A Total IP tem a solução certa para o seu negócio
Integração e um Omni Atendimento de excelência
Aguarde, carregando...
Entenda a documentação da Anatel e como turbinar seus resultados de telefonia
Constantemente, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) agrega resoluções e lança normativas para padronizar as telecomunicações no Brasil. Com o novo despacho, publicado em 23 de setembro de 2024, o uso da Bina Dinâmica será encerrado. Ou seja, os telefones capazes de “binar” para o cliente precisarão ser registrados no CNPJ da empresa. Entretanto, a Total IP possui soluções para tornar esse contato ainda mais assertivo, utilizando a API do WhatsApp, focada em turbinar o atendimento do negócio.
Por meio do Despacho Decisório n.º 262/2024/COGE/SCO, a Anatel estabeleceu uma série de medidas para verificar a regularidade e garantir a transparência, bem como a rastreabilidade das ligações. Dentre as determinações cautelares da Agência, qualquer meio de cessão de intermediação de recurso de numeração ou geração de chamadas, por parte de usuário contratante de prestadora de telecomunicações para terceiro, deve colocar o serviço em nome próprio, como constitui irregularidade regulatória (art. 1º).
Além disso, as prestadoras precisam incluir cláusulas em seus contratos de prestação de serviço para usuários corporativos. Isso com dois objetivos principais: o primeiro de registrar e fornecer as ligações efetuadas, já o segundo de proporcionar o uso adequado dos recursos de telecomunicações, como evidenciado no artigo 2º. Por fim, também ressalta a proibição de comercialização de produtos e serviços capazes de possibilitar a alteração indevida do código de acesso do usuário chamador, entre outros pontos.
Segundo Tiago Sanches, Head de Vendas, a Total IP é a escolha certa para tornar o atendimento ainda mais eficiente. “Vamos rodar 100% das campanhas com o 0303 na primeira tentativa, como os despachos anteriores propuseram. Caso atendam e desliguem, será gerado um gatilho para outra campanha, utilizando a rota STIR/SHAKEN para aumentar a assertividade e reduzir o custo. Se mesmo assim não for possível, mandaremos mensagens no WhatsApp”, explica a estratégia.
De acordo com a Anatel, aquelas organizações com mais de 10 mil tentativas diárias de chamadas por CNPJ precisarão adotar o 0303. Já o STIR/SHAKEN permite discagem ilimitada, mas com custo adicional na chamada – por tentativa, aumentando o valor geral.
De acordo com um estudo da Fortunly, mais de 80% dos consumidores usam o WhatsApp para perguntar sobre os produtos ou serviços antes de efetuar uma compra. Dessa forma, o ideal é se comunicar com seus clientes de forma imediata, personalizada e altamente eficaz. Aqui, a API do WhatsApp, uma solução com toques exclusivos da Total IP, chega para revolucionar o atendimento dos negócios.
Conforme Sanches, existem diversos benefícios de implementar essa modernidade. “A solução WhatsApp é indispensável para todo tipo de empresa, pois a comunicação rápida e eficiente é essencial para lidar com vendas, gerenciamento de pedidos, suporte técnico e outros aspectos da operação”, comenta.
Isso porque o mecanismo permite uma série de facilidades, otimizando o dia a dia do empreendimento. “A capacidade de ter todas as conversas gravadas e acessíveis em tempo real oferece transparência e controle sobre as interações com os clientes. Assim, facilitando a realização de campanhas de vendas, cobrança, consignado e muito mais. Com a possibilidade de exportar conversas para análise e monitoramento da produtividade, se torna possível identificar pontos de melhoria e otimizar os processos continuamente”, afirma Sanches.
De maneira geral, a solução oferece uma série de benefícios exclusivos, incluindo alto engajamento e taxa de abertura, preferência dos consumidores, base de usuários massiva e muito mais. “Com nossos recursos de personalização e segmentação, você pode criar experiências sob medida para cada cliente. Inclusive, o uso do template utilidade ficou mais barato, sendo muito utilizado pelas empresas para aumentar a eficácia de suas campanhas de venda, cobrança e consignado”, ressalta o gerente.
Todavia, o executivo recomenda essa integração, principalmente, às equipes comerciais e operacionais. “Embora possa ser aplicável a diversos segmentos, sua eficácia é especialmente notável em setores onde a comunicação ágil e eficiente é crucial. Por isso destaco o serviço, porque precisam otimizar o trabalho de vendas humana e contar com tecnologia para atuar nos horários fora do expediente, ou seja, 24 horas por dia”, acrescenta o especialista.
Dentre as funcionalidades dessa modernidade, podemos ressaltar:
Enfim, adaptar a instituição para novas funcionalidades e tendências do mercado, bem como estar regularizado de acordo com a Anatel, é a principal estratégia para sair na frente da concorrência. Nesse cenário, a API WhatsApp é um grande diferencial e, para tornar ainda mais certeiro, a Total IP possui suporte personalizado 24 horas, nos sete dias da semana. Ficou interessado? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você!