Se prepare para as datas comemorativas de 2023!

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 16/12/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h09
Se prepare para as datas comemorativas de 2023!

Os números do e-commerce crescem a cada ano. Principalmente após a transformação digital acelerada mais recente, esse movimento tende a se expandir. No entanto, um aspecto é fundamental para o sucesso de quem atua no segmento: o planejamento. Por isso, é essencial ficar atento e já pensar nas estratégias para o próximo ano. Um grande facilitador pode ser a adoção de robôs.

 

Ainda dá tempo para mandar bem em 2022

 

Assim como todo o ano de 2022, o Natal será agitado. De acordo com pesquisa realizada Opinion Box, 60% do público está decidido a ir às compras. Outros 19% ainda não sabem e 8% já começaram a tarefa do Papai Noel. Apenas 12% não têm essa intenção. Do total, 81% vão presentear mais de uma pessoa.

Dentre esses, 22% comprarão mais de três lembranças, 21% mais de cinco pessoas e 15% duas. A maioria será para integrantes da família, em especial filhos (52%), mães (49%) e cônjuges (48%). “O ano foi repleto de bons índices para quem trabalha com vendas e, nessa data especial, não será diferente. Logo, os comerciantes devem estar prontos para essa época”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

No segundo semestre, já houve Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Copa do Mundo. Esses períodos servem de aprendizado e ficam como base de dados para analisar os desejos e necessidades mais imediatos dos consumidores. Portanto, as campanhas de Natal podem utilizar essas informações. Histórico de pesquisas, navegação, favoritos, entre outros, são úteis para entregar ofertas e benefícios personalizados e adequados ao perfil do cliente. Dessa forma, a chance de ser bem sucedido é maior.

Considerando os setores, o mais visado (49%) é o de Moda e Acessórios, seguido por Beleza e Cosméticos (33%), Brinquedos (30%), Eletrônicos e Informática (30%) e Casa e Decoração (30%). A ceia também está nos planos da população, pois Alimentos e Bebidas (28%) e Supermercados (27%) também aparecem entre as principais categorias de intenção de gastos. 

A procura pelos presentes ocorre principalmente em sites de marketplaces (44%), em todas as frentes (39%), pelos aplicativos (39%), em páginas de pesquisa (37%) e em lojas físicas (36%). “O ambiente virtual se tornou a preferência dos consumidores. Isso aconteceu porque são diversos benefícios, como preços mais baixos, ampla variedade, facilidade de comparação, conforto, entre outros inúmeros”, ressalta Sanches.

 

O planejamento para 2023 já começou

 

Os empresários já estão ligados em 2023. O calendário para os varejistas está recheado e, por isso, é importante criar um cronograma para se organizar com antecedência. As tendências para a próxima temporada se baseiam na mudança de comportamento das pessoas, impulsionada principalmente pela pandemia de Covid-19. No primeiro trimestre de 2022, o e-commerce cresceu 12,6%, segundo estudo da Neotrust.

Confira então os principais dias para bombar o seu negócio:

infográfico

 

Carnaval – 21 de fevereiro: após dois anos sem festa, o Carnaval está de volta. Essa é uma oportunidade de alavancar seus resultados. Principalmente quem atua no ramo do turismo, se dá bem com a folia. Hotéis, passagens aéreas e eventos ganham destaque nesse período. Inclusive, a tecnologia é uma grande aliada para isso. Afinal, toda a negociação e fechamento dos acordos podem acontecer pelos dispositivos móveis. 

 

Dia Internacional da Mulher – 8 de março: trata-se de uma celebração aos avanços femininos na sociedade. É relevante planejar campanhas sobre a causa para gerar engajamento e reconhecimento da marca. Contudo, isso deve estar associado com o propósito da corporação.

 

Dia do Consumidor – 15 de março: essa é a hora de agradar o seu público. Crie promoções e vantagens para seus usuários. Assim, irá conquistar um novo grupo e reter o atual. Para quem sabe aproveitar, proporciona bons serviços e tem criatividade, é uma chance de ouro.

 

Páscoa – 9 de abril: itens como bombons e chocolates são muito procurados nessa época do ano. Por isso, investir em preços atrativos é uma ótima maneira de se destacar. A movimentação nesse segmento eleva bastante e se preparar para receber tanta gente é essencial. “Tenha uma boa plataforma de comunicação para receber as encomendas e monte seu estoque com antecedência”, aconselha o gerente comercial.

 

Dia das Mães – 14 de maio: um dos picos mais altos de vendas. Aqui, é preciso estar atento às tendências e se adequar. Depois, é possível construir uma jornada positiva com esse público,

 

O segundo semestre promete muitas vendas

 

Dia dos Namorados – 12 de junho: o faturamento nesta data vem dos mais diversos setores. Itens como doces, bebidas, roupas e acessórios sempre ganham espaço. A personalização no diálogo é uma ótima tática de conquista.

 

Dia dos Pais – 13 de agosto: conforme a Neotrust, o comércio eletrônico movimentou 5,9 bilhões de reais nessa comemoração em 2022. Moda, acessórios e saúde e beleza foram os mais procurados. Investir em práticas de entrega é um diferencial assertivo. Chatbots com a inteligência necessária para tirar dúvidas e transferir a um atendente, se preciso, dá destaque ao seu empreendimento. Essa solução otimiza processos, aumenta a produtividade da equipe e melhora a vivência de quem entra em contato com sua marca.

 

Dia das Crianças – 12 de outubro: é interessante abusar da criatividade e usar o sentimento de nostalgia, destacando a facilidade e benefícios da sua companhia. Em busca do melhor custo benefício, os pais navegam pelas páginas e mandam mensagem para as instituições em busca de garantir a felicidade dos filhos.

 

Black Friday – 24 de novembro: o evento já se consolidou para os comerciantes. As lojas criam ofertas especiais para atrair os indivíduos e alavancar seus números. De acordo com a Zimpler, até o meio de 2022, 47% dos compradores desistiram de uma aquisição por falha do sistema. Com os Robôs para Meios de Pagamentos da Total IP, sua organização é alinhada a uma aplicação instalada em nuvem ou presencial mantida por uma operadora financeira. Assim, é possível realizar transações por meio do telefone. A solução possui criptografia adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais), ou seja, há como mitigar os riscos presentes. Com isso, é garantido o tráfego seguro das informações.

 

Natal – 25 de dezembro: é o auge das movimentações na economia. Com o grande volume de vendas, é imprescindível estar atento em várias questões. Aqui, além de bons produtos, conta muito a capacidade dos atendentes para resolver problemas e auxiliar os usuários.

 

Réveillon – 31 de dezembro: a virada do ano é um marco na vida da população. O uso de roupas novas e cores simbólicas é uma das principais características dessa festa. Logo, é essencial estar por dentro de tudo e adequado às tendências. 

 

Portanto, se mantenha atualizado e pronto para bombar em 2023. Dessa forma, você largará na frente da concorrência e se destacará. Para conhecer mais sobre a Total IP, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP:

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]