A área da beleza também precisa de tecnologia

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 11/05/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h16
A área da beleza também precisa de tecnologia

A tecnologia é um recurso presente em inúmeras ações do nosso dia a dia. Sendo assim, quando se trata da vertente de cuidados pessoais, ela também não poderia ficar de fora. Em uma realidade cada vez mais digital, as ferramentas desenvolvidas, como os Robôs Dinâmicos, mostram seu potencial para facilitar a área da beleza assim como faz com as demais. Então veja, nesta matéria, como os softwares podem revolucionar esse setor. 

A área da beleza é ampla e uma das maiores do mercado Brasileiro 

Conforme os dados do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, atualmente são 1.412.613 companhias voltadas para os serviços de beleza ativas no Brasil. Assim, mesmo com a mudança dos hábitos de muitos brasileiros, o empreendedorismo nesse ramo continua em alta. Em 2021, foram abertos 223.926 novos salões e clínicas de estética. Esse número, reverteu o país para o título de 4° maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. 

As segmentações desse mercado apresentaram expansões no último ano 

De acordo com as estatísticas divulgadas pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a Abihpec. O setor de representado pela entidade registrou um crescimento em cerca de 10% nas vendas ex-factory, ou seja, elas apenas consideram o faturamento de fábrica, sem adição de impostos sobre vendas, no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. 

Os números também foram favoráveis para a vertente de maquiagem. Segundo a mesma pesquisa, os produtos (incluindo maquiagem para unhas, boca, rosto, olhos e multifuncional), cresceram 20% nas receitas ex-factory no momento, em comparação ao 1º semestre de 2021. “Essa alta pode ser justificada pela estabilidade na crise sanitária. Afinal, retornaram os passeios, festas, bares e restaurantes. Antes, o uso constante de máscaras de proteção escondia parte da aparência e, até mesmo, retiravam os produtos aplicados ao entrar em contato com o rosto. Logo, as pessoas reduziram ou excluíram esse quesito de seu cotidiano”, analisa Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Por fim, os salões de beleza, onde o atendimento costuma ser completo, também houve uma amplificação. A partir dos números divulgados pelo Estadão, só no país 343 mil comércios desse tipo foram abertos desde 2020. Dentre eles, 11 mil surgiram em junho do ano passado, porcentagem 28,5% maior quando comparada com cerca de seis semestres atrás. Sendo assim, o ramo é um dos três com mais CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, abertos no território nacional. 

Quando se trata da prestação de serviços manter um bom atendimento é indispensável 

Quando a demanda aumenta, a oferta tende a subir para captar os novos clientes em potencial. Afinal, é uma oportunidade mercadológica, sendo favorável investir em uma tendência, principalmente, quando ela é duradoura.  Para o meio beauty a atenção, tranquilidade e personalização conseguem fazer toda a diferença no instante de fundar um bom negócio e manter a sua ascensão. 

Nesse sentido, Sanches alerta como o atendimento ao cliente é crucial e não deve ser algo secundário dentro desse meio. “Com tantas empresas no mesmo caminho, ser destaque é essencial. Isso porque a experiência do consumidor inicia desde o primeiro contato com a entidade. Logo, a chance está em aprimorar o seu empreendimento, captar a nova demanda e fidelizá-la por meio dos diferenciais nas ações consideradas comuns, como o acolhimento”, pontua. 

De acordo com o levantamento da Hibou, 50% dos consumidores brasileiros tornam-se fiéis a uma marca, principalmente, por meio de um bom suporte. Ainda segundo o estudo, para desistir de vez de uma marca, 53,9% dos entrevistados passaram por duas ou três más experiências. “A partir de bases como essa, é possível observar como não apenas o produto ou atividade oferecida contam, mas sim, o relacionamento completo com o nome”, esclarece o representante da Total IP. 

Integrar a tecnologia à marca é um investimento fundamental e vantajoso  

Manter uma corporação no meio digital, hoje, é uma medida indispensável. Afinal, nesse ecossistema, os sites e as redes sociais são uma opção de contato da clientela para visualizar as compras de interesse, assim como agendar os trabalhos. Conforme o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo publicado em 2022, 81% dos varejistas de beleza mantém canais de venda no Instagram e no Facebook. As mídias mais utilizadas pela área são o Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp. A partir desse cenário, Sanches aponta três melhorias geradas por essa conexão. Confira:

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Melhoria na experiência do cliente: a tecnologia pode ser usada para criar experiências mais agradáveis, flexíveis e assertivas. “Nesse caso, manter um suporte de 24 horas, sete dias da semana, só é viável com o auxílio dos Robôs Dinâmicos, por exemplo. A inteligência dessa solução é aplicável aos chats, também aos principais aplicativos de mensagem instantânea , como o famoso “zap” e chamadas. Além de enviar recados ativos e realizar a recepção do indivíduo, consegue ser uma ferramenta para captar pesquisas de satisfação”, acrescenta. 

Oferecer soluções personalizadas: existem softwares, dos quais  auxiliam na criação de pacotes, ofertas e descontos mais personalizados. A partir disso, as ações tomam como base as necessidades individuais de cada pessoa. Nessa dinâmica, algumas marcas de cuidados com a pele oferecem testes genéticos para determinar a melhor rotina de skin care. 

Gera proximidade com o público: manter o contato com o público também tem grandes efeitos. “A comunicação é essencial para cativar quem está do outro lado da tela. Assim, estar presente nas mídias é obrigatório. Essa medida deve ir além de fotos bonitas construindo um feed, mas manter a disponibilidade de uma central de dúvidas, a opção de contato direto na interface da página e outras facilidades de falar com os representantes e estar a par das novidades”, finaliza o executivo. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

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