Sua empresa já faz uso da automação comercial?

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 17/11/2022 08h00, última atualização em 19/06/2023 17h02
Sua empresa já faz uso da automação comercial?

Não é possível ignorar o avanço da tecnologia e a sua dependência para realizar diversas tarefas em nosso cotidiano. Essa relação de necessidade é cada vez mais incentivada devido à migração dos negócios para o universo digital. Dessa forma, a demanda on-line acabou se tornando alta e atendê-la apenas com as habilidades humanas não é mais o suficiente. Por isso, a implantação da inteligência artificial, agora, é fundamental para promover o crescimento de qualquer organização. Então veja, nesta matéria, em quais segmentos elas têm alta relevância e podem disparar a sua companhia no mercado. 

Nesse contexto, surge a automação comercial, entenda mais sobre o termo 

A automação em si é um processo do qual junta mecanismos eletrônicos para realizar tarefas no lugar da força manual. Em suma, ela entrega resultados com mais agilidade e precisão, reduzindo as chances de erro. Quando esse requisito é destinado ao setor comercial a sua utilidade é um braço direito do atendimento e operações de vendas, por exemplo. “Nesses setores lidamos com uma quantidade enorme de clientes, isso ocasiona em um público diverso, assim como diferentes solicitações. Por isso, conectar essa inovação com os canais de suporte é fundamental para ter sucesso em todas as solicitações”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Uma das participantes integrais relacionada a essa evolução mercadológica, sem dúvidas é a inteligência artificial (IA). De acordo com a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, 41% das empresas no Brasil já a utilizam, enquanto 34% exploram a sua funcionalidade. “Os investimentos nessa ferramenta tendem a crescer, pois seus benefícios são inúmeros independentemente do setor inserido. Ela tem a capacidade de reproduzir habilidades humanas e, diariamente, estamos diante de afazeres minuciosos, às vezes, até estressantes dos quais uma ativação pode dar conta em minutos. Isso não significa a substituição do seu quadro de colaboradores por uma massificação de robôs, mas valorizar as suas habilidades, destinando a expertise para a fidelização dos consumidores da sua marca ou outras missões”, aconselha Sanches. 

Os dispositivos eletrônicos são apenas um intermediário no encontro dessas tecnologias 

Os celulares, notebooks, computadores, entre outros, são apenas um meio de alcançar as disposições da inteligência artificial e também disponibilizá-la para os usuários. Isso porque, a IA é algo a ser integrado com os mecanismos dispostos por esses recursos. Dessa maneira, o contato com um robô passou de ser algo fictício para uma situação comum. “Não basta disponibilizar telefones e diversos meios de comunicação, todos esses devem estar equipados para proporcionar a facilidade a qual, tanto os clientes quanto os operadores buscam.  Isso é, incrementar soluções para designar a chamada ao responsável pelo problema, capacitar o site para responder às principais dúvidas sem solicitar a ação de um especialista, até mesmo, deixar meios do consumidor resolver a sua própria pendência sozinho” explica o representante da Total IP. 

Após o período de isolamento social, vivido em função de conter os males gerados pela pandemia da Covid-19, as pessoas se acostumaram com o ambiente virtual. Pode-se dizer também como ele teve uma grande participação para manter as obrigações da população pelo  mundo ativas. A partir disso, muitas atividades dependentes de deslocamento ou presencialidade se adaptaram muito bem à distância. “Anteriormente, o digital era uma alternativa efetiva apenas para compras, porém, já é possível observar como instituições bancárias, clínicas médicas e até mesmo o trabalho dominaram esse meio. Essa participação tem um claro motivo, a inovação tecnológica, a partir dela foi possível fundar sistemas para auxiliar a atuação de qualquer lugar do mundo com segurança e sem a perda de produtividade”, sinaliza o gestor. 

A Total IP tem uma participação efetiva quando se trata de ampliar os negócios digitalmente  

Para acompanhar esse crescimento, como uma empresa de tecnologia, a Total IP é expert em soluções de atendimento e outros itens para tornar as atribuições ainda mais favoráveis para os dois lados de uma organização. “Atualizar o funcionamento da sua instituição significa investir no futuro. As mudanças acontecem rapidamente, logo estar a par de todas elas é um diferencial, pois mostra a preocupação em evoluir e proporcionar sempre a melhor experiência”, finaliza Sanches. Então, confira como podemos transformar a dinâmica de trabalho dentro da sua companhia: 

Robôs dinâmicos: são as gravações personalizadas de chamada automática, ou seja, com ela é possível criar o seu próprio “tecle um para…” e destinar o seu cliente ao canal correto. Assim, sua operação otimiza tempo dos colaboradores para o atendimento e agiliza o processo de resolução da “dor” de quem entrou em contato. Outro ponto positivo dessa aplicação, é usá-la para pesquisas de satisfação ao final das ligações, dessa forma, fica ainda mais simples mediar o desempenho do seu negócio. 

PABX Total Zap: resolver as pendências sem urgência pode ser facilitada com os canais de atendimento por chat, afinal, teclar é o ato de maior costume dos adeptos da era digital. Logo, ser eficiente também por mensagem é fundamental para cativar interessados. Essa função consegue distribuir a demanda de solicitações para os canais livres, sem gerar filas e esperas infinitas. 

Chat para o site: esse software pode atender os indivíduos no mesmo instante da dúvida. Para quem fornece produtos, principalmente mais de uma opção, às vezes a comunicação do site pode não ser o bastante para sanar as questões particulares de cada comprador. Logo, a opção de contato direto na tela gera grandes vantagens, afinal, ele não precisa se destinar para outra página em busca de telefones ou e-mails. Ainda, por meio dessa solução, existe a chance de orientá-lo totalmente pela inteligência artificial. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua organização ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

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