Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Aproveite das datas comerciais para alavancar o seu negócio
Estamos cada vez mais próximos do final do ano. O período onde o comércio se prepara para uma temporada mais agitada e lucrativa. No entanto, a maneira como as compras, no geral, são feitas mudou drasticamente nos últimos anos e a tecnologia desempenha um papel fundamental nessa transformação. Desde a revolução do comércio eletrônico até as inovações nas lojas físicas, os mecanismos digitais têm moldado a forma como os consumidores buscam produtos, serviços e veem o atendimento. Então, para alavancar os ganhos nas datas marcantes desses últimos dois meses, fique até o final desta matéria e descubra como as soluções da Total IP podem surpreender.
Em suma, as datas comerciais são caracterizadas como períodos específicos do ano onde as pessoas tendem a comprar mais. Elas podem ser motivadas por eventos culturais, comemorações ou, simplesmente, pelo fato de serem épocas com o costume de presentear os outros ao seu redor. “São instantes de muito proveito para os comerciantes do país. A alta demanda nas buscas é uma oportunidade de alcançar novos clientes. Contudo, dentro de um panorama com alto público é preciso criar uma atmosfera propícia para atendê-lo sem intercorrências. Nesse sentido, as soluções tecnológicas aparecem como aliadas no suporte em geral”, argumenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. Entre os principais momentos de venda, estão:
Black Friday: a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro, este ano, no dia 24. As expectativas dos consumidores sobre essa época são os preços baixos e descontos diferenciados. “Por ser algo já previsto anualmente, os interessados em determinadas compras, principalmente nos setores de varejo de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e vestuário, tendem a guardar uma quantia monetária para o momento. Logo, é de suma relevância, não apenas colocar o seu negócio dentro das expectativas, como também usar recursos para tornar a jornada do comprador simplificada. Afinal, são inúmeras marcas com o mesmo objetivo, sendo necessário se destacar entre os concorrentes”, observa Sanches.
Em 2022, a campanha gerou um aumento de 21,1% no faturamento da área de e-commerce durante o período entre Black Friday e Cyber Monday, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), desenvolvido pela Cielo. Já este ano, 51% dos brasileiros consideram comprar os produtos mais cedo, se encontrarem boas promoções e 22% começam as buscas um mês antes do dia 24, ou seja, já iniciaram nesta semana, de acordo com a pesquisa da Globo.
Natal: o Natal é um feriado mundialmente conhecido pelo seu aspecto religioso, mas também pelo costume de trocar presentes com quem a gente ama. Felizmente, para os lojistas, onde tem mimos, existe uma venda! “A tradição de presentear é algo padrão nesse dia, desde as crianças até os colegas da empresa, caracterizando um público muito diverso. Por isso, é um tempo aquecido, novamente, para o lucro das entidades. Ela traz visibilidade para os setores com comercialização de brinquedos, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e vestuário”, argumenta o representante da Total IP.
As vendas do varejo no Natal de 2022 tiveram alta de 10,5% em relação ao ano passado. Segundo o levantamento da Cielo, feito entre os dias 19 e 25 de dezembro. No e-commerce, o aumento foi de 18,4%, enquanto o ganho do comércio presencial registrou elevação de 10%. “O índice crescente coloca esperanças positivas para os lojistas neste ano. Porém, para arrecadar bons resultados, também é preciso investir em tecnologia e inovação. Assim, no instante de acolhimento do interessado, esse cuidado com a sua trajetória é revelado pelas ferramentas de acessibilidade e facilidade, pois mesmo para quem planeja, o processo deve acontecer sem intercorrências”, frisa o gerente.
Ano novo: cinco dias depois do ápice de rendimento anterior, o ano novo, comemorado entre o dia 31 de dezembro e 1 de janeiro também é promissor para demais negócios. “Agora um pouco distante de consumo de bens, a virada do ano é onde as pessoas costumam planejar suas férias e viagens inesquecíveis para marcar um início positivo. Logo, o campo do turismo e hotelaria também podem receber uma movimentação proveitosa. Contudo, assim como nas outras ocasiões, é preciso usar o cuidado com o cliente a seu favor. Nesse sentido, a aplicação de mecanismos no atendimento da empresa é indispensável”, alega o especialista.
As atividades turísticas cresceram 4,1% em dezembro do ano passado, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao divulgar a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Com isso, esse segmento fechou 2022 com um salto de 29,9%. “A experiência oferecida para o indivíduo deve ir muito além da hospedagem, por exemplo. Hoje, as pessoas avaliam constantemente o processo até chegar ao resultado final, então até mesmo a disponibilidade da companhia para sanar as principais dúvidas conta muitos pontos e pode gerar uma fidelização”, orienta o profissional.
As estratégias para promover um acolhimento são muito promissoras para a dinâmica de vendas. Conforme uma análise da American Express 60% dos entrevistados já tiveram a intenção de realizar uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento. Dessa forma, para evitar entrar nessa estatística em um instante tão proveitoso, Sanches deixa três orientações para fortalecer esse aspecto:
Estabeleça uma comunicação multicanal: hoje, os sujeitos se comunicam de inúmeras formas e em diferentes canais. Eles vão desde ligações até comentários nas principais redes sociais. Logo, é de suma importância oferecer todas essas alternativas para não perder uma demanda interessada. “Para facilitar essa integração de opções, a Total IP oferece o Omni Robô e Omni Chat. Em suma, o mecanismo faz ações ativas e receptivas em meios comunicacionais, como o WhatsApp, telefone empresarial e outros”, complementa.
Facilite o pagamento: o procedimento envolve muitos dados e confirmações. Por isso, deixar só em responsabilidade dos colaboradores para fazer o procedimento manualmente não é uma prática atualizada. “Essa etapa pode ser concluída em segundos. Porém, é indispensável a instituição contar com alternativas como o PIX, pagamentos on-line ou os Robôs para meio de pagamento”, elucida.
Aumente o tempo de suporte: por fim, o imediatismo presente em nossa sociedade, muitas vezes, exige das corporações um tempo de resposta cada vez mais ágil. “Aumentar o suporte nesses momentos pode ser um planejamento favorável à reputação da companhia. Para isso, não é necessária a contratação de agentes operacionais noturnos, mas os Agentes Virtuais conseguem ser integrados aos meios de comunicação e cumprir essa demanda. A sua personalização permite à companhia criar um menu, com textos para esclarecer as principais dúvidas, por exemplo”, finaliza o gestor.
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