O WhatsApp pode fazer a diferença no seu negócio!

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 11/04/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h08
O WhatsApp pode fazer a diferença no seu negócio!

Segundo um levantamento do Instituto QualiBest, 49% dos entrevistados preferem o WhatsApp quando precisam entrar em contato com o atendimento ao consumidor (SAC) de uma corporação. Ou seja, se a sua empresa ainda não está no meio mais procurado pelo seu público e nem sabe quais as vantagens de admiti-lo aos seus canais, está na hora de mudar essa situação! Conte com as soluções inteligentes da Total IP, como a API WhatsApp Business!

O queridinho dos consumidores: entenda porque utilizar o WhatsApp

Conforme a página Affde, o famoso “zap” tem cerca de dois bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Ele também é considerado o aplicativo de mensagens móveis mais utilizado, com aproximadamente cem bilhões de recados trocados todos os dias. Hoje, com o API WhatsApp Business, é possível implementar suas ferramentas em prol de operações mais assertivas. 

Consoante a Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “muitas organizações operam seus sistemas de vendas por meio dessa rede, afinal, ela é totalmente segura. Inclusive, funciona por intermédio de criptografia, protegendo qualquer dado compartilhado”. Atualmente, é indispensável para quem busca crescer corporativamente. 

Após a pandemia, essa predileção se tornou ainda mais evidente. Depois do trabalho remoto e as compras on-line como foco, foi necessário uma corrida para abrir novos portais a fim de suportar a demanda crescente. De acordo com uma pesquisa da Kantar, 47% do volume comprado na plataforma instantânea foi feito por pessoas da classe C. Além disso, também ganha força entre os mais velhos, 33% deles têm mais de 50 anos. 

“Muitos clientes costumam ter dificuldade com a dimensão virtual, principalmente os idosos. Com um app tão intuitivo como o WhatsApp, é mais fácil de fazer transações, tomar decisões e também armazenar informações”, ressalta o gerente comercial da Total IP. Ademais, ao utilizá-lo, é possível juntar o atendimento automático com a conexão humana, oferecendo o melhor dos dois mundos. 

Com o sistema, a conversa pode começar com um robô dinâmico coletando dados imediatamente ao receber uma solicitação e, depois, direcionar o relacionamento com agilidade para um operador. Isso aumenta a produtividade do time, pois já chega com os principais interesses recolhidos e fica apenas a seu cargo resolver as necessidades mais complexas. 

Ou seja, facilita os procedimentos da operação. “É possível vender, fazer o pós-venda e também o suporte técnico em um único meio. O melhor: o mais procurado e preferido entre os internautas. Tudo isso com respostas rápidas, agendadas para estabelecer um padrão de SAC”, explica Sanches. Além do mais, a integração é certeira, possibilitando uma inclusão em qualquer plataforma da companhia. 

A Total IP tem a solução: WhatsApp Business API

Em um cenário no qual a busca pelo aprimoramento de procedimentos e alavancamento de lucros é o ideal, a Total IP tem a solução! Nesse sentido, com uma plataforma de desenvolvimento próprio, o WhatsApp Business API, subordinada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e com segurança baseada em criptografia, oferecemos o melhor suporte para o seu negócio. 

Ainda, a licença garante um rendimento notável, pois evita trabalhos repetitivos com uma triagem de excelência, na qual é possível colher CPF, nome, e-mail e também a dor do utilizador. Ou seja, “o mecanismo verifica a demanda do cliente, filtra seus pedidos com respostas automáticas, e encaminha para os colaboradores se não conseguir resolver por si só. Isso sem o uso de mão de obra técnica qualificada, logo, você pode direcionar seu time para situações mais complicadas”, expõe Sanches. 

Ao admitir essa tecnologia no seu empreendimento, a tendência é aumentar a receita e a satisfação de todos os envolvidos, desde cooperadores, consumidores e até investidores. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você melhorar seu SAC via WhatsApp. Confira as recomendações:

Dicas para melhorar o seu atendimento via WhatsApp

1) Personalize a comunicação 

É essencial se fazer ser entendido, por isso, utilize uma linguagem de acordo com quem está falando. Atualmente, o usuário está cada vez mais exigente tanto com tratamento quanto com o tempo de resposta. Se o seu negócio escolher um aplicativo instantâneo como o descrito para trocar dados, é melhor saber como conduzir uma conversa. 

Com isso em mente, é crucial adequar as palavras, tanto para serem humanizadas, quanto para passar uma sensação de tranquilidade, de modo a ser amigável e também inclusivo. Essa adaptação oferece ao receptor pessoalidade e esse sentimento é fundamental para estreitar uma relação, de maneira a tornar a fidelização mais fácil e clara. 

Para conseguir definir essa tonalidade e alcançar esse equilíbrio, é imprescindível conhecer quem procura a sua organização, quais seus principais desejos e angústias, como você pode oferecer melhorias com seus serviços. Nesse intuito, estudar a persona para obter referências condizentes pode ser um diferencial competitivo. 

2) Acompanhe relatórios e métricas 

Aproveite essa ferramenta disponível para acompanhar e analisar de perto as métricas advindas dessas assistências, a partir dos relatórios de conversas. Ainda, a plataforma da Total IP possui dashboards intuitivos, 100% em português, com histórico em nuvem e backup com intervalo definido por você! 

Ao monitorar esses dados, o planejamento fica mais assertivo e é possível montar estratégias mais embasadas, pois te propõe a facilidade de pontuar exatamente onde estão os erros e acertos. “Como traz a possibilidade de mensurar o desempenho dos atendentes e da companhia, disponibiliza diversos insights para melhorar os resultados”, destaca Sanches. 

Por fim, a Total IP compreende o quanto o WhatsApp vem ganhando espaço entre os internautas. Por isso, oferecemos uma solução integrada para aproximar a sua empresa ainda mais desses consumidores, de modo a turbinar suas vendas e aprimorar seus processos, enquanto moderniza seu empreendimento. 

Entretanto, se ainda está em dúvida quanto às vantagens deste canal ou mesmo não compreende o quanto pode ser um diferencial para o futuro do seu negócio, fale conosco! Inclusive, basta clicar no ícone do aplicativo no canto inferior direito da sua tela! Será um prazer atendê-lo para mostrar o quanto a tecnologia pode ser sua aliada! 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]