Solução Total IP possibilita inclusão de surdos em São Paulo

Por , Total IP - Publicado em 30/04/2014 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h22

Terminal permite atendimento eficaz entre deficientes auditivos e atendentes do Poupatempo, Aeroportos e Rede Lucy Montoro

 Como um surdo consegue tirar uma carteira de trabalho? E sanar dúvidas em um aeroporto ou buscar informações em uma consulta médica? Para atender à demanda desses milhões de brasileiros, criou-se um sistema eficaz, responsável pelo auxílio desse público.

Uma tecnologia inovadora na América Latina resolveu esse problema de comunicação. Ela se chama icom. Consiste em um terminal de comunicação destinado ao atendimento de surdos. A ferramenta será implantada em 120 pontos, dentre eles: Poupatempo, Aeroportos e Rede Lucy Montoro (Instituto de Medicina Física e Reabilitação).

Cada um desses locais conta com agentes disponíveis para atendimento geral. Porém, quando um surdo necessita de algum serviço, pode solicitar apoio para um dos atendentes. Nesse momento, a tecnologia fará toda a diferença. “O funcionário do posto vai  até um equipamento com tecnologia icom e ligará para uma central com operadores especiailzadas em libras – linguagem brasileira de sinais. Nela, nossos intérpretes traduzem a mensagem entre o surdo e o atendente”, explica o presidente da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais – AME, José de Araújo Neto.

Como funciona essa comunicação entre o surdo e o atendente? Aqui está o diferencial. Ambos se verão na tela. Uma chamada de vídeo, por meio do software da Total IP,  é realizada para o contact center da AME. O funcionário do local informará ao tradutor os procedimentos necessários, por exemplo, para tirar um documento, e ele transmitirá à pessoa pela webcam, na língua dos sinais. Este, por sua vez, responderá ao intérprete, possibilitando uma conversa entre os três. A central da AME vai operar das 7h às 19h, todos os dias da semana.

“É um equipamento de comunicação all in one, fácil e completamente inclusivo”, comenta Ariane Abreu, diretora comercial da Total IP. Segundo ela, a expectativa é expandir o terminal para 500 pontos e futuramente, quem sabe, para todo o país e atender, com isso, os 9,7 milhões de surdos.

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