Use o WhatsApp para fazer cobranças!

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 23/03/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h36
Use o WhatsApp para fazer cobranças!

Diante dos acontecimentos dos últimos meses, o mundo foi obrigado a se tornar digital. Afinal, essa é a única maneira de dar continuidade nos negócios, atualmente. Fazer compras, ir ao banco pagar contas ou a uma consulta deixou de fazer parte da rotina dos brasileiros, por exemplo. Contudo, a vida segue graças à tecnologia. Ou seja, aplicativos e plataformas virtuais tomaram esses espaços.

Mercado favorável

Segundo o estudo publicado pela Decode, o tráfego do WhatsApp, na plataforma web, cresceu 97% de fevereiro a agosto de 2020. Fatores como o baixo custo do uso permitiram ampliar o alcance e atingir cerca de 65% de toda a população brasileira. Assim, a ferramenta de comunicação tornou-se uma unanimidade.

Também, de acordo com a pesquisa “Panorama de Mensageria”, realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, no Brasil, 77% dos usuários do app se comunicam com marcas ou empresas para tirar dúvidas e pedir informações. Outros 65% buscam por suporte técnico e 61% querem receber promoções.

Nesse sentido, para as corporações é determinante estar atento a essa realidade. Em relação ao setor de cobranças, esse dispositivo também é uma grande vantagem, deixando mais ágil o processo de negociação. Por isso, a Total IP – Soluções e Robôs para Contact Center desenvolveu uma plataforma integrada ao API Business do WhatsApp para atender o consumidor de forma completa.

Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, esse é um mecanismo de conversação on-line inteligente. “Ele utiliza uma das formas mais acessadas pelos brasileiros para expandir a comunicação, por meio de uma interação mais dinâmica e atrativa. Logo, além da humanização do relacionamento e a satisfação do cliente, ainda melhora a produtividade, otimiza o tempo e gera dados”, complementa.

Atente-se ao atendimento

Vale ressaltar: esse atendimento virtual não pode ser engessado, mesmo com o uso de robôs. É preciso sempre priorizar a experiência do usuário para atingir assertivamente a persona do negócio. Assim, para o especialista em encantamento de clientes, Alexandre Slivnik, primeiramente é necessário ter um cuidado especial com o uso correto da língua portuguesa, por exemplo. “É inadmissível as respostas trazerem erros de português”, adverte.

Em seguida, para manter o relacionamento humanizado, o especialista destaca a importância de ter palavras de acolhimento e carinho nas respostas. Afinal, é uma pessoa quem está do outro lado querendo uma solução para seu problema. “Minha recomendação é não usar um script para copiar e colar um texto, mas ter um roteiro e dar autonomia para o colaborador entender e, dentro de limitações e bom senso, até brincar com o usuário. Assim, quanto mais personalizado, melhor fica esse contato digital”, ensina.

Independentemente do ramo de atuação, em qualquer troca de mensagens, seja via WhatsApp, Messenger ou e-mail, é importante dar boas-vindas com uma palavra de agradecimento logo no primeiro parágrafo. “Quanto mais expressões gentis você escrever, mais conexão emocional criará”, atesta Slivnik.

Portanto, não há tempo a perder para implantar essa automação. “Nem todo mundo tem um e-mail, por exemplo, mas o app é difícil alguém não ter. Ou seja, é até mais fácil encontrar o devedor”, finaliza Sanches.

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Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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