Outubro rosa: inove seus canais de atendimento à favor da vida

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 03/10/2022 08h00, última atualização em 22/04/2024 12h39
Outubro rosa: inove seus canais de atendimento à favor da vida

Outubro chegou e com ele a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero se inicia. Durante o período rosa, as instituições de saúde pública e privada oferecem de maneira gratuita o exame de mamografia para detectar possíveis intercorrências, tornar o diagnóstico acessível e, assim, reduzir o número de mortalidade. Nesse instante, os agendamentos aumentam e a tecnologia pode ser parceira, tanto para um canal de dúvidas como em função de preencher as agendas. Então, veja nesta matéria como a combinação entre os Robôs Dinâmicos e o cuidado com a vida podem contribuir para a campanha. 

Saiba mais sobre o movimento Rosa e sua importância para as mulheres 

Desde 1990, os 30 dias do mês focam em alertar as mulheres e recentemente homens sobre a importância da análise a respeito dessa doença. Esse movimento é internacional, logo o nosso país não é o único a incentivar as políticas de precaução. Isso porque, os casos desse CID (classificação internacional de doenças) são inúmeros. Para o Brasil, foram 66.280 quadros novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 a cada cem mil mulheres, segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda de acordo com o órgão, essa classificação ocupa a primeira posição no índice de morte por carcinoma. 

Esse momento é constante, justamente, para ir contra o aumento dessa métrica. Quando a descoberta é precoce, existe a chance de 90% de cura. Em 2020, as buscas pela mamografia reduziram e preocuparam os profissionais da saúde, porém, com a estabilização da pandemia em 2021 os níveis de procura e realização do procedimento subiram. No ano passado, a pesquisa do Ministério da Saúde apontou a realização de 3.497.439 avaliações em mulheres no SUS, sendo 351.509 mamografias e 3.145.930 mamografias de rastreamento. Em homens foram realizadas 7.281 análises para fins diagnósticos. 

“Atender essa alta demanda, exige além da força dos colaboradores. As ligações automáticas feitas pelos Robôs Dinâmicos, por exemplo, são fundamentais para direcionar uma chamada a um canal especializado e personalizado para a ação Rosa. Afinal, o paciente está em um momento delicado e ser bem admitido fará  toda a diferença para uma organização de saúde”, aconselha o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches. 

Contribua ainda mais com a campanha de prevenção personalizando o seu atendimento para esse público 

Esse assunto é sensível e desde a desconfiança até o final do tratamento os hospitais devem auxiliar com empatia. Com a visibilidade do tema, consequentemente, as identificações aparecem e os centros médicos aumentam a assistência. “Demonstrar acolhimento vai além de usar uma faixa rosa no uniforme, em primeiro lugar é estar disponível para ouvir e recepcionar as dúvidas do próximo. Como são muitas pessoas, o recurso humano precisa de um braço direito e a tecnologia está à disposição. Além de ter um papel fundamental na identificação da enfermidade, outras inovações como a solução denominada URA tem poder de incluir nos meios de comunicação das clínicas dados informativos, agendamento de consultas e exames, confirmação de horários e outras questões do assunto em poucos dígitos, isso integrado a um CRM”, reforça Sanches. 

O isolamento social, impactou de fato a forma de contato. As mensagens instantâneas são preferência da Geração Y e Z, mesmo sendo um público mais novo, já deve investigar como se prevenir. Apesar de o método em questão não ser indicado prioritariamente para as jovens, a inclusão do alerta ao tumor maligno no colo do útero atinge uma faixa etária mais baixa e logo, ter acesso por meio de chats é crucial para incluí-los. “Esse grupo é curioso e atento e deve manter essa postura, afinal precaução não tem idade. Logo, para dialogar com as suas preferências, o Robô Dinâmico para chat, WhatsApp e Telegram, viabiliza um contato totalmente automatizado ou encaminha o paciente para conversar com uma autoridade. Assim, a sua clínica, hospital ou plano de saúde otimiza tempo e integra outro coletivo em pautas importantes”, frisa o gestor.  

A facilidade na recepção das clínicas, mesmo on-line, deve ser crucial para o crescimento da precaução. Afinal, ficar horas na fila ou precisar ir presencialmente em um ambiente médico só para garantir a sua data são fatores desfavoráveis para os especialistas. Isso porque estamos inclusos na era do imediatismo, até mesmo para os indivíduos mais velhos, não é vantajoso encarar um procedimento complicado e demorado. “Tudo precisa ser resolvido com urgência, as coisas deixadas para depois são esquecidas. Nesse caso, o sucesso na luta contra o câncer depende da rapidez na descoberta, então o caminho até ela deve manter a mesma premissa. Por isso, acrescentar mecanismos para completar etapas automaticamente pode fazer a diferença na quantidade de procura e na qualidade das avaliações sobre a sua assistência médica”, propõe Sanches. 

A parceria entre tecnologia e a medicina não é recente 

Os dois anos agindo contra a Covid-19 transformou muitas metodologias, o costume de se consultar em um local físico e encarar a lotação ficou para trás. Afinal, a telemedicina é o recurso responsável por levar os doutores para o conforto da sua casa. “Até as etapas consideradas rígidas foram transferidas para o digital, longe das emergências, esse ambiente tem a capacidade de suportar bem as mais diversas diligências. Então, quem não insere inovação em seu negócio tende a ficar atrasado nas exigências mundiais. Essa construção virtual vai além de aderir uma tendência, mas sim, estar preparado para ser inclusivo e respeitar as limitações”, finaliza o representante da Total IP. 

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Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os consumidores.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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