Páscoa 2025: como o varejo pode se preparar para o período mais doce do ano
Lojas físicas e virtuais viverão período movimentado
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Os atuantes no comércio já começaram o planejamento para o próximo ano
Os números do e-commerce crescem a cada ano. Principalmente após a transformação digital acelerada mais recente, esse movimento tende a se expandir. No entanto, um aspecto é fundamental para o sucesso de quem atua no segmento: o planejamento. Por isso, é essencial ficar atento e já pensar nas estratégias para o próximo ano. Um grande facilitador pode ser a adoção de robôs.
Assim como todo o ano de 2022, o Natal será agitado. De acordo com pesquisa realizada Opinion Box, 60% do público está decidido a ir às compras. Outros 19% ainda não sabem e 8% já começaram a tarefa do Papai Noel. Apenas 12% não têm essa intenção. Do total, 81% vão presentear mais de uma pessoa.
Dentre esses, 22% comprarão mais de três lembranças, 21% mais de cinco pessoas e 15% duas. A maioria será para integrantes da família, em especial filhos (52%), mães (49%) e cônjuges (48%). “O ano foi repleto de bons índices para quem trabalha com vendas e, nessa data especial, não será diferente. Logo, os comerciantes devem estar prontos para essa época”, comenta o gerente comercial da Total IP+IA, Tiago Sanches.
No segundo semestre, já houve Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Copa do Mundo. Esses períodos servem de aprendizado e ficam como base de dados para analisar os desejos e necessidades mais imediatos dos consumidores. Portanto, as campanhas de Natal podem utilizar essas informações. Histórico de pesquisas, navegação, favoritos, entre outros, são úteis para entregar ofertas e benefícios personalizados e adequados ao perfil do cliente. Dessa forma, a chance de ser bem sucedido é maior.
Considerando os setores, o mais visado (49%) é o de Moda e Acessórios, seguido por Beleza e Cosméticos (33%), Brinquedos (30%), Eletrônicos e Informática (30%) e Casa e Decoração (30%). A ceia também está nos planos da população, pois Alimentos e Bebidas (28%) e Supermercados (27%) também aparecem entre as principais categorias de intenção de gastos.
A procura pelos presentes ocorre principalmente em sites de marketplaces (44%), em todas as frentes (39%), pelos aplicativos (39%), em páginas de pesquisa (37%) e em lojas físicas (36%). “O ambiente virtual se tornou a preferência dos consumidores. Isso aconteceu porque são diversos benefícios, como preços mais baixos, ampla variedade, facilidade de comparação, conforto, entre outros inúmeros”, ressalta Sanches.
Os empresários já estão ligados em 2023. O calendário para os varejistas está recheado e, por isso, é importante criar um cronograma para se organizar com antecedência. As tendências para a próxima temporada se baseiam na mudança de comportamento das pessoas, impulsionada principalmente pela pandemia de Covid-19. No primeiro trimestre de 2022, o e-commerce cresceu 12,6%, segundo estudo da Neotrust.
Confira então os principais dias para bombar o seu negócio:
Carnaval – 21 de fevereiro: após dois anos sem festa, o Carnaval está de volta. Essa é uma oportunidade de alavancar seus resultados. Principalmente quem atua no ramo do turismo, se dá bem com a folia. Hotéis, passagens aéreas e eventos ganham destaque nesse período. Inclusive, a tecnologia é uma grande aliada para isso. Afinal, toda a negociação e fechamento dos acordos podem acontecer pelos dispositivos móveis.
Dia Internacional da Mulher – 8 de março: trata-se de uma celebração aos avanços femininos na sociedade. É relevante planejar campanhas sobre a causa para gerar engajamento e reconhecimento da marca. Contudo, isso deve estar associado com o propósito da corporação.
Dia do Consumidor – 15 de março: essa é a hora de agradar o seu público. Crie promoções e vantagens para seus usuários. Assim, irá conquistar um novo grupo e reter o atual. Para quem sabe aproveitar, proporciona bons serviços e tem criatividade, é uma chance de ouro.
Páscoa – 9 de abril: itens como bombons e chocolates são muito procurados nessa época do ano. Por isso, investir em preços atrativos é uma ótima maneira de se destacar. A movimentação nesse segmento eleva bastante e se preparar para receber tanta gente é essencial. “Tenha uma boa plataforma de comunicação para receber as encomendas e monte seu estoque com antecedência”, aconselha o gerente comercial.
Dia das Mães – 14 de maio: um dos picos mais altos de vendas. Aqui, é preciso estar atento às tendências e se adequar. Depois, é possível construir uma jornada positiva com esse público,
O segundo semestre promete muitas vendas
Dia dos Namorados – 12 de junho: o faturamento nesta data vem dos mais diversos setores. Itens como doces, bebidas, roupas e acessórios sempre ganham espaço. A personalização no diálogo é uma ótima tática de conquista.
Dia dos Pais – 13 de agosto: conforme a Neotrust, o comércio eletrônico movimentou 5,9 bilhões de reais nessa comemoração em 2022. Moda, acessórios e saúde e beleza foram os mais procurados. Investir em práticas de entrega é um diferencial assertivo. Chatbots com a inteligência necessária para tirar dúvidas e transferir a um atendente, se preciso, dá destaque ao seu empreendimento. Essa solução otimiza processos, aumenta a produtividade da equipe e melhora a vivência de quem entra em contato com sua marca.
Dia das Crianças – 12 de outubro: é interessante abusar da criatividade e usar o sentimento de nostalgia, destacando a facilidade e benefícios da sua companhia. Em busca do melhor custo benefício, os pais navegam pelas páginas e mandam mensagem para as instituições em busca de garantir a felicidade dos filhos.
Black Friday – 24 de novembro: o evento já se consolidou para os comerciantes. As lojas criam ofertas especiais para atrair os indivíduos e alavancar seus números. De acordo com a Zimpler, até o meio de 2022, 47% dos compradores desistiram de uma aquisição por falha do sistema. Com os Robôs para Meios de Pagamentos da Total IP+IA, sua organização é alinhada a uma aplicação instalada em nuvem ou presencial mantida por uma operadora financeira. Assim, é possível realizar transações por meio do telefone. A solução possui criptografia adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais), ou seja, há como mitigar os riscos presentes. Com isso, é garantido o tráfego seguro das informações.
Natal – 25 de dezembro: é o auge das movimentações na economia. Com o grande volume de vendas, é imprescindível estar atento em várias questões. Aqui, além de bons produtos, conta muito a capacidade dos atendentes para resolver problemas e auxiliar os usuários.
Réveillon – 31 de dezembro: a virada do ano é um marco na vida da população. O uso de roupas novas e cores simbólicas é uma das principais características dessa festa. Logo, é essencial estar por dentro de tudo e adequado às tendências.
Portanto, se mantenha atualizado e pronto para bombar em 2023. Dessa forma, você largará na frente da concorrência e se destacará. Para conhecer mais sobre a Total IP+IA, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!
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