A inadimplência no Brasil não para de crescer
Nesse momento, é fundamental fazer a cobrança da maneira correta
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A inadimplência atinge novos recordes e as tecnologias são aliadas para ajudar na concessão de crédito e negociação de pagamentos.
Um dos reflexos da pandemia e da crise econômica foi o crescimento da inadimplência, cujos altos índices acenderam um sinal de alerta. Sendo assim, empresas do setor de cobranças tiveram suas demandas multiplicadas e precisaram se adaptar com soluções e ferramentas eficientes, tais como o API Oficial WhatsApp Business, robôs dinâmicos, etc.
De acordo com o Painel de Operações de Crédito do Banco Central, o país iniciou 2022 com R$ 4,6 trilhões (dados de dezembro de 2021) em carteira de crédito. Isso é o dinheiro de empresas e pessoas físicas em empréstimos tomados. Ainda, segundo o mesmo levantamento, a taxa de inadimplência equivale a 2% desse montante. Ou seja, as dívidas não pagas correspondem a R$ 92 bilhões.
Em termos percentuais, a situação é melhor em relação a dez anos atrás, por exemplo, quando essa situação atingiu 3%. Em contrapartida, àquela altura a carteira pouco passava dos R$ 2 bilhões. Em outras palavras, em cifras absolutas, os bilhões de insolvências atuais são o maior montante desde 2012, pelo menos.
Se para quem pega emprestado é um problema a resolver, para as instituições credoras reaver esses recursos muitas vezes é um desafio. Primeiro, porque se trata de montantes os quais precisam retornar ao caixa a fim de se assegurar a sustentabilidade financeira. Depois, pois nem sempre recuperar é tarefa das mais fáceis.
A remessa de valores para paraísos fiscais e o uso de laranjas costumam complicar ainda mais a conjuntura. Por essa razão, instrumentos tecnológicos avançados e metodologias minuciosas entram em cena no trabalho de busca de patrimônio dos devedores.
“As estratégias de investigação patrimonial contemporâneas envolvem inteligência artificial e automatização para cruzamento de dados. Dessa forma, é possível identificar posses desse indivíduo, registrados em nome de terceiros. Com essa constatação, abre-se caminho para a companhia credora reaver os recursos”, expõe o coordenador de investigações da Leme Inteligência Forense, Guilherme Cortez. Ou seja, é um processo inteligente.
De 2019 para cá, a carteira de clientes da legaltech vem crescendo em média 10% ao ano, informa o CEO da empresa, Valdo Silveira. Entre 2018 e 2021, a Leme, por exemplo, conseguiu localizar mais de R$ 8,1 bilhões em bens. Nesses valores, estão fundos encontrados não só no Brasil, como no exterior.
Assim, países como Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, e ainda paraísos fiscais como Suíça, Panamá, Luxemburgo, Nova Zelândia, Bahamas, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Bermudas estão entre os principais destinos dos credores. “O trabalho envolve automação, mas muita inteligência humana também, para análise dos resultados e encaminhamentos cabíveis, inclusive judiciais. Isso é decisivo para a efetividade de recuperação”, assinala o coordenador de investigações da Leme.
Nesse sentido, felizmente, há um abismo entre os analistas de crédito com atuação analógica e o uso da high tech para decisões cada vez mais preditivas. O WhatsApp, por exemplo, é um grande aliado, deixando mais ágil o processo de negociação. Por isso, a Total IP desenvolveu uma plataforma integrada ao API Business do aplicativo para atender o consumidor de forma completa.
Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, esse artifício usa um dos meios mais acessados pelos brasileiros para expandir a comunicação e, por isso, é inteligente. “É uma forma de interação mais atrativa. Sendo assim, além da humanização e da satisfação do cliente, ainda melhora a produtividade, otimiza o tempo e gera dados”, explica.
Existem outras licenças e softwares excelentes para isso, os robôs dinâmicos, por exemplo, também são bastante indicados. Em poucos cliques é possível implementar o relatório de acompanhamento de entrada de ligações e rastreamento e a visualização de ponto de saída ou abandono do contato. Cada opção tem uma função específica para o negócio.
A construção é toda feita sob demanda para melhorar a performance da operação. Veja alguns benefícios:
Sobretudo, o fundamental é oferecer resoluções rápidas e com um relacionamento assertivo e simples de ser feito até mesmo sozinho. Afinal, no imediatismo vivido atualmente, principalmente na área de cobranças, o cuidado com a otimização do tempo e do atendimento deve ser redobrado.
Vale ressaltar: qualquer comunicação virtual não pode ser engessada, mesmo com o uso da tecnologia. Logo, é preciso sempre priorizar a experiência do usuário (UX) para atingir assertivamente as pessoas. “Por isso, deixamos os robôs e soluções conforme o cliente pede para atender bem seu negócio. Tom de voz, expressões, etc., tudo isso pode ser personalizado. O foco é sempre conseguir trazer lucros, rendimento e sucesso para as organizações”, finaliza Sanches.
Portanto, existem diferentes maneiras de inovar para agradar os consumidores e isso em todos os setores, principalmente de cobranças. Então, destaque a sua companhia em meio aos concorrentes! Não se desespere, nossas soluções integradas podem ajudar. Entre em contato com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
Um pouco sobre nossas soluções:
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