nos números. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, o endividamento das famílias brasileiras atingiu o maior patamar dos últimos 12 anos.

Os problemas do endividamento

O efeito imediato desse crescimento do número de pessoas nessa situação, segundo especialistas, é o aumento na procura por crédito, apontado como a forma mais eficiente para o consumidor conseguir recompor seu poder de compra. “Entretanto, é fundamental não deixar esse problema aumentar, pois acarreta em uma espécie de bola de neve”, alerta o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

Isso evidencia a necessidade de uma estratégia eficaz e de um bom serviço, com métodos e tecnologias de ponta, por parte de varejistas e empresas, principalmente dos pequenos e médios negócios, para minimizar o risco de inadimplência. Sendo assim, é importante planejar bastante para conseguir receber a dívida.

Com o uso correto dessas ferramentas e um atendimento bem treinado e capacitado, a assertividade é maior. Dessa forma, é essencial contar com um procedimento personalizado e elaborado conforme os seus objetivos e perfis de clientes. Por exemplo, imagine ligar para um consumidor inadimplente, ele atender e você não possuir ninguém para conversar com ele. Após isso, as próximas tentativas de contato serão em vão.

Para as decisões serem tomadas de forma eficiente, evitando constranger a pessoa do outro lado da linha, é preciso estudar detalhadamente cada caso. Sendo assim, os operadores precisam saber como conversar, negociar e oferecer a melhor opção de pagamento. “Ou seja, nesse momento a sua equipe e a estrutura da sua empresa são fatores decisivos”, complementa Oliveira.

Soluções para contatar os clientes

Uma opção pode ser o API WhatsApp Business da Total IP. Atualmente, é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Com ele, cada colaborador pode falar com várias pessoas ao mesmo tempo, o cliente responde quando puder e você conta com histórico e localizador de mensagens, servidores em nuvem e suporte 24 horas por dia.

Outras alternativas são os discadores Preview, Power, Preditivo e Preditivo Plus. Eles eliminam as três primeiras etapas improdutivas de uma operação: buscar um alvo, chamar e afastar contatos não efetivos (não atende, ocupado, números inválidos e secretária eletrônica). Assim, apenas os efetivos são transferidos, aumentando em mais de 45% sua produtividade.

Para o diretor de tecnologia, a solução Relatório de Contact Center é crucial. “Você analisa o rendimento da sua equipe, aplica um tempo máximo nas conversas, confere a média de espera e quantidade de desistências na fila, entre outras opções. Logo, possibilita ao gestor planejar os próximos passos.

Já no âmbito financeiro, o head de marketing da Quod, Humberto Bocayuva, destaca algumas medidas a serem tomadas.

Repensar a forma de fazer análise de crédito: ainda hoje, muitas instituições fazem a análise de crédito avaliando apenas os dados de negativação. No entanto, com o Cadastro Positivo, implementado no país em 2019, também se tem acesso ao histórico de compras do indivíduo. Dessa forma, é possível tomar uma decisão mais segura.

Valorizar os bons pagadores e ter controle das informações: é essencial conhecer o comportamento financeiro do consumidor, valorizando e dando atenção aos bons pagadores registrados em um negócio. “Uma maneira de fazer isso é sempre oferecer novas formas de pagamento ou descontos para quem honra os vencimentos em dia”, aconselha Bocayuva.

Auxiliar os devedores no controle das dívidas: o acompanhamento e controle é uma das soluções mais eficazes. Com isso, é possível realizar uma cobrança mais efetiva e menos invasiva.

Portanto, esteja preparado para essa situação ruim vivida pelo nosso país e procure efetuar uma abordagem de qualidade com quem utiliza do seu serviço. Caso deseje contar com esses instrumentos em seu negócio, fale com a Total IP, será um prazer atendê-lo.

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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