Riscos à segurança digital no trabalho remoto

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 30/11/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Riscos à segurança digital no trabalho remoto

Segundo estudo “Índice de Gerenciamento de Acesso de 2021”, da Thales, 90% das empresas brasileiras estão preocupadas com riscos e ameaças à segurança devido ao home office. Afinal, em casa, muitos trabalhadores estão usando os próprios dispositivos, muitas vezes, sem proteção contra vírus e ciberataques. 

Capacite sua equipe para a segurança

Para o professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de Campinas,  Marcelo Chiavassa, hoje uma das principais dificuldades quando se pensa em vazamento de dados e controle das informações, são os ataques cibernéticos. “Existe uma tendência de crescimento. O Brasil, principalmente nos últimos dois anos, teve um aumento exponencial e praticamente toda semana a gente se depara com um novo incidente de evasão de informações, seja por descuido da empresa ou por ataques criminosos”, explica.

Ou seja, é realmente um ponto importante a ser trabalhado pelas companhias. “Elas precisam capacitar os funcionários sobre isso porque boa parte desses problemas são decorrentes da falha humana. Boa parte das entidades acabam ignorando isso na prática, pois acham a política de segurança da informação suficiente”, diz o especialista. 

Por esse motivo, muitos gestores optaram pelo Formulário de Monitoria da Total IP. “Ele ajuda na administração dos trabalhadores de forma fácil. O líder consegue acompanhar as tarefas sendo executadas ouvindo as conferências efetuadas e tabulando notas de acordo com templates pré-estabelecidos”, expõe o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Além disso, a Gravação de Voz e Tela também auxiliou muitas corporações. “A ferramenta monitora, a qualquer momento, todo o procedimento feito pelos contratados. Afinal, é um meio capaz de documentar todas as ações deles no computador no momento da comunicação. Isso acontece por meio da gravação sincronizada da voz e da tela”, complementa Sanches.

As penalidades da LGPD já estão em vigor

Nesse sentido, quem não tomar cuidado com esses elementos pode ter várias complicações, principalmente agora com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O prejuízo por descumpri-la pode ser desde a suspensão das atividades envolvendo os informes até a aplicação de multa pecuniária de 2% do faturamento anual a R$ 50 milhões.

Não é brincadeira, aqui no Brasil, os órgãos reguladores já somam cerca de 600 sentenças desse teor. A Amazon, por exemplo, bateu o recorde mundial de penalidade, sendo obrigada a pagar o equivalente a R$ 4,5 bilhões. 

Portanto, se a companhia não tiver política interna para isso, é necessário conversar e falar sobre os riscos, aconselha Chiavassa. “Senão, convém ao empregado ser o mais conservador possível, não transferindo dados para um drive USB e não entrando no e-mail pessoal, por exemplo”, analisa.

Não vacile com a segurança! Entre em contato com nossos especialistas clicando nesse ícone do WhatsApp na sua tela. 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]