WhatsApp para comunicação interna pode sobrecarregar os colaboradores

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 09/06/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
WhatsApp para comunicação interna pode sobrecarregar os colaboradores

Um ano após o país se ver obrigado a mudar drasticamente seu formato de trabalho devido à pandemia, o profissional de RH passou a enfrentar um novo desafio: reformular a comunicação da empresa tanto externa, com ferramentas de atendimento, quanto interna. Quem não quis investir nesse segundo quesito e ficou apenas no WhatsApp está enfrentando efeitos negativos.

Cenário

De acordo com pesquisa da Convenia, em parceria com a TiqueTaque, quase metade das companhias nacionais (46,15%) adotaram modelos mais digitais em sua rotina. Na falta de tecnologias de comunicação próprias, 84,52% em jornada híbrida passaram a utilizar o WhatsApp como ferramenta de interação durante o trabalho. De quem está fazendo home office, 66,9% usam o aplicativo durante o expediente – e fora dele também. 

O resultado disso é um claro desencontro dos modelos de negócios com o mundo atual. Afinal, 42,9% dos entrevistados consideram o diálogo de suas corporações ineficiente e 51,5% deles, em atuação remota, sentem falta de estrutura adequada, como Internet de qualidade, espaço físico, poltrona ou cadeira apropriada, etc. “Claramente, uma coisa liga a outra. Os colaboradores não têm uma boa conexão com seus líderes e, consequentemente, não conseguem relatar problemas ergonômicos como esses. Até mesmo pelo relacionamento frio mantido pelo app, por exemplo”, comenta o gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, Thiago Sanches. 

A plataforma de mensagens é instantânea, mas seu objetivo direto não é a comunicação interna das organizações. “Além de diminuir o foco do time entre mensagens de trabalho e pessoais, se desligar da instituição em momentos de descanso pode se tornar um desafio”, descreve um trecho do estudo, realizado com 269 profissionais de RH de diversas regiões do Brasil, em março deste ano.

Outro problema é o compartilhamento de dados sensíveis, aponta o levantamento. “Com a utilização do WhatsApp as chances de vazamento podem ser maiores. Dessa forma, a partir da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as entidades poderão sofrer penalizações e multas”, relata o levantamento.

Soluções!

Nesse sentido, além das ferramentas de videochamadas como Zoom ou Meet, recursos de ligações em nuvem podem facilitar a vida operacional da corporação. O PABX IP (Private Automatic Branch Exchange, por exemplo, centraliza a comunicação telefônica, tanto interna, quanto externa. Assim, a companhia precisa de apenas uma linha, enquanto cada colaborador fica com seu próprio ramal. 

Assim, o trabalhador consegue atender essa ramificação utilizando o próprio celular. No entanto, qual a diferença, se estará no aparelho pessoal? É possível configurá-lo para funcionar somente durante o horário de expediente. Ou seja, sem exceder a carga laboral e garantindo o descanso no final de semana. “Para isso, é preciso somente instalar um app e o dispositivo ter conexão com a Internet, seja wi-fi ou dados móveis. Pronto: simples , econômico e produivo”, finaliza o gerente.

Portanto, é essencial se adaptar e oferecer a melhor experiência para seu staff e atender às suas necessidades. “Os artifícios para o RH estão cada vez mais próximos daqueles já usados no dia a dia. Ou seja, as soluções de tecnologia disponíveis. Cabe às companhias encontrar aquelas mais alinhadas à cultura organizacional”, conclui o CEO da Convenia, Marcelo Furtado. 

Nossa equipe pode te ajudar! Entre em contato com a gente, basta clicar nesse ícone do WhatsApp na sua tela! 

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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