Tenha sucesso com chats e robôs na cobrança

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 07/11/2022 08h00, última atualização em 15/09/2023 16h42
Tenha sucesso com chats e robôs na cobrança

Responsável por manter o fluxo de caixa da entidade organizado e garantir lucros reais alcançados com as vendas, o setor de cobrança tem muito a ver com boas equipes de marketing. Contudo, com a alta da inadimplência no Brasil, a recuperação de crédito deve ser bem executada e, para isso, contar com uma parceira assertiva pode ser uma ótima escolha! Nesse sentido, ter uma firma como a Total IP caminhando junto ao crescimento da sua marca é fundamental. Conheça mais sobre o assunto agora, com robôs dinâmicos e PABX IP com DAP!

 

A inadimplência no Brasil em 2022

De acordo com dados divulgados no início de outubro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento e a inadimplência das famílias com carnês e cartões de lojas de varejo avançaram em agosto deste ano. O primeiro tópico alcançou 19,4%, percentual, representando uma alta de 0,5 ponto percentual (p.p) se comparado ao mês anterior e de 1,2 p.p. em relação com agosto de 2021. Já a segunda questão alcançou 29,6% do total da população familiar no país, sendo o maior patamar desde o começo da série histórica em 2010. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o volume desse problema vem crescendo desde maio.

O levantamento mostrou ainda como o aumento do indicador pode ser explicado pela procura por crédito direto pela parcela social de menor renda. Nos últimos quatro meses, as despesas nos carnês para essas pessoas cresceram 1,8 p.p. e chegaram a 19,8%. Conforme a CNC, a alta da contratação de dívidas foi mais expressiva para indivíduos totalizando até dez salários mínimos (1,1 p.p), se comparado com os de maior condição (0,9 p.p.).

No geral, o Brasil apresenta cerca de 6 milhões de empresas inadimplentes, segundo um indicador publicado pela Agência Brasil em 2019. Esse número é alarmante e mostra a importância de cuidar bem das finanças, tendo em vista como a falta de pagamento conduz a um cenário de dificuldades financeiras, podendo levar à falência. “Não adianta ter um produto excelente, investimento em estratégias de divulgação, ótimo consumo do grupo-alvo, se, no final do mês, os resultados não são satisfatórios e as contas não fecham”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP.

O raciocínio é simples, se os comprados os quais você se relaciona deixam de honrar com os compromissos de pagamento assumidos, seu empreendimento começará a enfrentar problemas. Com o tempo, essas perdas impedirão de pagar os salários dos funcionários, fornecedores e suas próprias obrigações. Logo, o setor de cobrança torna-se de significativa importância para garantir frutos positivos e a longevidade do estabelecimento.

 

Qual a serventia de um campo voltado para a cobrança?

Como um todo, essa área cuida, especificamente, das faturas abertas, realiza o contato com clientes e renegocia dívidas, além de prevenir calotes. Nesse sentido, a comunicação da organização com o freguês é essencial e é recomendado haver a menor quantidade de ruídos possíveis. Entretanto, para tudo ocorrer de forma eficiente e facilitada, companhias como a Total IP tornam-se relevantes. 

Como a Total IP pode ajudar empresas de cobrança?

Criada em 2005, a desenvolvedora de softwares entrega soluções modernas para organizações inovadores garantirem um atendimento assertivo com o seu grupo-alvo. Seja com voz ou chat, robôs, humanos, por WhatsApp, sites ou redes sociais, as vantagens são diversas. No ramo em questão, especialmente três produtos ganham destaque, confira abaixo:

PABX Total ZAP: possibilita a distribuição dos webchats de forma personalizada por meio da divisão automática para as equipes de assistência. Com a API, ganha-se também o controle total das filas de suporte. Isso pode ser feito por horário, muito útil no receptivo, no qual há a carteirização para ser singularizado. Assim, conversa-se diretamente com o vendedor. A ferramenta ainda  permite o disparo de mensagens direto dos operadores, aumentando a performance e conversão de vendas.

Robôs Dinâmicos: comumente, agem por trás das mensagens automáticas quando você liga para um local e pede-se para discar “um” para um setor, “dois” para outro e assim por diante. Todavia, os ativos atuam com o disparo simultâneo de ligações divulgando uma mensagem; permite filtrar chamadas não produtivas (não atende, ocupado, número inválido); viabiliza elaborar diferentes estratégias de discagem por status; e envia relatórios de utilização da URA (unidade de resposta audível), por data, hora e  condição (não atende, ocupado, número inválido). Além disso, após ouvir a gravação tem opção de falar com um atendente. 

No caso dos receptivos, as vantagens são outras, como o acesso a relatórios de acompanhamento de entrada de telefonemas e rastreamento; visualização de ponto de saída ou abandono da URA; facilidade de análise dos tempos utilizados em cada etapa; configuração simples e alteração do layout; e a otimização do processo.

PABX IP com DAP: pensando na possibilidade do apoio automatizado pelo Whatsapp ou chat comum de site não for suficiente para resolver a demanda, é simples fazer o transbordo imediato para um operador. A Total IP desenvolveu uma plataforma para seus agentes conversarem por mensagens com seus usuários, o chat humano. Assim, aumenta-se o rendimento, tendo em vista como cada um atende diversas conversas simultâneas; otimiza o tempo, pois o consumidor responde quando puder; define-se o horário de trabalho; dá acesso a relatório de consumo, histórico e localizador de palavras. Ademais, a infraestrutura dos servidores é feita em nuvem, o programa é seguro com certificado SSL e há um suporte 24h nos sete dias da semana, todo em português.

Desse jeito fica fácil aproximar a comunicação e atingir o sucesso na cobrança por meio da tecnologia, sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos funcionários envolvidos. Logo, a companhia apresenta tudo o preciso para unificar fatores contribuintes e aumentar a entrega de qualidade da entidade. Ficou interessado pelas oportunidades expostas? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]