Qual o papel da tecnologia no futuro do trabalho?

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 02/06/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Qual o papel da tecnologia no futuro do trabalho?

O ambiente organizacional foi severamente impactado pela pandemia. Antes, muitos viam os escritórios como essenciais para a produtividade e, de um dia para outro, as organizações tiveram de se adaptar a uma rotina completamente nova: o home office. Acompanhado dessa quebra de paradigma está a alta demanda por ferramentas em nuvem e facilitadoras da modalidade. 

Cenário

Segundo o recém-publicado “Microsoft Work Trend Index”, em março de 2021, uma análise feita com trilhões de dados de produtividade oriundos do Microsoft 365 e do LinkedIn, 73% dos entrevistados apoiam e desejam a continuidade do teletrabalho de forma híbrida. Dessa forma, os colaboradores aproveitam a flexibilidade da atuação a distância, sem perder a interação presencial.

Na mesma linha, o estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro” analisou os impactos das tecnologias até 2030. De acordo com o ele, no Brasil, o potencial de mudança no futuro do trabalho remoto ainda é tímido, veja:

  • Para 38% dos brasileiros o novo formato permite mais concentração nas atividades;
  • Já 36% conseguem um melhor equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal;
  • Outros 29% veem maior produtividade quando não precisam gastar tempo se deslocando para outro lugar para começar o expediente.

A pesquisa foi encomendada pela Dell Technologies ao Institute For The Future e contou com a participação de mais de três mil líderes de 17 países. Além disso, existe uma tendência em priorizar as interações pessoais. “Quando questionados sobre a melhor maneira de contato com os colegas, 55% preferem conversar face to face, enquanto apenas 7% optam pelo uso do telefone, 7% pelo vídeo e 31% não têm um jeito preferido. Ademais, apenas 31% dos trabalhadores têm o suporte necessário para o home based e 93% estão enfrentando algum tipo de obstáculo no digital”, analisa o CEO da Global TI, Leonel Nogueira.

Amparo tecnológico para a performance 

Essas informações ressaltam o momento de transformação e aprendizado. “Contudo, o amanhã do espaço laboral vai depender diretamente da cultura organizacional na qual os funcionários estão inseridos. Afinal, os líderes precisam se ajustar para atender às novas expectativas, como desenvolvimento de habilidades, acompanhamento e experiências personalizadas mesmo enquanto atuam em suas casas”, continua o dirigente. 

Para o gerente comercial daTotal IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, além de dar o suporte intelectual é preciso oferecer recursos. “A digitalização potencializa a produtividade do time, otimiza o tempo, bem como, gera e retém dados. Os benefícios são para ambas as partes”, expõe.

Nesse sentido, o PABX (Private Automatic Branch Exchange) na nuvem, por exemplo, é uma ferramenta indispensável para essa modalidade. Ele centraliza a comunicação telefônica, tanto interna quanto externa. Dessa forma, apenas com uma linha, cada colaborador tem seu próprio ramal. 

Com esse artifício, o assalariado consegue atender as ligações da corporação utilizando o próprio celular. “Por meio de um aplicativo, nosso sistema transfere as chamadas automaticamente. Para isso, é necessário apenas instalar o app e ter conexão com a Internet”, explica o gerente.

A revolução digital é uma realidade e, cada vez mais, faremos um uso massivo de tecnologias. Sua companhia já utiliza essas ferramentas? Elas podem te surpreender! Portanto, não perca mais tempo. Entre em contato com a gente, basta clicar nesse ícone do WhatsApp na sua tela.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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