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Prepare-se para atender milhões de estudantes com as soluções tecnológicas da Total IP+IA
Fevereiro chegou e com ele é impossível descartar o clima de volta às aulas. Nesse período inicial uma coisa é certa para as instituições de ensino, a alta demanda de atendimento na central de alunos. Isso porque estão chegando novas pessoas, saindo outras e, em conjunto com essa troca, surgem as dúvidas e as solicitações dos profissionais aumentam. Logo, manter um bom suporte é essencial para a recepção de todos. Sendo assim, é fundamental preparar a sua equipe com o intuito de acolher os estudantes da melhor maneira possível. Então veja, nesta matéria, como a tecnologia pode ser uma parceira nessa missão de aprimorar a sua entidade educacional.
Dentro do âmbito acadêmico existem inúmeras gerações, principalmente quando se trata do nicho universitário. Afinal, dele participam indivíduos de diferentes idades, localizações, classes e outras diferenças. Apesar disso, todos têm o devido contato com os processos administrativos da universidade. Logo, considerar a diversidade é um ponto para o nome alcançar o sucesso com todos os públicos. “Nesse meio existe um volume gigantesco de interações, por isso, é essencial usar a tecnologia para auxiliar nesse desafio de abraçar todos igualmente”, aconselha Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP+IA.
Quando reduzimos os números apenas no ensino superior, por exemplo, a quantidade de discentes ainda se mantêm em alta. De acordo com os dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apurados em 2020, estão cursando essa modalidade aproximadamente 8,7 milhões de pessoas. “Ao ponderar essa informação, é possível ver uma alta porcentagem de buscas pelos orientadores representantes da companhia. Mesmo com um time bem preparado, é necessário implementar o uso de ferramentas digitais para facilitar os processos do dia a dia. Atualmente, a inteligência artificial fica responsável por auxiliar o capital humano em situações desse tipo”, alerta Sanches.
A partir dessa análise, o atendimento ao consumidor, nesse caso, aos estudantes, é de extrema importância para a reputação do nome no mercado, tanto para novos clientes, como em função da construção do quadro de funcionários. “Eu sempre instruo como para um sair satisfeito, o outro lado deve estar motivado com a sua atividade. Logo, quem tem o intuito de desempenhar bem nesse período sem sobrecarregar os funcionários ou demorar para resolver as pendências, a atualização dos processos não pode ficar de fora do planejamento”, pontua o gerente.
Nessa mesma linha de observação, uma pesquisa, encomendada pela ServiceNow, indica como 66% dos brasileiros gostariam de ter um cargo mais significativo. Além disso, 95% dos respondentes disseram esperar da modernização o auxílio essencial para comprimir esse ofício operacional no futuro. “Sendo assim, a Total IP+IA desenvolve várias soluções para auxiliar o cotidiano das organizações e seu time. Para esse setor do mercado, existem muitas opções a serem aplicadas com efetividade para tornar uma equipe ainda mais produtiva com a sua posição. Afinal, nesse instante inicial, surgem questões simples, as quais podem ser resolvidas sem solicitar a participação de um especialista. Quando essas ações conseguem ser feitas automaticamente, é possível poupar um tempo considerável”, avalia o representante da Total IP+IA.
Dentro de uma faculdade, os pedidos são variados, desde uma nova matrícula até a informação sobre qual sala um novato deve ir em seu primeiro dia. Nesse sentido, é preciso avaliar as necessidades da sua organização, para em seguida, identificar qual mecanismo pode corrigir a sua dificuldade. Então, veja mais informações sobre os nossos produtos e como integrá-los aos processos estudantis:
Distribuição dos canais de atendimento: como apontado anteriormente, são diversas solicitações realizadas para a central, por isso, dividir a equipe nesse instante pode ser mais viável para atender todos prontamente. Dessa forma, o Robô Dinâmico, tanto para ligação quanto para o chat se faz uma ferramenta essencial para designar o requerente ao canal certo. “Eles são totalmente personalizáveis, sendo assim, é possível construir um menu de acordo com a organização da sua empresa. Logo, ele pode se adaptar às temporadas de volta às aulas para distribuir corretamente as requisições”, explica Giovani Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP+IA.
Central de dúvidas: com a programação dos Robôs Dinâmicos também é possível usar da sua inteligência para responder automaticamente dúvidas pontuais, sem solicitar a ação de um especialista. “A caracterização desse mecanismo consegue identificar as mensagens mais frequentes e assim, resolvê-las sozinho. Nesse caso, a automação consegue poupar a atividade da equipe e pode ser útil para guiar o estudante durante a sua jornada de maneira breve e assertiva”, elucida o diretor.
Multicanalidade: atualmente é fundamental disponibilizar mais de uma opção para entrar em contato com uma empresa. Afinal, nem todos gostam de utilizar o método tradicional, ou seja, a ligação direta para a instituição. Então, com o intuito de acolher todas as preferências e, principalmente, o hábito de teclar da mais recente Geração, é essencial adaptar os meios de comunicação com todas as funções.
De acordo com Sanches, usar aplicativos populares é quase uma obrigatoriedade atualmente. “O acesso a organização por mensagens em aplicativos como o WhatsApp ou Telegram é essencial, pois essas ferramentas fazem parte do cotidiano da população. Além de ser uma via fácil, ela consegue gerar a sensação de proximidade com a marca. Isso porque trata-se de um meio informal e, mesmo resolvendo burocracias, consegue se assemelhar a uma conversação com amigos”, pondera.
De acordo com o relatório Digital 2022 Brazil, o país é o segundo maior mercado de WhatsApp no mundo. O aplicativo de mensagens tem mais de 165 milhões de usuários e é a mídia social mais utilizada quando comparada com as demais, como Facebook e Instagram. Segundo a pesquisa, mais de 84% dos brasileiros usam a plataforma todos os dias para se comunicarem com amigos e familiares e 76% para falar com marcas. “Para tornar esse recurso unificado e acrescentar a credibilidade, o API Oficial WhatsApp Business consegue cumprir esse papel e tornar a ferramenta completa para o uso empresarial”, finaliza Oliveira.
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