O WhatsApp é seu maior aliado nas vendas!

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 16/09/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h27
O WhatsApp é seu maior aliado nas vendas!

Cada vez mais têm-se propriedade para dizer: no mundo atual, é praticamente impossível viver sem o celular e, principalmente, com ausência da Internet. Por meio dela, trabalhamos, compramos coisas, nos divertimos e resolvemos burocracias de todos os âmbitos da vida. No passado, era impensável solucionar um problema com apenas uma mensagem. Entretanto, hoje, é inimaginável não ter um suporte rápido e simples quando alguma questão aparece. Portanto, descubra como usar a tecnologia a favor do seu negócio com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP!

As métricas demonstram como o WhatsApp tem se tornado cada vez mais popular 

Neste mar de informações e recursos, o WhatsApp tem se destacado e se tornou o maior aplicativo de mensagens do mundo, ganhando do Facebook Messenger e do WeChat, segundo e terceiro lugar respectivamente. Ainda conforme a pesquisa da We Are Social, em parceria com a Hootsuite, cerca de 90% dos usuários da web utilizam o app. Em volume de internautas, o Brasil é o segundo maior mercado da plataforma, com mais de 120 milhões de cadastros. 

Desde sua chegada, muitas marcas passaram a usá-lo como a principal ferramenta de comunicação, seja por recados escritos ou ligação. De acordo com um estudo da Mobile Time e da Opinion Box, realizado em 2021, o “zap” estava presente em 99% dos smartphones brasileiros e 95% dos entrevistados afirmaram abri-lo todos os dias por várias vezes seguidas. 

Isso demonstra uma preferência e os dados do Instituto QualiBest corroboram para essa perspectiva. Conforme as informações, 49% dos participantes preferem esse canal quando precisam falar com alguma empresa e resolver uma pendência com serviço ao consumidor (SAC). “Para as organizações com o desejo de permanecer ativas e competitivas diante das evoluções do mercado e das exigências dos clientes, precisam estar onde o público mais procura”, afirma Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Sendo assim, se pensarmos com a lógica dos bons vendedores, a melhor maneira de angariar mais vendas é estando cada vez mais próximos dos nossos alvos. Logo, se os utilizadores passam uma grande parte do tempo em uma rede social, se torna obrigação das entidades marcarem presença, estudando a melhor forma de se conectar por essa rede. 

Conheça o WhatsApp Business: uma alternativa para as empresas de sucesso 

Com essa mentalidade, foi lançado o WhatsApp Business em janeiro de 2018, com a finalidade de tornar a interação de organização com consumidor mais eficiente e prática. Todas as suas funcionalidades são focadas em facilitar o atendimento, garantindo a melhor experiência para os envolvidos. 

Entre suas aplicações, é possível destacar tags de marcação para segmentar perfis ou tipos específicos, mensagens automáticas com imediaticidade de resposta, recados de ausência para não deixar o internauta no “vácuo” caso esteja fora do horário de funcionamento e até mesmo relatórios sobre a tomada de decisões e as pendências abertas. Assim, o gestor consegue ter uma administração mais detalhada e os atendentes impulsionam seus resultados. 

“Para melhorar, possuímos integração com diversos softwares de chatbot. O API WhatsApp Business, uma solução inteligente da Total IP, permite a automatização de diversos processos ao longo da assistência, garantindo uma triagem de informações antes de encaminhar para algum colaborador. Dessa forma, ganha-se em velocidade e produtividade”, explica Sanches. Também é favorável para a vivência do receptor, pois tem suas horas valorizadas e não precisa repetir as mesmas referências todas as vezes. Afinal, tudo fica salvo na nuvem, com um histórico de fácil acesso. 

Em tempos de isolamento social e crise econômica, esse sistema foi visto como uma das principais ferramentas de otimização de vendas e SAC. Um exemplo foi o case  do Via Varejo, detentora de marcas como Casas Bahia e Ponto Frio. Durante a pandemia, treinou mais de 20 mil vendedores para realizar os procedimentos on-line nesse meio, enquanto as lojas físicas estavam fechadas. A ideia foi um sucesso e no segundo trimestre de 2020, esse grupo representou 14% do faturamento bruto dos itens negociados no e-commerce

O WhatsApp é uma predileção do brasileiro. Por isso, invista no meio certo! 

É possível notar uma predisposição do mundo moderno, pois essa predileção continuou crescendo e mesmo com a retomada das negociações físicas, o virtual responde por, aproximadamente, 55% da renda mensal da companhia. Como consequência de tamanho êxito, houve uma divisão no atendentes, alguns atuam apenas pelo WhatsApp e outros de forma híbrida. 

Consoante ao gerente comercial da Total IP, “o uso da ferramenta como estratégia das corporações não se limitou apenas ao varejo de bens, por exemplo, diversas marcas adotaram o aplicativo como o principal meio de comunicação”, pontua. De acordo com uma pesquisa da Panorama, 79% dos usuários usam o WhatsApp para tirar dúvidas ou pedir informações sobre os negócios, produtos ou serviços. Deste número, 69% quer receber suporte técnico, 55% visa as promoções e 53% procuram comprar as mercadorias. 

Sendo assim, é notável como o app tem um grande poder nas vendas e no relacionamento com o internauta. Com as soluções da Total IP, é possível implementar melhorias sem dor de cabeça e com um suporte 24 horas, nos sete dias da semana, para a sua operação nunca ficar parada. Além disso, existem inúmeras vantagens de contar com a tecnologia como aliada de procedimentos mais seguros, rápidos e promissores. 

Para entender como a Total IP pode revolucionar a sua empresa, fale conosco pelo próprio WhatsApp! Será um prazer atendê-lo! 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

 

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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