Uso do WhatsApp pode ser aproveitado para o atendimento

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 16/09/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Uso do WhatsApp pode ser aproveitado para o atendimento

Descubra maneiras de ampliar seu suporte no WhatsApp, queridinho do brasileiro

Desde o início da década de 2010 até hoje, o uso dos smartphones se intensificou de maneira exponencial no território nacional. De lá para cá, algumas tendências, sites, aplicativos e outros recursos relacionados à Internet vieram e foram embora. Redes sociais como o Orkut, MSN e MySpace deram lugar, por exemplo, ao Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. Dentre os apps desenvolvidos com maior gosto para o brasileiro está o WhatsApp. 

Brasileiro é hard user desse aplicativo

A ferramenta de troca de mensagens individuais ou em grupo, ligações por voz ou vídeo e, mais recentemente, até transações financeiras, está presente em 99% dos dispositivos móveis inteligentes aqui no Brasil. Com esse cenário, portanto, aproveitar a grande oportunidade de comunicação promovida pelo recurso é uma estratégia no atendimento ao cliente. 

Quem aponta isso é Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes. “Líderes e empreendedores devem sempre ficar antenados às tendências e comportamento dos consumidores, justamente para ter uma postura proativa de solucionar seus problemas e demandas de maneira prática e assertiva”, comenta. 

Contato entre marca e seu público

Dessa maneira, para se ter uma ideia, segundo um levantamento desenvolvido pela Opinion Box, em parceria com o portal Mobile Time, 80% dos usuários do WhatsApp o utilizam para contatar empresas. Assim, as principais finalidades são: 

  • Busca por informações (82%);
  • Suporte técnico (68%);
  • Aquisição de produtos ou serviços (57%). 

Essa possibilidade é utilizada por negócios de todos os portes e segmentos. Contudo, Mencaci alerta: “seguindo as políticas do próprio WhatsApp, essa plataforma deve ser usada apenas para a comunicação receptiva, isto é, o cliente precisa primeiramente demonstrar interesse para iniciar o contato por meio dessa rede”. 

Promova boas experiências

Em uma realidade cada vez mais direcionada à Customer Experience (CX), ou experiência do consumidor, promover canais de suporte e solução de impasses precisos é uma excelente estratégia. “Se destacar da concorrência, hoje, não é se apoiar na cultura do ‘mata-mata’. É preciso construir relacionamentos com seu público”. 

Mencaci destaca o Chat por WhatsApp da Total IP como uma boa aposta. “A troca de mensagens é centralizada em apenas um número, evitando gastos desnecessários. A plataforma permite controle completo para o uso correto dos operadores e supervisão dos líderes”, conclui.

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Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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