Uso de WhatsApp Business cresce 251% na pandemia

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 25/05/2021 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h36
Uso de WhatsApp Business cresce 251% na pandemia

Presente em 99% dos aparelhos celulares brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o volume de mensagens pelo WhatsApp tem crescido de forma constante desde o início da pandemia no Brasil, em 2020. Por isso, se tornou um grande aliado das marcas para efetuar vendas, tirar dúvidas dos clientes ou até mesmo fazer cobranças. Contudo, é preciso estar atento a nova política de privacidade do aplicativo.

Evite o bloqueio!

Em princípio, quem não aceitar as regras ficará com o aplicativo bloqueado. Todavia, a advogada especialista em direito digital e proteção de dados, Patricia Peck Pinheiro, explica: “de acordo com declarações recentes do app, quem ainda não conseguir aceitar a atualização não terá sua conta apagada ou perderá a funcionalidade imediatamente no dia 15 de maio”.

Entretanto, os usuários não conseguirão usar alguns recursos até aceitar o update. Exemplificando: não será possível acessar a lista de bate-papo, mas ainda poderá atender chamadas e videochamadas. Além disso, as autoridades brasileiras – Senacon, Cade, MPF, ANPD – pediram também ao Facebook para não utilizar dados obtidos a partir da plataforma enquanto não houver o posicionamento dos órgãos reguladores.

Mudanças nas regras do WhatsApp

O fator mais importante: a nova política deixa de garantir a proteção da criptografia em diálogos de contas comerciais. “Na ótica de um lojista, os dados pessoais trocados podem não ser tão sensíveis. Contudo, no caso de um laboratório, hospital ou ainda uma clínica médica, ainda mais com o aumento da prática de telemedicina isso pode pesar”, analisa a especialista.

Então, se já era preciso ficar atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), agora, esse cuidado deve ser redobrado. “Lembrando: as punições para as corporações podem chegar a 5% do faturamento se fizerem o mau uso das bases”, alerta o diretor de tecnologia da TTotal IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, Giovanne Oliveira.

O app apresenta uma lista de todas as categorias de dados captados de seus usuários. Veja:

  1. Dados fornecidos diretamente pelo usuário: número do telefone celular, nome perfil escolhido, mensagens trocadas e criptografadas, contatos da agenda dados de status, dados de transação e pagamentos;
  1. Informações de coleta automática: informe de uso e registro como tempo e frequência, modelo do dispositivo, rede móvel, endereço IP e identificadores exclusivos para produtos das Empresas Facebook, associados ao dispositivo ou conta, dados de localização, cookies, entre outros.

Portanto, lidar com conhecimentos confidenciais ou pessoais é delicado e precisa de muita atenção das equipes e gestores. “Nós costumamos indicar aos nossos clientes a licença de ‘Gravação e Gravação de Tela’, pois ela permite gravar a tela do computador do usuário desde o início da ligação até um período após o término da mesma. Assim, tem-se um controle melhor das informações trocadas pelos colaboradores. Afinal, todo cuidado é pouco”, expõe Oliveira.

Não vacile! Se você ainda tem dúvidas, clique nesse ícone do WhatsApp na sua tela e fale com a gente.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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