Concilie atendimento humano e automatizado em seu negócio
Essa prática é essencial para o sucesso
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A tecnologia está alterando a maneira como lidamos com todas as coisas do cotidiano
Conforme o tempo vai passando, atividades do nosso cotidiano se alteram. Com a Internet, isso vem acontecendo de maneira cada vez mais rápida. Todos os dias surgem novas atualizações, programas e aplicativos. Nos últimos anos, passamos por dificuldades e mudamos a forma de lidar com várias coisas. Porém, precisamos alterar como olhamos para um elemento: o dinheiro.
Nós não lidamos com ele da mesma forma como era na época de nossos pais ou avós. Muito provavelmente, quando chegar a vez de nossos filhos, terão outro comportamento. A gestão financeira, antes era predominantemente manual com as cédulas e, agora, vem sendo constantemente renovada por conta dos avanços tecnológicos. Principalmente pelos investimentos em inteligência artificial, a qual proporcionou o surgimento de novas moedas digitais e sistemas on-line.
Há anos, seria impossível imaginar guardar seus recursos em um banco virtual, sem sede fixa. Andar sem notas e cartão e realizar os pagamentos utilizando apenas a tela do celular. Contudo, essas modernidades são bem mais seguras. “Assim como em todas as áreas da vida, essa também passa por atualizações. Porém, para transmitir confiança ao cliente, as instituições precisam manter um bom relacionamento e comunicação eficiente”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Com a digitalização, essas empresas precisaram se adaptar e criar formas de melhorar a experiência do usuário para ele não procurar um concorrente. Nessa tarefa, as ferramentas modernas são importantes aliadas. Em um universo com tantas opções e regras a seguir, um bom suporte pode fazer a diferença, pois os serviços acabam sendo semelhantes. Com o open banking, isso tende a igualar mais.
Essa nova opção permite o acesso a dados dos consumidores para oferecer melhores produtos, de acordo com o perfil de cada um. Entre os benefícios, estão o surgimento de novos modelos de negócios, maior transparência nas relações e o aumento da competitividade na oferta de serviços. Entretanto, isso só acontece se a pessoa autorizar o uso de suas informações para tal finalidade.
A pandemia foi um fator crucial para a evolução de muitas funções. As criptomoedas foram um dos maiores avanços e explosão de investimentos feitos no último ano. Segundo uma pesquisa feita pela Hashdex, o crescimento registrado desde o começo de 2021 foi de 938% – um salto de quase 300 mil investidores a mais do em comparação ao ano anterior.
Hoje, o papel moeda deixou de ser saudável para a economia de um país. Além de causar enorme desmatamento para sua circulação, sua impressão também é cara, gerando um custo maior e, consequentemente, um prejuízo. Em contrapartida, as digitais são incapazes de gerar uma inflação na mesma proporção. Mesmo com sua limitação quantitativa – escassez equivalente ao ouro no mercado – elas vieram para ficar.
Outra grande inovação, com boas expectativas é a machine learning. O ensinamento profundo das máquinas, capaz de desenvolver a habilidade de desempenharem funções humanas e, até mesmo raciocinarem de forma parecida. Em poucos anos, os cientistas não serão mais necessários, o aprendizado será feito diretamente entre um aparelho e outro. Isso proporcionará um aumento gradativo da performance e conhecimento.
“Os computadores já assumiram várias atividades antes feitas por pessoas. Porém, esse contato deve ser humanizado, na medida do possível. Deixar tudo na mão de robôs pode desamparar os clientes. O sucesso virá com o equilíbro”, ressalta Sanches. Todos esses avanços, quando aplicados no setor econômico, possibilitarão uma administração muito mais assertiva e eficiente de nossas finanças, servindo como auxiliadora e evitando endividamentos.
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